圣经文本

 

Gênesis第4章

学习

   

1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.

2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,

5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?

7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.

8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.

9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?

10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.

11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.

12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.

14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.

15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.

16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.

17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque.

18 A Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meüjael, e Meüjael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.

19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.

20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.

21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.

22 A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naama.

23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar.

24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes.

25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#420

学习本章节

  
/10837  
  

420. Na Palavra são citados diversos instrumentos, e cada um tem a sua significação, de que se tratará em seu lugar, pela Divina misericórdia do Senhor. Por ora se verá somente o que se diz em David:

"Sacrificarei na tenda de JEHOVAH sacrifícios de clamor; cantarei e salmodiarei a JEHOVAH" (Salmos 27:6), onde o celeste é expresso pela "tenda" e o espiritual procedente pelo "clamor" e por "cantar e salmodiar." No mesmo:

"Justos, cantai em JEHOVAH. Aos retos fica bem o Seu louvor. Confessai JEHOVAH na harpa, sobre o saltério de dez cordas salmodiai a Ele; cantai-Lhe um cântico novo; fazei pulsar bem e com clangor, porque reta é a palavra de JEHOVAH, e toda Sua obra em verdade" (Salmos 33:1-4),

[2] tratando-se dos veros da fé, aos quais estas coisas se aplicam. As coisas espirituais ou os veros e bens da fé eram celebrados com a harpa, os saltérios, o canto e coisas semelhantes; as coisas santas ou os celestes da fé, todavia, eram celebrados com os instrumentos de sopro, como as trombetas e semelhantes, razão pela qual havia tantos instrumentos ao redor do templo e tantas vezes que isso ou aquilo era celebrado por tais instrumentos. É por isso que os instrumentos estão em lugar das coisas mesmas que eles celebravam e pelas quais eram entendidos e tomados, como essas de que se está tratando.

[3] Em David:

"Confessar-Te-ei com o instrumento do saltério a Tua verdade, ó meu DEUS. Eu te salmodiarei com a harpa, ó Santo de Israel. Cantarão meus lábios, quando eu Te salmodiar, e minha alma, que redimiste" (Salmos 71:22-23), onde semelhantemente se trata dos veros da fé.

No mesmo:

"Respondei a JEHOVAH em confissão; salmodiai a nosso DEUS na harpa" (Salmos 147:7), onde a "confissão" se refere às coisas celestes da fé-por isso é dito "JEHOVAH"-e "salmodiar na harpa" se refere aos espirituais da fé-por isso é dito "DEUS." No mesmo:

"Louvai o Nome de JEHOVAH com a dança; com o tambor e a harpa a Ele salmodiai" (Salmos 149:3);

[4] O "tambor" está em lugar do bem e a "harpa" em lugar do vero, que louvam.

No mesmo:

"Louvai a DEUS com clangor de trombeta; louvai-O com saltério e com harpa; louvai-O com tambor e dança; louvai-O com a lira e órgão; louvai-O com címbalos sonoros; louvai-O com címbalos altissonantes" (Salmos 150:3, 5),

em lugar dos bens e veros da fé, pelos quais há o louvor. Quem não crê que tantos instrumentos não seriam nomeados a não ser que significassem algo? No mesmo:

"Envia a Tua luz e a Tua verdade; que elas me conduzam, me levem para o monte de Tua santidade e para Teus habitáculos. E irei ao altar de DEUS, para DEUS, a alegria da minha exultação, e Te confessarei com a harpa, ó DEUS, meu DEUS!" (Salmos 43:3-4),

em lugar das cognições do bem e do vero.

[5] Em Isaías:

"Toma a harpa, rodeia a cidade... tange bem, intensifica o canto, para que sejas lembrado em memória" (Isaías 23:16),

em lugar das coisas que pertencem à fé e às cognições da fé. É ainda mais manifesto em João:

"Os quatro animais e os vinte e quatro anciões prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um harpas e taças de ouro cheias de perfumes, que são as orações dos santos" (Revelação 5:8).

Qualquer um pode ver que eles não teriam harpas, mas que as "harpas" significam os veros da fé, e as "taças de ouro cheias de perfumes," os bens da fé.

Em David chamam-se "louvores e confissões" os sons que se tiravam dos instrumentos (Salmos 42:4; Salmos 69:30). E em outro lugar, em João:

"Ouvi uma voz do céu, como de muitas águas; ...ouvi uma voz de harpistas tangendo em suas harpas; cantavam um cântico novo" (Revelação 14:2).

E em outro lugar:

"Vi os que estavam junto ao mar de vidro, tendo as harpas de DEUS" (Revelação 15:2).

É de se notar que os anjos e os espíritos distinguem os sons, não só do canto e dos instrumentos, mas também os da voz, segundo as diferenças quanto ao bem e ao vero. Nada admitem desses sons a não ser as coisas que concordem, de modo que haja concordância dos sons e, assim, dos instrumentos, com a natureza e a essência do bem e do vero.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém