圣经文本

 

Amós第8章

学习

   

1 O Senhor Deus assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.

2 E disse: Que vês, Amós? Eu respondi: um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

3 Mas os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Deus; muitos serão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.

4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra,

5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,

6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?

7 Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras.

8 Por causa disso não estremecerá a terra? e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente se levantará ela toda como o Nilo, e será agitada, e diminuirá como o Nilo do Egito.

9 E sucederá, naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas.

10 E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; porei saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

12 Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.

13 Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede.

14 Os que juram pelo pecado de Samária, dizendo: Pela vida do teu deus, ó ; e: Pelo caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão mais.

   

评论

 

Head

  
Photo by Joy Brown

The head is the part of us that is highest, which means in a representative sense that it is what is closest to the Lord. Because of this the head represents what is inmost in us, the thing at the center of our being. In most cases this means intelligence and wisdom, since most of us are in a state of life in which we are led by our thoughts and reason. In the case of the Lord, however, it often represents His perfect love. And in many cases the head is used to represent the whole person.

(参考: Apocalypse Explained 577; Apocalypse Revealed 538, 823; Arcana Coelestia 7859, 9656, 10011)

来自斯威登堡的著作

 

Apocalipse Revelado#323

学习本章节

  
/962  
  

323. PELA ESPADA, PELA FOME, PELA MORTE E PELAS BESTAS DA TERRA significa: pelas falsidades da doutrina, pelos males da vida, pelo amor do proprium e pelas concupiscências. Que “a espada” significa a verdade que combate contra os males e as falsidades e os destrói e, no sentido oposto, significa a falsidade que combate contra os bens e as verdades e os destrói, foi visto nos n. 52, 108, 117. Aqui, portanto, como se trata da destruição de todo o bem da Igreja, pela “espada” são significadas as falsidades da doutrina. Que “a fome” significa os males da vida é o que ser á confirmado abaixo. Pela “morte” é significado o amor do proprium do homem, porque pela “morte” é significada a extinção da vida espiritual e, por conseguinte, a vida natural separada da vida espiritual (como no n. 321), e essa vida natural é a vida do amor do proprium do homem; por essa vida o homem somente ama a si mesmo e ao inundo e, por conseguinte, ele ama os males de todo o gênero, os quais lhe proporcionam prazeres segundo o amor de tal vida. Pelas “bestas da terra” são significadas as concupiscências provenientes daquele amor, como será visto no n. 567. Aqui se dirá alguma coisa sobre a significação da “fome”. A “fome” significa: I) a privação e a rejeição dos conhecimentos da verdade e do bem, oriundas dos males da vida; II) a ignorância dos conhecimentos da verdade e do bem, oriunda da falta desses conhecimentos na Igreja; III) o desejo de conhecer (a verdade e o bem) e compreendê-los.

[2] I. Que a “fome” significa a privação e a rejeição dos conhecimentos da verdade e do bem, oriundas dos males da vida e, por conseguinte, significa os males da vida, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Pela espada e pela fome serão consumidos, para que o cadáver deles seja alimento das aves dos céus e das bestas da terra” (Jeremias 16:4)

“Estas duas coisas acontecerão a ti: a devastação e a fratura, a fome é a espada” (Isaías 51:19)

“Eis, Eu vou visitá-los; os jovens morrerão pela espada; os filhos e as filhas morrerão pela fome” (Jeremias 11:22)

“Dá seus filhos à fome e fá-los escoar sobre a mão da espada, para que os homens sejam trucidados pela morte” (Jeremias 18:21)

“Enviarei contra eles a espada, a fome e a peste e os farei como figos azedos que não podem ser comidos por causa da malícia, e seguirei atrás deles com a espada, a fome e a peste” (Jeremias 29:17, 18)

“Enviarei contra eles a espada, a fome e a peste até que sejam consumidos de cima da terra” (Jeremias 24:10)

“Eu proclamo uma liberdade para vós, à espada, à fome e ã peste; Eu vos entregarei em comoção a todas as nações” (Jeremias 34:17)

“Porque poluíste o Meu santuário, uma terça parte de ti morrerá pela peste, e pela fome eles serão consumidos; uma terça parte cairá pela espada, quando Eu enviarei a eles os dardos maus da fome, que serão para a perdição” (Ezequiel 5:11, 12,16, 17)

“A espada por fora e a peste e a fome por dentro” (Ezequiel 7:15)

“Por causa de todas as abominações más, cairão pela espada, pela fome e pela peste” (Ezequiel 6:11, 12)

“Quatro maus juízos Meus: a espada, a fome, a besta má e a peste enviarei sobre Jerusalém, para contar o homem e a besta” (Ezequiel 14:13, 15, 21)

(Além disso, em outras passagens, como em Jeremias 14:12, 13, 15, 16; 42:13, 14,16-18, 22; 44:12, 13, 27; Mateus 24:7, 8; Marcos 13:8; Lucas 21:11).

Nessas passagens, pela “espada”, pela “fome”, pela “peste” e pela “besta” são significadas as mesmas coisas significadas pelas palavras “espada, fome, morte e bestas da terra” no versículo que aqui está sendo explicado, porque, na Palavra há, em cada coisa, um sentido espiritual, e aqui a “espada” é a destruição da vida espiritual pelas falsidades, a “fome” é a destruição da vida espiritual pelos males, a “besta da terra” é a destruição da vida espiritual pelas concupiscências da falsidade e do mal, e a “peste” e a “morte” são a destruição completa e, assim, a danação.

[3] II. Que a “fome” significa a ignorância dos conhecimentos da verdade e do bem, oriunda da falta desses conhecimentos na Igreja, pode-se também ver em várias passagens da Palavra, como em Isaías 5:13; Isaías 8:19-22; Lamentações 2:19; Lamentações 5:8-10; Amós 8:11-14; Job 5:17, 20

e em outros lugares.

III. Que a “fome” ou “fome intensa” significa o desejo de conhecer e de compreender as verdades e os bens da Igreja, é evidente por estas passagens: Isaías 8:21; Isaías 32:6; Isaías 49:10; Isaías 58:6, 7; I Samuel 2:4, 5; Salmo 33:18, 19; Salmo 34:9, 10; Salmo 37:18, 19; Salmo 107:8, 9, 35-37; Salmo 146:7; Mateus 5:6; Mateus 25:35, 37, 44; Lucas 1:53; João 6:35 e em outros lugares.

  
/962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987