La Bibbia

 

Daniel 3:29

Studio

       

29 Por mim, pois, é feito um decreto, que todo o povo, nação e língua que proferir blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro deus que possa livrar desta maneira.

Dalle opere di Swedenborg

 

Do Juizo Final #54

Studia questo passo

  
/ 74  
  

54. I. O que se entende por 'Babilônia' e qual a sua qualidade. Por 'Babilônia' se entendem todos os que querem ter domínio pela religião. Dominar pela religião é dominar sobre as almas dos homens, assim, sobre a sua vida espiritual mesma por meio das coisas Divinas de sua religião. Todos os que têm a dominação por objetivo final e a religião por meio são a 'Babilônia' em geral. Eles são chamados de 'Babilônia' porque a sua dominação começou nos tempos antigos, mas foi destruída em seu principio. Seu começo é descrito pela 'cidade' e pela 'torre' cujo cume deveria alcançar o céu; e a sua destruição pela confusão dos lábios de onde seu nome, 'Babel,' foi dado (). O que se entende por cada uma dessas coisas no sentido interno ou espiritual da Palavra vê-se explicado nos Arcanos Celestes, Arcanos Celestes 1283-1328. Mais ainda, tal dominação, iniciada e estabelecida em Babel aparece em Daniel onde se diz que Nabucodonosor erigiu uma estátua que todos deveriam adorar (Daniel 3, do verso primeiro até o fim). E também é significada pelo fato de Belshazar e os seus beberem dos vasos de ouro e prata que seu pai, Nabucodonosor, tinha trazido do templo de Jerusalém, e ao mesmo tempo adorarem deuses de ouro, prata, bronze e ferro. Por isso apareceu escrito na parede: 'contou, pesou e dividiu' (), e o próprio rei foi morto naquela noite. Os 'vasos de ouro e prata do templo de Jerusalém' significam os bens e os veros da igreja; 'beber nesses vasos e ao mesmo tempo adorar deuses de ouro, prata, bronze e ferro' significa a profanação; a 'escrita na parede' e a 'morte do rei' significam a visitação e a destruição denunciadas contra os que se serviram dos Divinos bens e dos Divinos veros como meios. Qual a qualidade dos que são denominados 'Babilônia' é também descrita nos profetas, por exemplo, em Isaías:

"Então proferirás este dito contra o rei da Babilônia e dirás: Já quebrantou o Senhor o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores. Caíste do céu, ó estrela da manhã, foste lançado por terra. E tu dizias no teu coração: Eu subirei aos céus, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte; e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo serás levado ao inferno, ao mais profundo do abismo. Desarraigarei de Babilônia o nome, e os resíduos, e reduzi-la-ei a possessão de corujas" (Isaías 14:4-5, 12-15, 22-23).

E, de novo, no mesmo:

"Caiu, caiu, Babilônia, e todas as imagens talhadas dos seus deuses foram derribadas" (Isaías 21:9).

E em outras passagens no mesmo livro (; Isaías 48:14-20; e em Jeremias 50:1-3). Por essas passagens fica agora evidente o que é a Babilônia. Cumpre saber que a igreja se torna Babilônia quando cessam a caridade e a fé, e em seu lugar começa a reinar o amor de si. Esse amor se arremessa, tanto quanto o freio lhe é relaxado, não só para dominar sobre todos desta terra que ele possa subjugar, como também para dominar sobre o céu. E ele não descansa: sobe até ao trono de Deus e transfere para si o poder Divino. Que isso tenha ocorrido antes do advento do Senhor é o que pode ser visto pelas passagens da Palavra acima mencionadas. Mas aquela Babilônia foi destruída pelo Senhor quando estava no mundo, tanto porque ela tinha se tornado inteiramente idólatra, como pelo juízo final feito sobre ela no mundo espiritual. Isso é significado pela profecia que diz que 'a estrela da manhã' (ou Lúcifer), que ali é a Babilônia, foi precipitada no inferno; e que 'caída é Babilônia'; e ainda pelo 'escrito na parede' e pela 'morte de Belshazar'. Depois ainda pela 'pedra desprendida da rocha' que destruiu a estátua que Nabucodonosor vira em sonho.

  
/ 74  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil