La Bibbia

 

Daniel 6:9

Studio

       

9 Em virtude disto o rei Dario assinou o edital e o interdito.

La Bibbia

 

Salmos 7:15

Studio

       

15 Abre uma cova, aprofundando-a, e cai na cova que fez.

Dalle opere di Swedenborg

 

Apocalipse Revelado #725

Studia questo passo

  
/ 962  
  

725. (VERSÍCULO 4) E A MULHER ESTAVA VESTIDA DE PÚRPURA E DE ESCARLATA significa neles o Divino Bem e a Divina Verdade celestiais, que pertencem à Palavra. Pela “púrpura” é significado o Divino Bem celestial e pela “escarlata” é significada a Divina Verdade celestial, como vai ser mostrado. “Estar vestida” com elas significa estar ao redor deles, assim entre eles (os integrantes dessa Religiosidade). Que eles (o Divino Bem e a Divina Verdade celestiais) estejam entre eles (os integrantes dessa Religiosidade)

éporque pela “besta escarlate”, sobre a qual a mulher estava sentada, é significada a Palavra (n. 723). Que o Divino Bem e a Divina Verdade da Palavra estejam ao redor deles como vestimenta, assim entre eles, é notório, pois eles adoram a Palavra por fora e não por dentro. Eles a reconhecem porque ela trata do Senhor e do Seu poder sobre o céu e a Igreja, o qual eles transferiram para si próprios, e porque ela trata das chaves dadas a Pedro, de quem eles se dizem sucessores. E como sobre esses dois pontos se fundam sua majestade, dignidade e poder, eles reconhecem por necessidade a santidade da Palavra. Mas, entretanto, a Palavra é para eles apenas como o vestido de “púrpura e escarlata e de ouro, pedra preciosa e pérolas” sobre a meretriz, tendo na mão um copo de ouro cheio de abominações e da impureza de sua escortação.

[2] Como se falou de “púrpura e escarlata” e depois de “ouro, pedra preciosa e pérolas”, e como por “púrpura e escarlata” são significados o Divino Bem e a Divina Verdade celestiais e por “ouro e pedra preciosa” são significados o Divino Bem e a Divina Verdade espirituais, de acordo com a Palavra, por isso alguma coisa ser á dita sobre o Divino Celestial e sobre o Divino Espiritual. Há dois reinos em que todo o céu do Senhor foi discriminado: o Reino Celeste e o Reino Espiritual. O Reino Celeste é composto de anjos que estão, pelo Senhor, no amor, e o Reino Espiritual consiste em anjos que estão, pelo Senhor, na sabedoria. Tanto num quanto no outro reino h á o bem e a verdade. O bem e a verdade entre os anjos, no Reino Celeste, são significados pela “púrpura e escarlata” e o bem e a verdade entre os anjos, no Reino Espiritual, são significados pelo “ouro e pedra preciosa”. Essas duas espécies de bens e de verdades do Senhor estão nos anjos por intermédio da Palavra; por isso, na Palavra há dois sentidos interiores, o sentido celeste e o sentido espiritual. Então, eis a razão pela qual a mulher sentada sobre a besta escarlate foi vista “vestida de púrpura e de escarlata”, bem como “ataviada de ouro, pedra preciosa e pérolas”.

[3] A mesma coisa significada por essa “mulher” é significada pelo,

“Homem rico que estava vestido de púrpura e de linho fino, gozando cada dia vida suntuosa e esplêndida, a cuja porta se estendia Lázaro, desejando saciar-se com as migalhas que caíssem de sua mesa” (Lucas 16:19, 20, 21).

Pelo “rico, vestido de púrpura e de linho fino” são entendidos os judeus, que tinham a Palavra, e por “Lázaro” são entendidos os gentios, que não dispunham dela.

Coisas semelhantes são significadas nas passagens seguintes:

“Os que comiam iguarias finas foram devastados nas ruas; os que tinham sido educados sobre a escarlata abraçaram o esterco” (Lamentações 4:5).

“Tu, pois, devastada, que farás? Ainda que te vestisses de escarlata, ainda que te ataviasses com um ornato de ouro, em vão te tomarias bela” (Jeremias 4:30).

“Filhas de Israel, chorai sobre Saul, ele que vos vestia em escarlata com coisas delicadas e que punha um ornato de ouro sobre vosso vestido” (2 Samuel 1:24).

“O fino linho do bordado desdobravas; o jacinto e a púrpura foram a tua cobertura” (Ezequiel 27:7).

Aí, trata-se da cidade de Tiro, pela qual são significados os conhecimentos da verdade e do bem, segundo a Palavra.

[4] Como pela “púrpura e escarlata” são significados o Bem e a Verdade celestes, é por isso

Que as vestes de Aharão como também os véus e as cortinas do tabernáculo foram tecidos com jacinto, púrpura, escarlata e linho fino” (Êxodo 26:4, 31, 36; 27:16; 28:6, 15):

As cortinas (Êxodo 26:1).

O véu diante da arca (Êxodo 26:31).

A cobertura para a entrada da tenda (Êxodo 26:36).

A cobertura da porta do átrio (Êxodo 27:16).

O éfode (Êxodo 28:6).

O cinto (Êxodo 28:8).

O peitoral do julgamento (Êxodo 28:15).

As franjas do manto do éfode (Êxodo 28:33).

O pano escarlate sobre o pão das faces (Números 4:8).

Por essas referências, vê-se claramente o que é significado pela “púrpura e escarlata”, com que apareceu vestida a mulher sentada sobre a besta escarlate.

A mesma coisa se entende nas passagens seguintes, onde se diz:

“Ai da cidade grande, que estava revestida de fino linho, de púrpura e de escarlata, e ataviada de ouro, de pedra preciosa e de pérolas, porque em uma hora foram devastadas tantas riquezas” (Apocalipse 18:18, 17).

Também que a púrpura e a escarlata, o ouro, a pedra preciosa e as pérolas estavam entre as mercadorias de Babilónia (Apocalipse 18:12).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987