성경

 

Gênesis 1:14

공부

       

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;

스웨덴보그의 저서에서

 

Arcanos Celestes #904

해당 구절 연구하기

  
/ 10837  
  

904. Que 'falou Deus a Noach' signifique a presença do Senhor no homem dessa igreja pode-se ver pelo sentido interno da Palavra. O Senhor fala com todo homem, pois vem do Senhor tudo o que é bom e verdadeiro que o homem quer e pensa. Há com cada homem pelo menos dois espíritos maus e dois anjos; aqueles excitam os seus males, mas estes inspiram os bens e veros. Todo bem e vero que os anjos inspiram vem do Senhor. Assim, o Senhor fala continuamente com o homem, mas num homem de um modo completamente diferente que num outro. Com aqueles que se deixam conduzir pelos espíritos maus, o Senhor fala como se estivesse ausente e de longe, de modo que dificilmente se pode dizer que Ele fala; mas, com aqueles que são conduzidos pelo Senhor, o Senhor fala mais proximamente presente, o que se pode ver muito bem pelo fato de que ninguém pode jamais pensar algo bom e verdadeiro senão pelo Senhor.

[2] A presença do Senhor é segundo o estado de amor para com o próximo e a fé em que o homem está. No amor para com o próximo o Senhor está presente, porque está em todo bem, mas não tanto na fé, como a chamam, sem o amor. A fé sem amor e caridade é alguma coisa separada ou disjunta. Onde quer que haja conjunção deve haver o meio que conjunge, que é somente o amor e a caridade. Isto qualquer um pode ver pelo fato de que o Senhor tem misericórdia de cada um e ama a qualquer um e quer fazê-lo feliz na eternidade. Quem, pois, não está no amor de modo a ter misericórdia dos outros, amá-los e querer fazê-los felizes, não pode ser conjunto ao Senhor, porque é uma dessemelhança e menos ainda imagem. Olhar o Senhor pela fé, como se diz, e odiar o próximo, é não somente estar de longe, mas, também, ter entre si e o Senhor uma profundeza infernal, na qual se pode cair se se quiser chegar mais perto, pois o ódio contra o próximo é essa profundeza infernal que está no meio.

[3] A presença do Senhor no homem existe pela primeira vez quando o homem ama o próximo. No amor está o Senhor, e quanto mais o homem estiver no amor, mais o Senhor estará presente, e quanto mais estiver presente, mais Ele fala com o homem. O homem não sabe senão que pensa por si, mas o homem não tem por si uma única ideia do pensamento, nem mesmo a mínima ideia, mas ele tem o que é mal e falso pelos maus espíritos desde o inferno, e o que é bom e verdadeiro ele tem pelos anjos desde o Senhor. Assim é o influxo, daí, a sua vida e, daí, a interação de sua alma com o corpo. Por aí se pode ver o que significa 'Deus falou a Noach'. Uma coisa é significada por 'dizer a alguém', como em Gênesis 1:29; Gênesis 3:13-14, 17; Gênesis 4:6, 9, 15; Gênesis 6:13; Gênesis 7:1, e outra coisa é significada por 'falar a alguém'. Aqui, 'falar a Noach' é estar presente, porque agora de trata do homem regenerado, que é dotado de caridade.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém