圣经文本

 

Gênesis第4章

学习

   

1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.

2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,

5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?

7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.

8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.

9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?

10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.

11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.

12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.

14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.

15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.

16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.

17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque.

18 A Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meüjael, e Meüjael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.

19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.

20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.

21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.

22 A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naama.

23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar.

24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes.

25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#418

学习本章节

  
/10837  
  

418. No versículo anterior tratou-se das coisas celestes que são do amor; neste se trata das coisas espirituais que são da fé; essas são designadas pela "harpa" e pelo "órgão." Os instrumentos de corda, como a harpa e outros semelhantes, significam as coisas espirituais da fé; isto se vê em muitas passagens. No culto da Igreja representativa, semelhantes instrumentos, como também os cânticos, não representavam outra coisa, donde havia tantos cantores e músicos. E, de fato, a causa disso é que todo prazer celeste produz a alegria do coração que se manifesta pelo canto e, depois, pelos instrumentos de corda que acompanhavam e exaltavam o canto. Toda afeição do coração tem também a característica de produzir o canto e conseqüentemente as coisas que pertencem ao canto. A afeição do coração é o celeste, o canto que daí procede é o espiritual.

[2] Que o canto e o que lhe é semelhante signifique o espiritual, também tornou-se-me evidente pelos coros angélicos, que são de duplo gênero, celestes e espirituais. Os coros espirituais, por seu som canoro e ligeiro, ao qual pode ser assimilado o som dos instrumentos de corda, são bem distintos dos coros celestes, de que se tratará na seqüência, pela Divina misericórdia do Senhor. Os antiqüíssimos referiam mesmo à província do coração o que era celeste e à província dos pulmões o que era espiritual; assim, o espiritual a tudo que pertence aos pulmões, como as vozes do canto e coisas semelhantes, e deste modo às vozes ou aos sons desses instrumentos. Isso, não só porque o coração e os pulmões representam uma espécie de casamento, como o do amor e a fé, mas, também, porque os anjos celestes pertencem à província do coração, e os anjos espirituais à dos pulmões. Que tais coisas se entendam aqui, pode-se saber por isto: o que seria a Palavra do SENHOR, na qual não haveria vida alguma, se fosse narrado somente que Jubal era o pai dos que tocam a harpa e o órgão? Nem seria útil a alguém sabê-lo.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém