De Bijbel

 

Ezequiel 4:17

Studie

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

Van Swedenborgs Werken

 

Apocalipse Revelado #880

Bestudeer deze passage

  
/ 962  
  

880. Que por “Jerusalém'’, na Palavra, se entende a Igreja é porque lá na terra de Canaã, e não em outra parte, estava o Templo, estava o Altar, faziam-se os sacrifícios, e o próprio culto Divino. Por isso, lá também eram celebradas três festas por ano e cada varão da terra tinha ordem de a elas assistir. Daí vem que por “Jerusalém” é significada a Igreja quanto ao culto e, por conseguinte, também a Igreja quanto à doutrina, pois o culto est á prescrito na doutrina e se faz segundo a doutrina. Também porque o Senhor esteve em Jerusalém, ensinou em seu templo e depois ali glorificou o Seu Humano. Que por “Jerusalém” se entende a Igreja quanto à doutrina e, consequentemente, quanto ao culto, é evidente por um grande número de passagens na Palavra. Sirvam como exemplo:

“Por causa de Sião não me calarei, e por causa de Jerusalém não descansarei, até que saia com esplendor a sua justiça e que arda como uma lâmpada a sua salvação. Então as nações verão a tua justiça e todos os reis verão a tua glória. E serás chamada por um novo nome, que a boca de Jehovah enunciará; e serás uma coroa de ornato na mão de teu Deus. Jehovah Se agradará em ti e tua terra ser á casada. Eis tua salvação virá, eis Sua recompensa com Ele. E eles serão chamados o povo de santidade, os remidos de Jehovah; e tu serás chamada a cidade procurada, não deserta” (Isaías 62:1-4, 11, 12).

[2] Em todo esse capítulo (de Isaías), trata-se da vinda do Senhor e da Nova Igreja a ser instaurada por Ele. É essa Nova Igreja que se entende por “Jerusalém”, que será chamada por um novo nome que a boca de Jehovah enunciará e que será uma coroa de ornato na mão de Jehovah e um diadema de realeza na mão de Deus; dela Se agradará Jehovah e será chamada cidade procurada, e não abandonada.

Por essas palavras não pode ser entendida a Jerusalém em que estavam os judeus, quando o Senhor veio ao mundo, porque era (então) o contrário de tudo isso. Antes devia ser chamada Sodoma, como efetivamente é chamada (nas passagens): Apocalipse 11:8Isaías 3:9, Jeremias 23:14, Ezequiel 16:46, 48.

[3] Lê-se em outro lugar, em Isaías:

“Eis, Eu crio um novo céu e uma nova terra; não se lembrarão das coisas passadas. Alegrai-vos e exultai na eternidade no que Eu crio.

Eis que Eu crio para Jerusalém exultação e para seu povo alegria, para que Eu exulte sobre Jerusalém e Me alegre sobre o Meu povo.

Então o lobo e o cordeiro pastarão juntos; não se fará o mal em toda a montanha de Minha santidade” (Isaías 65:17-19, 25).

Nesse capítulo também se trata da vinda do Senhor e da Igreja a ser instaurada por Ele, a qual não foi instaurada entre os que estavam em Jerusalém, mas entre aqueles que estavam fora de Jerusalém. Esta Igreja (instaurada entre aqueles que estavam fora de Jerusalém) é que se entende por “Jerusalém” que será exultação para o Senhor e eujo povo será alegria para Ele; e onde “o lobo e o cordeiro pastarão juntos” e onde “não se fará o mai.” Aqui também se diz, do mesmo modo que no Apocalipse, que o Senhor “vai criar um novo céu e uma nova terra” e também “vai criar Jerusalém”, expressões pelas quais são significadas as mesmas coisas.

[4] Ainda em outra passagem, em Isaías:

“Desperta, desperta, reveste-te de tua força, ó Sião; veste as tuas vestimentas de ornato, ó Jerusalém, cidade santa, pois doravante não virão mais a ti o incircunciso e o imundo. Sacode-te do pó, levanta-te, assenta-te, ó Jerusalém. O povo conhecerá Meu Nome nesse dia, pois Eu sou Aquele Que diz: Eis-Me aqui; Jehovah consolou o Seu povo, resgatou Jerusalém” (52:1, 2, 6, 9).

Nesse capítulo também se trata da vinda do Senhor e da Igreja a ser instaurada por Ele. É por isso que por “Jerusalém” a que “não virão mais o incircunciso e o imundo”, e que foi “resgatada pelo Senhor”, se entende a Igreja; e, por “Jerusalém, cidade santa” se entende a Igreja quanto à doutrina procedente do Senhor e referente ao Senhor.

[5] Em Sofonias:

“Regozija-te, ó filha de Sião; alegra-te de todo o coração, ó filha de Jerusalém; o rei de Israel está no meio de ti; não mais temas o mal. Ele Se deleitará em ti com alegria; Ele descansará no teu amor;

Ele exultará sobre ti com júbilo. Eu vos darei renome e louvor entre todos os povos da terra” (Sofonias 3:14-17, 20).

Semelhantemente, trata-se, nesta passagem, do Senhor e da Igreja procedente d'Ele, sobre a qual “o rei de Israel”, que é o Senhor, “se deleitará com alegria e exultará com júbilo”, e em cujo amor “Ele repousará”. Ele dará a eles (da Igreja) “renome e louvor entre todos os povos da terra”.

[6] Em Isaías:

“Assim disse Jehovah, o teu Redentor e o teu Formador, dizendo de Jerusalém: Tu serás habitada; e dizendo das cidades de Judá: Sereis reconstruídas” (Isaías 44:24, 26).

E em Daniel:

“Sabe e percebe que desde a saída da Palavra até que seja restabelecida e edificada Jerusalém, até ao Messias, ao Príncipe, sete semanas”. (Daniel 9:25).

Que também aqui por “Jerusalém” se entende a Igreja é evidente, uma vez que estava sendo restabelecida e edificada pelo Senhor, e não a Jerusalém sede dos judeus.

[7] Por “Jerusalém” também é entendida a. Igreja procedente do Senhor nas seguintes .passagens:

“Ássim disse Jehovah: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém: daí Jerusalém será chamada cidade da verdade e a montanha de Jehovah Zebaoth será chamada montanha da santidade” (Zacarias 8:3, 20-23).

“Então conhecereis que Eu (sou) Jehovah, o vosso Deus, habitando em Sião, a montanha da santidade, e Jerusalém será santidade: e sucederá, naquele dia, as montanhas destilarão mosto e as colinas manarão leite e Jerusalém se sentará de geração em geração” (Joel 3:17, 18, 20) .

“Naquele dia, o renovo de Jehovah será de beleza e glória e suceder á que será chamado santo o deixado em Sião e o remanescente em Jerusalém; todo o que foi escrito para a vida em Jerusalém” (Isaías 4:2, 3).

“Na extremidade dos dias, acontecerá que a montanha da casa de Jehovah será estabelecida como cabeça das montanhas, porque de Sião sairá a, doutrina e de Jerusalém sairá a Palavra de Jehovah; a ti virá o primeiro reino, o reino da filha de Jerusalém” (Miquéias 4:1, 2, 8).

“Naquele tempo, chamarão Jerusalém o trono de Jehovah e se reunirão todas as nações em Jerusalém por causa do Nome de Jehovah, e não mais irão atrás de confirmação de seu mau coração” (Jeremias 3:17).

Em Isaías:

“Olha para Sião, a cidade de nossa festa solene; os teus olhos verão Jerusalém, a habitação tranquila, um tabernáculo que não ser á deslocado; os seus esteios não serão removidos para sempre, e todas as suas cordas não serão rebentadas” (33:20).

(Além disso, também em outros lugares, como em Isaías 24:23; 37:32; 66:10-14, Zacarias 12:3, 6, 8-10; 14:8, 11, 12, 21

Malaquias 3:2, 4, Salmo 122:1-7Salmo 137:5-7).

[8] Que por “Jerusalém”, nessas passagens, é entendida a Igreja que devia ser instaurada pelo Senhor, e não a Jerusalém na terra de Canaã habitada pelos judeus, pode ser visto também pelas passagens da Palavra, onde é dito desta última que ela está inteiramente perdida e que será destruída, como em Jeremias 5:1; 6:6, 7; 7:17, 18 e seguintes — 8:6-8 e seguintes — 9:10, 11, 13 e seguintes — 13:9, 10, 14; 14:16, Lamentações 1:8, 9, 17, Ezequiel 4:1

até o fim — 5:9 até o fim — 12:18, 19; 15:6-8; 16;

1-63; 23:1-49, Mateus 23:37, 38Lucas 19:41-44; 21:20-22; 23:28-30 e em muitos outros lugares.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Van Swedenborgs Werken

 

Apocalipse Revelado #876

Bestudeer deze passage

  
/ 962  
  

876. APOCALIPSE CAPÍTULO 21

1. E VI UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA, PORQUE O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM E O MAR NÃO MAIS EXISTE.

2. E EU, JOÃO, VI A SANTA CIDADE, A NOVA JERUSALÉM, DESCENDO DE DEUS PELO CÉU, ATAVIADA COMO UMA NOIVA ADORNADA PARA SEU MARIDO.

3. E OUVI UMA GRANDE VOZ DO CÉU, DIZENDO: EIS O TABERNÁCULO DE DEUS COM OS HOMENS E HABITARÁ COM ELES, E ELES SERÃO O SEU POVO E ELE MESMO ESTARÁ COM ELES E SERÁ O SEU DEUS.

4. E DEUS ENXUGARÁ TODA A LÁGRIMA DE SEUS OLHOS E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE NEM LUTO NEM CLAMOR NEM TRABALHO, PORQUE AS PRIMEIRAS COISAS PASSARAM.

5. E AQUELE QUE ESTAVA SENTADO SOBRE O TRONO DISSE: EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS. E DISSE-ME: ESCREVE, PORQUE ESTAS PALAVRAS SÃO VERDADEIRAS E FIÉIS.

6. E DISSE-ME: ESTÁ CUMPRIDO. EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCIPIO E O FIM. EU A QUEM TEM SEDE DAREI DE GRAÇA DA FONTE DA ÁGUA DA VIDA.

7. QUEM VENCER HERDARÁ TODAS AS COISAS E EU LHE SEREI DEUS E ELE ME SERÁ FILHO.

8. QUANTO AOS TÍMIDOS E AOS INFIÉIS E AOS ABOMINÁVEIS E AOS HOMICIDAS E AOS ESCORTADORES E AOS FEITICEIROS E AOS IDÓLATRAS E A TODOS OS MENTIROSOS A SUA PARTE SERÁ NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE, O QUE É A SEGUNDA MORTE.

9. E VEIO A MIM UM DOS SETE ANJOS QUE TINHAM AS SETE TAÇAS CHEIAS DOS SETE ÚLTIMOS FLAGELOS E FALOU COMIGO DIZENDO: VEM, MOSTRAR-TE-EI A NOIVA, A MULHER DO CORDEIRO.

10. E LEVOU-ME EM ESPÍRITO A UMA GRANDE E ELEVADA MONTANHA, E MOSTROU-ME A GRANDE CIDADE, A SANTA JERUSALÉM, DESCENDO DE DEUS PELO CÉU;

11. TENDO A GLÓRIA DE DEUS; E SUA LUZ ERA SEMELHANTE A UMA PEDRA PRECIOSÍSSIMA COMO A PEDRA DE JASPE, COMO O CRISTAL RESPLANDECENTE;

12. TENDO UMA MURALHA GRANDE E ALTA, TENDO DOZE PORTAS E SOBRE AS PORTAS DOZE ANJOS E SOBRE ELES NOMES ESCRITOS, QUE SÃO OS DAS DOZE TRIBOS DOS FILHOS DE ISRAEL;

13. NO ORIENTE TRÊS PORTAS, NO NORTE TRÊS PORTAS, NO SUL TRÊS PORTAS, NO OCIDENTE TRÊS PORTAS.

14. E A MURALHA DA CIDADE TINHA DOZE FUNDAMENTOS E NELES OS NOMES DOS DOZE APÓSTOLOS DO CORDEIRO.

15. E AQUELE QUE FALAVA COMIGO TINHA UMA CANA DE OURO, PARA MEDIR A CIDADE, E AS SUAS PORTAS, E A SUA MURALHA.

16. EA CIDADE É DISPOSTA EM QUADRADO, E SEU COMPRIMENTO IGUAL A SUA LARGURA. E MEDIU A CIDADE COM A CANA ATÉ DOZE MIL ESTÁDIOS. SEU COMPRIMENTO, LARGURA E ALTURA ERAM IGUAIS.

17. E MEDIU SUA MURALHA CENTO E QUARENTA E QUATRO CÔVADOS, MEDIDA DE HOMEM, QUE É A DO ANJO.

18. E A ESTRUTURA DE SUA MURALHA ERA DE JASPE, E A CIDADE DE OURO PURO SEMELHANTE A VIDRO PURO.

19. E OS FUNDAMENTOS DA MURALHA DA CIDADE ERAM ADORNADOS DE TODA A ESPÉCIE DE PEDRA PRECIOSA. O PRIMEIRO FUNDAMENTO ERA JASPE, O SEGUNDO SAFIRA, O TERCEIRO CALCEDÔNIA, O QUARTO ESMERALDA,

20. O QUINTO SARDÔNIA, O SEXTO SÁRDIO, O SÉTIMO CRISÓLITO, O OITAVO BERILO, O NONO TOPÁZIO, O DÉCIMO CRISOPRASO, O UNDÉCIMO JACINTO E O DUODÉCIMO AMETISTA.

21. E AS DOZE PORTAS ERAM DOZE PÉROLAS; CADA UMA DAS PORTAS ERA DE UMA SÓ PÉROLA; E A PRAÇA DA CIDADE OURO PURO COMO VIDRO TRANSPARENTE.

22. E NELA NÃO VI TEMPLO, PORQUE O SENHOR DEUS TODO-PODEROSO É O SEU TEMPLO E O CORDEIRO.

23. E A CIDADE NÃO NECESSITA DE SOL NEM DE LUA PARA QUE NELA RESPLANDEÇAM, PORQUE A GLÓRIA DE DEUS A TEM ALUMIADO E A SUA LÂMPADA

éO CORDEIRO.

24. E AS NAÇÕES QUE SÃO SALVAS ANDARÃO NA SUA LUZ E OS REIS DA TERRA LHE TRARÃO SUA GLÓRIA E HONRA.

25. E AS SUAS PORTAS NÃO SE FECHARÃO DE DIA, PORQUE AU NÃO HAVER á NOITE. E TRARÃO A ELA A GLORIA E A HONRA DAS NAÇÕES.

26. E NÃO ENTRARÁ NELA COISA ALGUMA IMUNDA NEM QUEM COMETA ABOMINAÇÃO E MENTIRA, MAS SOMENTE OS QUE ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DE VIDA DO CORDEIRO.

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPÍTUDO

Neste capítulo se trata do estado do céu e da Igreja depois do Juízo Final.

Depois desse Juízo, por meio do novo céu, haverá uma Nova Igreja na terra, a qual adorará o Senhor Só (versículos 1-8).

A conjunção dessa Igreja com o Senhor (versículos 9, 10).

Sua descrição quanto à inteligência derivada da Palavra (versículo 11).

Quanto à doutrina que dela procede (versículos 12-21).

Quanto a toda sua qualidade (versículos 22-26).

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. E VI UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA significa que pelo Senhor foi formado um novo céu de cristãos que hoje é chamado o Céu Cristão, onde estão os que tinham adorado o Senhor e vivido segundo os Seus preceitos na Palavra, entre os quais há, por conseguinte, a caridade e a fé; céu em que também estão todos os filhos dos cristãos (n. 876). PORQUE O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM significa os céus não feitos pelo Senhor mas por aqueles que chegaram ao mundo espiritual vindos do mundo cristão, céus que foram todos dissipados no dia do Juízo Final (n. 877). E O MAR NÃO MAIS EXISTE significa que o externo do céu composto de cristãos desde a primeira instauração da Igreja foi igualmente dissipado depois que foram dele retirados e salvos aqueles que tinham sido escritos no livro de vida do Senhor (n. 878).

2. E EU, JOÃO, VI A SANTA CIDADE, A NOVA JERUSALÉM, DESCENDO DE DEUS PELO CÉU significa a Nova Igreja que deve ser instaurada pelo Senhor no fim da precedente, a qual será consociada ao novo céu nas Divinas Verdades, quanto à doutrina e quanto a vida (n. 879, 880). ATAVIADA COMO UMA NOIVA ADORNADA PARA SEU MARIDO significa essa Igreja conjunta ao Senhor, pela Palavra (n. 881).

1. E OUVI UMA GRANDE VOZ DO CÉU, DIZENDO: EIS O TABERNÁCULO DE DEUS COM OS HOMENS significa o Senhor falando segundo o amor e anunciando a boa nova de que Ele Mesmo, agora em Seu Divino Humano, vai estar presente entre os homens (n. 882). E HABITARÁ COM ELES, E ELES SERÃO O SEU POVO E ELE MESMO ESTARÁ COM ELES E SERÁ O SEU DEUS significa a conjunção do Senhor, que é tal que eles estão n’Ele e Ele neles (n.0 883).

2. E DEUS ENXUGARÁ TODA A LÁGRIMA DE SEUS OLHOS E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE NEM LUTO NEM CLAMOR NEM TRABALHO, PORQUE AS PRIMEIRAS COISAS PASSARAM significa que o Senhor lhes tirará toda a dor da mente, todo o temor da danação, dos males e das falsidades procedentes do inferno, e das tentações que deles resultam, e eles não terão lembrança disso, porque o dragão, que as infligira, foi expulso (n. 884, 885).

3. E AQUELE QUE ESTAVA SENTADO SOBRE O TRONO DISSE: EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS, E DISSE-ME: ESCREVE, PORQUE ESTAS PALAVRAS SÃO VERDADEIRAS E FIÉIS significa o Senhor confirmando tudo a respeito do novo céu e da Nova Igreja depois do cumprimento do Juízo Final (n. 886).

4. E DISSE-ME: ESTÁ CUMPRIDO significa que é a Divina Verdade (n. 887). EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM significa que o Senhor é o Deus do céu e da terra e que todas as coisas nos céus e nas terras foram feitas por Ele, são governadas por Sua Divina Providência e se fazem segundo essa Providência (n. 888). EU A QUEM TEM SEDE DAREI DE GRAÇA DA FONTE DA ÁGUA DA VIDA significa que aos que desejam as verdades, por causa de algum uso espiritual, o Senhor dará de Si Mesmo, por meio da Palavra, todas as. coisas que conduzem a esse uso (n. 889).

5. QUEM VENCER HERDARÁ TODAS AS COISAS E EU LHE SEREI DEUS E ELE ME SERÁ FILHO significa que os que vencem os males em si mesmos, isto

é, o diabo, e não sucumbem quando são tentados pelos Babilónios e pelos. Dragonistas, irão para o céu e lá viverão no Senhor e o Senhor neles (n. 890).

8. QUANTO AOS TÍMIDOS E AOS INFIÉIS E AOS ABOMINÁVEIS significa

àqueles que estão em nenhuma fé nem caridade e, por conseguinte, estão em toda a sorte de males (n. 891). E AOS HOMICIDAS E AOS ESCORTADORES E AOS FEITICEIROS E AOS IDÓLATRAS E A TODOS OS MENTIROSOS significa todos aqueles que consideram como nada os preceitos do Decálogo e não fogem de qualquer mal ali enumerado como pecado e, por conseguinte, vivem nesses males (n. 892). A SUA PARTE SERÁ NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE significa deles é o inferno onde estão os amores da falsidade e as cobiças do mal (n. 893). O QUE É A SEGUNDA MORTE significa a danação (n. 894).

9. E VEIO A MIM UM DOS SETE ANJOS QUE TINHAM AS SETE TACAS CHEIAS DOS SETE ÚLTIMOS FLAGELOS E FALOU COMIGO DIZENDO: VEM, MOSTRAR-TE-EI A NOIVA, A MULHER DO CORDEIRO significa um influxo e uma manifestação do Senhor, provenientes do intimo do céu, a respeito da Nova Igreja, que será conjunta ao Senhor por meio da Palavra (n. 895).

10. E LEVOU-ME EM ESPÍRITO A UMA GRANDE E ELEVADA MONTANHA, E MOSTROU-ME A GRANDE CIDADE, A SANTA JERUSALÉM, DESCENDO DE DEUS PELO CÉU significa João transportado ao terceiro céu, e sua vista aberta lá, diante de quem foi manifestada a Nova Igreja do Senhor quanto à doutrina, na forma de uma cidade (n. 896).

11. TENDO A GLÓRIA DE DEUS; E SUA LUZ ERA SEMELHANTE A UMA PEDRA PRECIOSÍSSIMA COMO A PEDRA DE JASPE, COMO O CRISTAL RESPLANDECENTE significa que, nessa Igreja, a Palavra será compreendida, porque ela será transparente pelo seu sentido espiritual (n. 897).

12. TENDO UMA MURALHA GRANDE E ALTA significa a Palavra no sentido da letra, de onde é tirada a doutrina da Nova Igreja (n. 898).

TENDO DOZE PORTAS significa lá todos os conhecimentos da verdade e do bem, pelos quais o homem ê introduzido na Igreja (n. 899). E SOBRE AS PORTAS DOZE ANJOS E SOBRE ELES NOMES ESCRITOS, QUE SÃO OS DAS DOZE TRIBOS DOS FILHOS DE ISRAEL significa as Divinas verdades e os Divinos bens do céu, que também são as Divinas verdades e os Divinos bens da Igreja nesses conhecimentos, e os guardas, para que ninguém entre, a menos que estejam neles pelo Senhor (n. 900).

13. NO ORIENTE TRÊS PORTAS, NO NORTE TRÊS PORTAS, NO SUL TRÊS PORTAS, NO OCIDENTE TRÊS PORTAS significa que os conhecimentos da verdade e do bem, nos quais a vida espiritual vem do céu pelo Senhor e pelos quais se faz a introdução da Nova Igreja, são para aqueles que estão no amor cu na afeição do bem, (alguns) mais e (outros)

menos, e para aqueles que estão na sabedoria ou na afeição da verdade, (alguns) mais e (outros) menos (n. 901).

14. E A MURALHA DA CIDADE TINHA DOZE FUNDAMENTOS significa que a Palavra, no sentido da letra, contém todas as coisas da doutrina da Nova Igreja (n. 902). E NELES OS NOMES DOS DOZE APÓSTOLOS DO CORDEIRO significa todas as coisas da doutrina derivadas da Palavra sobre o Senhor e sobre a vida segundo os Seus preceitos (n. 903).

15. E AQUELE QUE FALAVA COMIGO TINHA UMA CANA DE OURO PARA MEDIR A CIDADE, E AS SUAS PORTAS, E A SUA MURALHA significa que pelo Senhor

édada àqueles que estão no bem do amor a faculdade de compreender e saber qual é a Nova Igreja do Senhor quanto à doutrina e às suas verdades introdutórias e quanto à Palavra de que procedem (n. 904).

16. E A CIDADE É DISPOSTA EM QUADRADO significa a justiça nela (n. 905). E SEU COMPRIMENTO IGUAL À SUA LARGURA significa que o bem e a verdade nessa Igreja fazem um, como a essência e a forma (n. 906). E MEDIU A CIDADE COM A CANA ATÉ DOZE MIL ESTÁDIOS. SEU COMPRIMENTO, LARGURA E ALTURA ERAM IGUAIS significa que a qualidade dessa Igreja, segundo mostra a doutrina, é que todas as suas coisas procedem do bem do amor (n. 907, 908).

17. E MEDIU SUA MURALHA CENTO E QUARENTA E QUATRO CÔVADOS significa que foi mostrada qual é a qualidade da Palavra nessa Igreja, da qual procedem todas as suas verdades e todos os seus bens (n. 909).

MEDIDA DE HOMEM QUE É A DO ANJO significa a qualidade dessa Igreja de fazer um com o céu (n. 910).

18. E A ESTRUTURA DE SUA MURALHA ERA DE JASPE significa que toda a Divina Verdade no sentido da letra, entre os homens dessa Igreja, é transparente pela Divina Verdade no scentido espiritual (n. 911). E A CIDADE DE OURO PURO SEMELHANTE A VIDRO PURO significa que, consequentemente, o todo dessa Igreja é o bem do amor influindo conjuntamente com a luz que vem do céu pelo Senhor (n. 912, 913).

19, 20. E OS FUNDAMENTOS DA MURALHA DA CIDADE ERAM ADORNADOS DE TODA A ESPÉCIE DE PEDRA PRECIOSA significa que todas as coisas da doutrina da Nova Jerusalém tiradas do sentido da letra da Palavra, entre aqueles que estão lá, aparecerão na luz segundo a recepção (n. 914). O PRIMEIRO FUNDAMENTO ERA JASPE, O SEGUNDO SAFIRA, O TERCEIRO CALEDÓNIA, O QUARTO ESMERALDA, O QUINTO SARDÔNIA, O SEXTO SÁRDIO, O SÉTIMO CRISÓLITO, O OITAVO BERILO, O NONO TOPÁZIO, O DÉCIMO CRISOPRASO, O UNDÉCIMO JACINTO E O DUODÉCIMO AMETISTA significa todas as coisas dessa doutrina derivadas do sentido da letra da Palavra, em sua ordem, entre aqueles que se dirigem diretamente ao Senhor e vivem de acordo com os preceitos do Decálogo, fugindo dos males como pecados; pois eles, e não os outros, estão na doutrina do amor a Deus e do amor para com o próximo, que são os dois fundamentos da religião (n. 915).

21. E AS DOZE PORTAS ERAM DOZE PÉROLAS; E CADA UMA DAS PORTAS ERA DE UMA SÓ PÉROLA significa que o reconhecimento e o conhecimento do Senhor reúnem em um todos os conhecimentos da verdade e do bem procedentes da Palavra e introduzem na Igreja (n. 916). E A PRAÇA DA CIDADE OURO PURO COMO VIDRO TRANSPARENTE significa que toda a verdade dessa Igreja e de sua doutrina é em forma do bem do amor influindo conjuntamente com a luz que procede do céu pelo Senhor (n. 917).

22. E NELA NÃO VI TEMPLO, PORQUE O SENHOR DEUS TODO-PODEROSO É O SEU TEMPLO E O CORDEIRO significa que nessa Igreja não haverá externo algum separado do interno, porque o Senhor Mesmo em Seu Divino Humano, de Quem procede o todo da Igreja, é o Único a Quem se deve dirigir e Que deve ser cultuado e adorado (n. 918).

23. E A CIDADE NÃO NECESSITA DE SOL NEM DE LUA, PARA QUE NELA RESPLANDEÇAM, PORQUE A GLÓRIA DE DEUS A TEM ALUMIADO E A SUA LÂMPADA

éO CORDEIRO significa que os homens dessa Igreja não estarão no amor de si e na própria inteligência nem, por conseguinte, somente na luz natural, mas estarão pelo Senhor Só na luz espiritual derivada da Divina Verdade da Palavra (n. 919).

24. E AS NAÇÕES QUE SÃO SALVAS ANDARÃO NA SUA LUZ significa que todos aqueles que estão no bem da vida e creem no Senhor viverão l á segundo as Divinas Verdades e verão estas interiormente em si mesmos, como os olhos veem os objetos (n. 920). E OS REIS D á TERRA LHE TRARÃO SUA GLORIA E HONRA significa que todos aqueles que estão nas verdades da sabedoria derivadas do bem espiritual l á confessarão o Senhor e Lhe atribuirão toda a verdade e todo o bem que estão neles (n. 921).

25. E AS SUAS PORTAS NÃO SE FECHARÃO DE DIA. PORQUE AU NÃO HAVER á NOITE significa que na Nova Jerusalém são continuamente recebidos aqueles que estão pelo Senhor nas verdades derivadas do bem do amor, porque lá não há qualquer falsidade da fé (n. 922). E TRARÃO A ELA A GLÓRIA E A HONRA DAS NAÇÕES significa que aqueles que entram trazem consigo a confissão, o reconhecimento e a fé que o Senhor é o Deus do céu e da terra e que toda a verdade da Igreja e todo o bem da religião procedem d'Ele (n. 923).

26. E NÃO ENTRARÁ NELA COISA ALGUMA IMUNDA NEM QUEM COMETA ABOMINAÇÃO E MENTIRA significa que na Nova Igreja do Senhor não é recebido quem adultera os bens e falsifica as verdades da Palavra nem quem pratica os males por confirmação e assim também as falsidades (n. 924). MAS SOMENTE OS QUE ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DE VIDA DO CORDEIRO significa que na Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém, somente são recebidos aqueles que creem no Senhor e vivem segundo os Seus preceitos na Palavra (n. 925).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) E VI UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA significa que pelo Senhor foi formado um novo céu de cristãos, que hoje é chamado o Céu Cristão, onde estão aqueles que tinham adorado o Senhor e vivido segundo: os Seus preceitos na Palavra, nos quais, por conseguinte, há a caridade e a fé; céu em que também estão todos os filhos dos cristãos. Por um “novo céu” e uma “nova terra” não se entende um céu natural visível aos olhos nem uma terra natural habitada por homens, mas se entende um Céu espiritual e uma terra desse Céu onde estão os anjos. Que se entende esse Céu, e a terra desse Céu, qualquer um, quando lê a Palavra, vê e reconhece, desde que possa ser um tanto desviado da ideia puramente natural e material. Que, aqui, se entende um Céu angélico é evidente, pois, no versículo imediato, diz-se que ele viu “a cidade santa, Jerusalém, descendo de Deus pelo céu, ataviada como uma noiva adornada para seu marido”, pela qual não se entende uma Jerusalém que desce, mas uma Igreja; e a Igreja na terra desce do Senhor pelo céu angélico, porque os anjos do céu e os homens da terra fazem um em todas as coisas da Igreja (n. 626). Por essas considerações, pode-se ver quão naturalmente e materialmente pensaram e pensam aqueles que, por essas palavras e pelas seguintes neste versículo, forjaram um sistema dogmático sobre a destruição do mundo e sobre uma nova criação de todas as coisas.

[2] Desse novo Céu tratou-se algumas vezes no Apocalipse, principalmente nos capítulos 14, 15. Ele é denominado Céu Cristão, porque ele é distinto dos céus antigos, que eram compostos de homens da Igreja antes da vinda do Senhor. Esses céus antigos estão acima do Céu Cristão, pois os céus são como expansões, uma por cima da outra. A mesma coisa ocorre com cada céu, pois cada céu por si mesmo

édistinguido em três céus, o íntimo ou terceiro, o médio ou segundo e o ínfimo ou primeiro. Do mesmo modo com este novo Céu. Eu os vi e conversei com os que lá estão.

Neste novo Céu Cristão estão todos aqueles que, desde a primeira instalação da Igreja Cristã, adoraram o Senhor e viveram segundo os Seus preceitos na Palavra e que, por conseguinte, estiveram na caridade e simultaneamente na fé pelo Senhor, por intermédio da Palavra, assim não na fé morta, mas na fé viva. Sobre este Céu, vejam-se várias referências nos n.s 612, 613, 626, 631, 659, 661, 845, 846, 856. Nele, igualmente, estão todos os filhos menores dos Cristãos porque eles foram educados pelos anjos nesses dois essenciais da Igreja, que são o reconhecimento do Senhor como Deus do céu e da terra e a vida segundo os preceitos do Decálogo.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987