圣经文本

 

Gênesis第20章

学习

   

1 Partiu Abraão dali para a terra do Negebe, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar.

2 E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.

3 Deus, porém, veio a Abimeleque, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Eis que estás para morrer por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.

4 Ora, Abimeleque ainda não se havia chegado a ela: perguntou, pois: Senhor matarás porventura tambem uma nação justa?

5 Não me disse ele mesmo: É minha irmã? e ela mesma me disse: Ele é meu irmão; na sinceridade do meu coração e na inocência das minhas mãos fiz isto.

6 Ao que Deus lhe respondeu em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la;

7 agora, pois, restitui a mulher a seu marido, porque ele é profeta, e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.

8 Levantou-se Abimeleque de manhã cedo e, chamando a todos os seus servos, falou-lhes aos ouvidos todas estas palavras; e os homens temeram muito.

9 Então chamou Abimeleque a Abraão e lhe perguntou: Que é que nos fizeste? e em que pequei contra ti, para trazeres sobre mim o sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste o que não se deve fazer.

10 Perguntou mais Abimeleque a Abraão: Com que intenção fizeste isto?

11 Respondeu Abraão: Porque pensei: Certamente não há temor de Deus neste lugar; matar-me-ão por causa da minha mulher.

12 Além disso ela é realmente minha irmã, filha de meu pai, ainda que não de minha mãe; e veio a ser minha mulher.

13 Quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse a ela: Esta é a graça que me farás: em todo lugar aonde formos, dize de mim: Ele é meu irmão.

14 Então tomou Abimeleque ovelhas e bois, e servos e servas, e os deu a Abraão; e lhe restituiu Sara, sua mulher;

15 e disse-lhe Abimeleque: Eis que a minha terra está diante de ti; habita onde bem te parecer.

16 E a Sara disse: Eis que tenho dado a teu irmão mil moedas de prata; isso te seja por véu dos olhos a todos os que estão contigo; e perante todos estás reabilitada.

17 Orou Abraão a Deus, e Deus sarou Abimeleque, e a sua mulher e as suas servas; de maneira que tiveram filhos;

18 porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#1502

学习本章节

  
/10837  
  

1502. Segundo o que foi dito até aqui, é evidente que a peregrinação de Abrão no Egito não representa e não significa outra coisa senão o Senhor e, particularmente, a Sua instrução na meninice. É mesmo o que é confirmado por estas palavras em Oseias:

“Do Egito chamei o Meu Filho” (Oseias 11:1; Mateus 2:15).

E, além disso, pelo que se diz em Moisés:

“A moradia dos filhos de Israel, que habitaram no Egito [foi] de trinta anos e quatrocentos anos, e aconteceu, no fim dos trinta e quatrocentos, e aconteceu nesse mesmo dia que saíram todos os exércitos de JEHOVAH da terra do Egito” (Êx. 12:40, 41).

Esses anos se contam não a partir da entrada de Jacó no Egito, mas a partir da peregrinação [ou migração] de Abrão para o Egito; o tempo decorrido dessa migração sendo de 430 anos; assim, o ‘Filho chamado fora do Egito’, em Oseias (11:1), significa aqui, no sentido interno, o Senhor, e isso é ainda confirmado nisso, que o Egito, na Palavra, significa meramente o conhecimento, como se mostrou (n. 1164, 1165, 1462).

[2] E o que evidencia também que tais arcanos estão contidos nessas palavras, é que semelhantes fatos são relatados a respeito de Abrão quando ele habitou na Filisteia, pois ele disse então que sua esposa era sua irmã (Gênesis 20:1 até ao fim). Os mesmos fatos são referidos a respeito de Isaque, quando ele residiu também na Filisteia; ele disse que sua esposa era sua irmã (Gênesis 26:6 ao 13). Tais fatos não teriam sido referidos na Palavra, quase com as mesmas circunstâncias, se esses arcanos não estivessem encerrados e ocultos neles. Acrescente-se a isso que a Palavra é do Senhor e que não pode ter vida alguma se não houver nela um sentido interno que se refira ao Senhor.

[3] Os arcanos que estão encerrados e ocultos aqui, assim como em tudo que se refere à moradia de Abrão e de Isaque na Filisteia, dizem respeito ao modo como a Essência Humana do Senhor foi conjunta à Sua Essência Divina, ou o que é o mesmo, o modo como o Senhor, quanto à Sua Essência Humana, Se tornou também JEHOVAH; eles se referem ao modo como o Senhor, desde a meninice, foi inaugurado nessa conjunção, e é desta inauguração que se trata aqui. Esses fatos encerram, além disso, mais arcanos do que seria jamais possível ao homem crer; e os que podem ser expostos são em tão pequeno número, que dificilmente se pode contá-los como alguma coisa. Além dos secretíssimos arcanos que dizem respeito ao Senhor, eles encerram ainda arcanos sobre a instrução e a regeneração do homem para que ele se torne celeste, e igualmente sobre a instrução e a regeneração do homem para que ele se torne espiritual; e não somente sobre a instrução e a regeneração do homem no particular, como também sobre as [coisas relativas] da igreja no geral. Eles também encerram arcanos sobre a instrução das crianças no céu e, em uma palavra, sobre a instrução de todos que se tornam as imagens e as semelhanças do Senhor. Estas verdades não se mostram no sentido da letra, porque os fatos históricos as envolvem como uma nuvem espessa e tenebrosa, mas se manifestam no sentido interno.

* * * * * * *

Continuação

sobre as percepções

e sobre as esferas na outra vida

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém