圣经文本

 

Gênesis第13章

学习

   

1 Subiu, pois, Abrão do Egito para o Negebe, levando sua mulher e tudo o que tinha, e Ló o acompanhava.

2 Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro.

3 Nas suas jornadas subiu do Negebe para Betel, até o lugar onde outrora estivera a sua tenda, entre Betel e Ai,

4 até o lugar do altar, que dantes ali fizera; e ali invocou Abrão o nome do Senhor.

5 E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.

6 Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.

7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra.

8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.

9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.

10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar.

11 E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro.

12 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló Habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma.

13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.

14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;

15 porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.

16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se puder ser contado o pó da terra, então também poderá ser contada a tua descendência.

17 Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti.

18 Então mudou Abrão as suas tendas, e foi habitar junto dos carvalhos de Manre, em Hebrom; e ali edificou um altar ao Senhor.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#1563

学习本章节

  
/10837  
  

1563. ‘E também para Ló, indo com Abrão’; que signifique o Homem Externo que estava com o Senhor, é o que se faz evidente pela representação de Ló, que é o Homem Sensual, ou o que é o mesmo, o Homem Externo. Cada um na igreja sabe que há em cada homem um interno e um externo, ou em outros termos, que existe um homem interno e um homem externo (ver o que já se disse sobre esse assunto, n. 978, 994, 995, 1015). O homem externo recebe principalmente a sua vida do homem interno, isto é, de seu espírito ou de sua alma; daí vem a sua própria vida no geral, vida que não pode ser recebida singularmente ou distintamente pelo homem externo, salvo se os seus vasos orgânicos se abrirem para que sejam os recipientes das coisas particulares e das singulares do homem interno. Esses vasos orgânicos, que devem ser recipientes, só se abrem por intermédio dos sentidos e, sobretudo, dos sentidos do ouvido e da vista; e à medida que eles se abrem, o homem interno pode influir com as suas coisas particulares e singulares ; eles se abrem através dos sentidos por meio das coisas do conhecimento e por meio das cognições, então também pelos prazeres e deleites; pelos primeiros, que pertencem ao entendimento, pelos segundos, que pertencem à vontade.

[2] Sendo assim, pode-se ver que não pode jamais suceder outra coisa senão que, no homem externo, se insinuem então as coisas do conhecimento e as cognições que não podem concordar com os veros espirituais, e que se insinuem prazeres e deleites que não podem concordar com os bens celestes do mesmo modo que tudo que considera as coisas corporais, mundanas e terrestres como fim, as quais, sendo consideradas como fins, arrastam o homem externo para fora e para baixo e o afastam assim do homem interno. É por isso que, se tais coisas não forem primeiramente afastadas, o homem interno não pode de modo algum concordar com o homem externo. Cumpre, pois, antes de tudo, que elas sejam repelidas antes que o homem interno possa concordar com o homem externo. A separação de Ló de junto de Abrão representa e significa que, no Senhor, essas coisas foram repelidas e separadas.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém