De Bijbel

 

Ezequiel 40:33

Studie

       

33 e também as suas câmaras, e os seus umbrais, e o seu vestíbulo, conforme estas medidas; também nele havia janelas e no seu vestíbulo ao redor; o comprimento era de cinqüenta côvados, e a largura era de vinte e cinco côvados.

Van Swedenborgs Werken

 

Apocalipse Revelado #904

Bestudeer deze passage

  
/ 962  
  

904. (VERSÍCULO 15) E AQUELE QUE FALAVA COMIGO TINHA UMA CANA DE OURO PARA MEDIR A CIDADE, E AS SUAS PORTAS, E A SUA MURALHA significa que pelo Senhor é dada àqueles que estão no bem do amor a faculdade de compreender e saber qual é a Nova Igreja do Senhor quanto à doutrina e às suas verdades introdutórias e quanto à Palavra de que procedem. “E Aquele que falava comigo” significa o Senhor falando do céu, porque o anjo era um dos sete anjos que tinham as sete taças, de que se fala no versículo 9, pelo qual é entendido o Senhor falando do céu (n. 895).

Pela “cana de ouro” é significado o poder ou a faculdade segundo o bem do amor; pela “cana” o poder ou a faculdade (n. 485) e pelo “ouro” o bem do amor (n. 211, 726). Por “medir” é significado conhecer a qualidade da coisa, assim compreender e saber (n. 486).

Pela “cidade”, que era a Santa Jerusalém, é significada a Igreja quanto à doutrina (n. 879, 880).

Pelas “portas” são significados os conhecimentos da verdade e do bem derivados do sentido da letra na Palavra, os quais, em virtude da vida espiritual neles, são verdades e bens (n. 899).

Pela “muralha” é significada a Palavra no sentido da letra, de onde eles são derivados (n. 398). Em face dessas considerações, é evidente que por “Aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro para medir a cidade, e as suas portas, e a sua muralha” é significado que o Senhor dá aos que estão no bem do amor a faculdade de compreender e de saber qual é a Nova Igreja do Senhor quanto à doutrina e às suas verdades introdutórias e quanto à Palavra de que procedem.

[2] Que estas coisas são significadas não se pode absolutamente ver no sentido da letra, porque nele se vê somente que o anjo que falava com João tinha uma cana de ouro para medir a cidade, as portas e a muralha. Mas que há outro sentido, que é espiritual nessas palavras, é claramente manifesto pelo fato He que pela “cidade de Jerusalém” não é entendida qualquer cidade, mas uma Igreja; portanto, todas as coisas que se dizem de Jerusalém como uma cidade significam as coisas que pertencem à Igreja e todas as coisas da Igreja são em si mesmas espirituais. Tal sentido espiritual também está nas coisas que se dizem no capítulo 11, onde se encontram estas palavras;

“Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara e o anjo apresentou-se, dizendo: Levanta-te e mede o templo de Deus e o altar e os adoradores nele” (Apocalipse 11:1).

Há também um sentido espiritual em todas as coisas que “o aujo mediu com uma cana”, mencionadas em Ezequiel, capítulos 40-48. E também nesta passagem em Zacarias:

“Ergui os meus olhos e vi, e eis um varão em cuja mão (estava) um cordel de medir. Então perguntei: Onde vais? E ele disse-me: Medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e qual é o seu comprimento” (2:1, 2).

Ainda mais, há tal sentido espiritual em todas as coisas do Tabernáculo e em todas as coisas do Templo de Jerusalém, dos quais lemos as medidas, bem como nas próprias medidas. Contudo, nada disso pode ser visto no sentido da letra.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Van Swedenborgs Werken

 

Apocalipse Revelado #899

Bestudeer deze passage

  
/ 962  
  

899. TENDO DOZE PORTAS significa lá todos os conhecimentos da verdade e do bem, pelos quais o homem é introduzido na Igreja. Pelas “portas” são significados os conhecimentos da verdade e do bem derivados da Palavra, porque por eles o homem é introduzido na Igreja, pois “a muralha”, na qual estavam as portas, significa a Palavra, como se mostrou no n. 898. Na continuação (versículo 21 deste capítulo), se diz que “as doze portas eram doze pérolas, cada uma das por tas uma pérola” e pelas “pérolas” são também significados os conhecimentos da verdade e do bem (n. 727); que por eles o homem é introduzido na Igreja como pelas portas em uma cidade é evidente. Que “doze” significa todos, vê-se no n. 348. Pelas “portas” também são significados os conhecimentos da verdade e do bem nos seguintes lugares:

“Porei teus fundamentos em safiras e porei em tuas janelas cobre e ouro, e em tuas portas pedras de carbúnculo” (Isaías 54:11, 12).

“Jehovah ama as portas de Sião mais do que todas as habitações de Jacob; gloriosas coisas devem ser proclamadas em ti, ó cidade de Deus” (Salmo 87:2, 3).

“Entrai pelas Suas portas com confissão, confessai - O, bendizei o Seu Nome” (Salmo 100:4).

“Nossos pés estiveram em tuas portas, ó Jerusalém; Jerusalém é construída como cidade compacta” (Salmo 122:2, 3). “Louva Jehovah, ó Jerusalém, porque reforça as barras de tuas portas e abençoa os teus filhos no meio de ti” (Salmo 147:12, 13).

“Para que eu enumere todos os teus louvores nas portas da filha de Sião” (Salmo 9:14).

“Abri as portas, para que a nação justa, que guarda fidelidade, possa entrar” (Isaias 26:2).

“Elevai a voz para que venham as portas dos príncipes” (Isaías 13:2).

“Bem-aventurados são aqueles que cumprem os Seus mandamentos e entram na cidade peias portas” (Apocalipse 22:14). “Levantai vossas cabeças, ó portas, para que entre o Rei da glória” (Salmo 24:7, 9).

“Os caminhos de Sião estão lamentando, todas as suas portas foram devastadas; seus sacerdotes gemem” (Lamentações 1:4).

“Judah pranteou e suas portas se tornaram lânguidas” (Jeremias 14:9).

“Jehovah pensou destruir a muralha da filha de Sião; suas portas foram enterradas na terra” (Lamentações 2:8, 9).

“Quem faz o homem pecar na Palavra e põe armadilha para ele na porta” (Isaias 29:21).

“Escolheu novos deuses; então começou a assaltar as portas” (Juízes 5:8).

(Além disso, em outros lugares, como Isaías 3:25, 26; 14:31; 22:7; 24:12; 28:6; 62:10Jeremias 1:15; 15:7; 31:38, 40Miquéias 2:13, Naum 3:13, Juízes 5:2).

Como “as portas” significavam as verdades que introduzem, as quais são os conhecimentos derivados da Palavra, é por isso que os antigos de uma cidade se sentavam às portas e julgavam, como se vê nas seguintes passagens; Deuteronômio 21:18-21Deuteronômio 22:15Lamentações 5:14, Amós 5:12, 15Zacarias 8:16.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987