De Bijbel

 

Jeremias 50:33

Studie

       

33 Assim diz o Senhor dos exércitos: Os filhos de Israel e os filhos de Judá são juntamente oprimidos; e todos os que os levaram cativos os retêm, recusam soltá-los.

Van Swedenborgs Werken

 

Apocalipse Revelado #397

Bestudeer deze passage

  
/ 962  
  

397. (VERSÍCULO 6) E OS SETE ANJOS, QUE TINHAM AS SETE TROMBETAS, PREPARARAM-SE PARA TOCÁ-LAS significa (os anjos)

preparados e dispostos para examinar o estado da Igreja e, por conseguinte, da vida naqueles para os quais a religião é a fé só. O que é significado por “trombetas” pode-se yer pelo estatuto sobre o uso que delas deviam fazer os filhos de Israel. A esse respeito lê-se que “Jehovah falou com Moisés que fizesse trombetas de prata para a convocação da congregação e para a partida do campo; (mandou)

que as tocassem nos dias de alegria, nas festas, no inicio dos meses e sobre os holocaustos e sacrifícios; deveriam também, quando marchassem em batalha contra os inimigos que os atacassem, tocar trombetas e, então, seriam lembrados perante Jehovah Deus e preservados de seus inimigos” (Números 10:1-10). Por essa descrição pode ver-se o que é significado por “tocar trombeta”.

Que aqui, pelos “sete anjos que se prepararam para tocá-las”, é significado o exame e a manifestação da qualidade do estado da Igreja naqueles para os quais a religião é a fé só, isso é evidente, no sentido espiritual, pelas particularidades constantes neste capítulo e nos capítulos seguintes até o de número 16, inclusive.

[2] Pelos usos das trombetas entre os filhos de Israel, pode-se ver também o que é significado por “trombetas” e por “tocá-las” nas seguintes passagens:

“Tocai trombeta em Sião e tocai na montanha de santidade, porque vem o dia de Jehovah” (Joel 2:1, 2).

“Jehovah aparecerá sobre eles e Seu dardo sairá como relâmpago e o Senhor Jehovah tocará a trombeta” (Zacarias 9:14). “Jehovah como leão sairá e tocará” (Isaías 42:13).

“Naquele dia, se tocará a trombeta grande e os moribundos na terra de Aschur e os expulsos na terra do Egito virão e se prostrarão diante de Jehovah na montanha da santidade” (Isaías 27:13).

“Ele mandará os anjos com uma voz grande de trombeta e reunirão Seus eleitos dos quatro ventos, desde as extremidades dos céus até as suas extremidades” (Mateus 24:31).

“Feliz o povo que conhecer o toque; eles andarão, ó Jehovah, na luz de Tuas faces (Salmo 89:15).

“Quando cantam as estrelas da manhã e os filhos de Deus tocam” (38:7).

[3] Como “os sons das trombetas” significavam tais coisas e na Igreja Israelita todas as coisas se apresentavam ao vivo segundo as correspondências e, por conseguinte, segundo as significações, é também por isso que, “quando Jehovah desceu sobre o monte Sinai, houve vozes e relâmpagos e uma nuvem espessa, e uma voz de trombeta muito forte; a voz da trombeta ia e se fortificava extremamente e o povo no campo tremia muito” (Êxodo 19:16-25). Por isso também, “quando os trezentos com Gideão tocaram buzinas contra Midian, a espada de cada varão foi contra seu companheiro e fugiram” (Juízes 7:16-22). Igualmente, “os doze mil dos filhos de Israel venceram Midian com os vasos de santidade e com as trombetas na mão” (Números 31:1-8). Como também “a muralha dé Jerico caiu, depois que os sete sacerdotes com as sete trombetas fizeram sete voltas em torno da cidade” (Josué 6:1-20). Foi dito em Jeremias “Toca (a trombeta) ao redor de Babel; suas muralhas são destruídas” (Jeremias 50:15) e em Sofonias “Dia de trevas e de escuridão, dia de trombeta e de clamor sobre as cidades fortificadas” (Sofonias 1:15, 16).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

De Bijbel

 

Êxodo 19:16-25

Studie

      

16 Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu.

17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.

18 Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente.

19 E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz.

20 E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.

21 Então disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo, para não suceder que traspasse os limites até o Senhor, a fim de ver, e muitos deles pereçam.

22 Ora, santifiquem-se também os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, para que o Senhor não se lance sobre eles.

23 Respondeu Moisés ao Senhor: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido, dizendo: Marca limites ao redor do monte, e santifica-o.

24 Ao que lhe disse o Senhor: Vai, desce; depois subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem os limites para subir ao Senhor, para que ele não se lance sobre eles.

25 Então Moisés desceu ao povo, e disse-lhes isso.