圣经文本

 

Gênesis第12章

学习

   

1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.

3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.

6 Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.

7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: ë tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

9 Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul.

10 Ora, havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra.

11 Quando ele estava prestes a entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;

12 e acontecerá que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é mulher dele. E me matarão a mim, mas a ti te guardarão em vida.

13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma em atenção a ti.

14 E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios que a mulher era mui formosa.

15 Até os príncipes de Faraó a viram e gabaram-na diante dele; e foi levada a mulher para a casa de Faraó.

16 E ele tratou bem a Abrão por causa dela; e este veio a ter ovelhas, bois e jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.

17 Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

18 Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? por que não me disseste que ela era tua mulher?

19 Por que disseste: E minha irmã? de maneira que a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.

20 E Faraó deu ordens aos seus guardas a respeito dele, os quais o despediram a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#482

学习本章节

  
/10837  
  

482. O que significam, no sentido interno, os anos e os números de anos que se encontram neste capítulo, ninguém o soube até agora. Os que estão no sentido da letra pensam que são anos seculares; contudo, aqui e até o capítulo 12, não há histórico algum, como o sentido da letra parece conter, mas todas e cada uma das coisas contêm outra coisa. Tal como os nomes, assim também os números: na Palavra ocorre muitas vezes o número ternário, bem como o septenário, e em toda parte esses números significam alguma coisa santa ou sagrada quanto aos estados que os tempos ou outras expressões encerram ou representam. O mesmo se dá tanto com os intervalos de tempos maiores quanto com os menores, porque, assim, como as partes pertencem ao todo, assim também os menores intervalos pertencem aos maiores. Haverá, com efeito, similitude de ação, quer para que o todo exista convenientemente por suas partes, quer para que o maior exista convenientemente pelos menores. Assim, em Isaías:

"Agora JEHOVAH falou, dizendo: Em três anos, segundo os anos de um assalariado, e a glória de Moabe se tornará vil" (Isaías 16:14).

No mesmo:

"Disse o SENHOR a mim: Ainda em um ano, como os anos de um assalariado, e toda a glória de Quedar se consumirá" (Isaías 21:16).

Onde são significados tanto os menores quanto os maiores intervalos.

Em Habacuque:

"JEHOVAH, ouvi a Tua fama! Temi, ó JEHOVAH, a obra tua; vivifica-a no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida" (Habacuque 3:2);

onde o "meio dos anos" é o Advento do SENHOR; também nos menores intervalos, é todo advento do SENHOR, como quando o homem é regenerado; e nos maiores, é quando a Igreja do SENHOR se levanta de novo. Chamam-no também o ano dos redimidos, em Isaías:

"O dia da vingança (está) em meu coração, e o ano dos meus redimidos veio" (Isaías 63:4).

O mesmo sucede também com os mil anos durante os quais satanás será vencido (Apocalipse 20:2-3, 7) e os mil anos da primeira ressurreição (Apocalipse 20:4-5, 6). Estes milhares de anos designam os estados daqueles de quem se trata, e não um intervalo de mil anos. Porque, assim como os dias são tomados pelo estado, como já foi mostrado, o mesmo também sucede com os anos. Por aí pode-se ver que, neste capítulo, os tempos também encerram os estados, porque cada igreja estava em um estado de percepção diferente do de uma outra, segundo as diferenças da índole proveniente do hereditário e das coisas ativas.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém