성경

 

Gênesis 14:7

공부

       

7 Depois voltaram e vieram a En-Mispate (que é Cades), e feriram toda a terra dos amalequitas, e também dos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar.

스웨덴보그의 저서에서

 

Arcanos Celestes #1823

해당 구절 연구하기

  
/ 10837  
  

1823. ‘Toma uma novilha de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos’; que signifique as coisas que são representativas das coisas celestes da igreja, é o que se faz evidente pela significação desses mesmos animais nos sacrifícios. Ninguém que pensar sensatamente pode crer que os diversos animais que eram sacrificados significassem apenas sacrifícios, ou que o boi e o bezerro ou o vitelo tivessem a mesma significação que a ovelha, o cabrito, a cabra; e estes a mesma que o cordeiro; e que a rola e os filhotes das pombas tivessem também a mesma, quando a verdade é que cada animal teve a sua significação específica; o que se pode ver satisfatoriamente pelo fato de que nunca um era oferecido no lugar do outro, e que são nomeados expressamente os que deviam ser oferecidos nos holocaustos, nos sacrifícios de cada dia, nos sábados e nas festas, os que deviam sê-lo nos sacrifícios voluntários, votivos e eucarísticos, os que deviam sê-lo nos sacrifícios expiatórios da culpa e do pecado, os que deviam sê-lo nos sacrifícios de purificação; o que certamente não teria tido lugar a não ser que cada animal tivesse representado e significado alguma coisa de celeste ou de espiritual.

[2] Mas seria muito longo expor aqui o que cada um deles significa especificamente; basta que se saiba que aqui os animais significam as coisas celestes, e que os pássaros, as espirituais, e que por cada um é significado algum celeste e espiritual específico. A própria igreja e todas as coisas da Igreja Judaica eram os representativos das coisas que pertencem ao Reino do Senhor, onde só há o celeste e o espiritual, isto é, somente o que diz respeito ao amor e à fé, como também se pode ver suficientemente pela significação dos animais puros e úteis de que se falou (n. 45, 46, 142, 143, 246, 714, 776), os quais, por terem significado o bens celestes nas igrejas antiquíssimas, tornaram-se, mais tarde, representativos na igreja, quando o culto foi somente externo e que esse culto era considerado e reconhecido como representativo.

[3] Como aqui se trata do estado da igreja e se prediz qual deverá ser o estado futuro, mostrou-se por semelhantes representativos, diante de Abrão, absolutamente como é narrado aqui; mas a verdade é que tais coisas é que são significadas no sentido interno. Cada um pode saber e pensar, pois, para que teria servido tomar uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho, dividi-los em duas partes e colocá-los como foi dito, se todas e cada uma dessas coisas não tivessem sido significativas? Mas o que elas significam, é o que se vai dar a conhecer na continuação.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém

스웨덴보그의 저서에서

 

Arcanos Celestes #776

해당 구절 연구하기

  
/ 10837  
  

776. Que pela 'ave segundo a sua espécie' seja significado todo vero espiritual, pelo 'volátil' o vero natural e pelo 'alado' o vero sensual, vê-se pelo que foi dito e mostrado anteriormente a respeito das aves, como no 40. Os antiquíssimos assemelhavam às aves os pensamentos do homem, porque são assim relativamente às coisas voluntárias. Visto que aqui se nomeiam a ave, o volátil e o alado, e estes se sucedem tal como, no homem, as coisas intelectuais, racionais e sensuais, para que ninguém duvide de que signifiquem isso, é lícito acrescentar ainda algumas passagens da Palavra para confirmação, pelas quais também fica evidente que as 'bestas' significam as coisas que foram indicadas.

[2] Em David:

"Fizeste-O dominar sobre as obras de Tuas mãos, todas as coisas puseste sob os Seus pés, o rebanho e toda a manada, e também as bestas dos campos, o volátil dos céus e os peixes do mar" (Salmos 8:6-8), onde se trata do Senhor, cujo domínio sobre o homem e sobre todas as coisas que são do homem é assim descrito. Senão, o que seria o domínio sobre as bestas e as aves? No mesmo:

"A árvore frutífera e todos os cedros, a fera e toda besta, o réptil e o volátil de asa... glorificarão o nome de Jehovah" (Salmos 148:9-10, 13);

'árvore frutífera' é o homem celeste; 'cedro' é o homem espiritual; 'fera, besta e réptil' são os seus bens, como aqui; 'volátil de asa', os seus veros, pelos quais podem glorificar o nome de Jehovah, o que não podem fazer a fera, a besta, o réptil e o volátil. Nos escritos profanos essas coisas podem ser chamadas hiperbólicas, mas na Palavra do Senhor não são hiperbólicas, mas significativas e representativas.

[3] Em Ezequiel:

"Tremerão diante de Mim os peixes do mar, e as aves dos céus, e a fera do campo, e todo réptil que rasteja sobre o húmus, e todo homem que [há] sobre as faces do húmus" (Ezequiel 38:20).

Que aqui as 'bestas e aves' signifiquem tais coisas vê-se claramente, pois que glória haveria para Jehovah que os peixes, as aves e os répteis tremessem? Porventura pode alguém achar que essas expressões seriam santas, se não envolvessem coisas santas? Em Jeremias:

"Vi, e, eis, nenhum homem; toda ave dos céus fugiu" (Jeremias 4:25),

Em lugar de todo bem e vero. Aqui, também, o 'homem' está em lugar do bem do amor.

No mesmo:

"Devastadas estão, de tal modo que não há um varão que passe, e não se ouve a voz do gado; desde a ave dos céus até a besta, andam errantes, desviaram-se" (Jeremias 9:10),

Semelhantemente, em lugar de que todo vero e bem se desviou.

[4] No mesmo:

"Até quando pranteará a terra, e a erva de todo o campo secará? Por causa da malícia dos habitantes nela, pereceram as bestas e as aves, porque disseram: Não verá nosso fim4" (Jeremias 12:4), onde as 'bestas' estão em lugar dos bens, e as 'aves', dos veros, os quais pereceram.

Em Sofonias:

"Consumirei o homem e a besta, consumirei a ave dos céus e os peixes do mar, e os obstáculos com os ímpios, e cortarei o homem das faces do húmus" (Sofonias 1:3), onde 'homem e besta' estão em lugar do que pertence ao amor e ao bem daí derivado; 'ave dos céus e peixes do mar', em lugar do que pertence ao entendimento, portanto, do que pertence aos veros, que são chamados 'obstáculos', porque para os ímpios os bens e veros é que são obstáculos, não as bestas e as aves. Também se diz claramente que essas coisas são as que pertencem ao homem.

Em David:

"Saciadas estão as árvores de Jehovah e os cedros do Líbano que Ele plantou, onde os voláteis aninham" (Salmos 104:16-17), onde 'árvores de Jehovah' e 'cedros do Líbano' estão em lugar do homem espiritual; 'voláteis', em lugar dos veros racionais ou naturais, que são como 'ninhos'.

[5] Por outro lado, havia uma fórmula comum de dizer que 'as aves aninharam nos ramos', pela qual eram significados os veros, como em Ezequiel:

"No monte da altitude de Israel a plantarei, e levantará o ramo, e dará fruto, e será por cedro magnífico, e habitarão debaixo dela todo volátil de toda asa; à sombra de seus ramos habitarão" (Ezequiel 17:23),

Em lugar da igreja dos gentios, que é espiritual, a qual é o 'cedro magnífico'; a 'ave de toda asa' está em lugar dos veros de todo gênero.

No mesmo:

"Em seus ramos aninharam todas as aves dos céus, e debaixo de seus ramos geraram todas as feras do campo, e à sua sombra habitaram todas as grandes nações" (Ezequiel 31:6),

A respeito da Assíria, que é a igreja espiritual e se chama 'cedro'; a 'ave dos céus' está em lugar de seus veros e a 'besta' em lugar dos bens.

[6] Em Daniel:

"Sua ramagem [era] bela e o seu fruto, muito; e alimento para todos [havia] nela; sob ela tinha sombra a besta do campo, e em seus ramos habitavam os voláteis do céu" (Daniel 4:12, 21), onde a 'besta' está em lugar dos bens e o 'volátil do céu' em lugar dos veros. Isso qualquer um pode ver, pois o que seria de mais se ali habitassem a ave a besta? É semelhante ao que o Senhor falou:

"O reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda que, tomando-o um homem, lançou-o no seu jardim, e cresceu, e tornou-se uma grande árvore, de sorte que as aves do céu habitaram em seus ramos" (Lucas 13:19; Mateus 13:31-32; Marcos 4:31-32).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém