Библията

 

Ezequiel 43:3

Проучване

       

3 E a aparência da visão que tive era como a da visão que eu tivera quando ele veio destruir a cidade; eram as visões como a que tive junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra.

Коментар

 

Deus

  
Ancient of Days, by William Blake

O Senhor é o próprio amor, expresso na forma da própria sabedoria. O amor, então, é a sua essência, o seu íntimo. A sabedoria - a compreensão amorosa de como colocar o amor em ação - é um pouco mais externa, dando ao amor uma maneira de se expressar.

Quando a Bíblia fala de "Jeová", está representando aquele amor íntimo que é a essência do Senhor. Que o amor é um, inteiro e completo em si mesmo, e Jeová também é um, um nome aplicado somente ao Senhor. A sabedoria, porém, é expressa em uma grande variedade de pensamentos e idéias, o que os Escritos coletivamente chamam de verdade divina. Há também muitos deuses imaginários, e às vezes anjos e pessoas podem ser chamados de deuses (o Senhor disse que Moisés seria como um deus para Arão). Portanto, quando a Bíblia chama o Senhor de "Deus", na maioria dos casos ela se refere à verdade divina.

Em outros casos, "Deus" tem referência ao que é chamado o divino humano. O caso ali é este:

Como seres humanos, nós não podemos engajar o Senhor diretamente como amor divino. É demasiado poderoso e demasiado puro. Em vez disso, temos de nos aproximar dEle, compreendendo-O através da verdade divina. A verdade divina, então, é o Senhor na forma humana, uma forma que podemos abordar e compreender. Assim, "Deus" também é usado em referência a este aspecto humano, porque é uma expressão da verdade.

(Препратки: Apocalipse Revelado 21; Arcanos Celestes 300, 391, 624, 2001, 2769, 2807 [2], 4287 [4], 6905, 7268, 10154)

Възпроизвеждане на видео

This video is a product of the New Christian Bible Study Corporation. Follow this link for more information and more explanations - text, pictures, audio files, and videos: www.newchristianbiblestudy.org

Възпроизвеждане на видео

This video is a product of the New Christian Bible Study Corporation. Follow this link for more information and more explanations - text, pictures, audio files, and videos: www.newchristianbiblestudy.org

От "Съчиненията на Сведенборг

 

Arcanos Celestes #300

Проучете този пасаж

  
/ 10837  
  

300. No que concerne ao primeiro arcano, que por JEHOVAH DEUS se entenda o SENHOR e, ao mesmo tempo, o céu, cumpre observar que, na Palavra, é sempre por causa de um arcano que se diz ora somente "JEHOVAH," ora "JEHOVAH DEUS," ora "JEHOVAH" e depois "DEUS," ora "SENHOR Jehovih," ora "DEUS de Israel," ora "DEUS" somente, como no primeiro capítulo de Gênesis, onde só é chamado "DEUS" e também é citado no plural: "Façamos o homem à nossa imagem," e é somente no capítulo seguinte, onde se trata do homem celeste, que Ele é nomeado "JEHOVAH DEUS." Ele é chamado "JEHOVAH" porque só Ele É, ou Vive, assim, por causa da Essência; "DEUS" porque pode todas as coisas, assim, por causa do Poder, como se vê na Palavra onde os nomes são distinguidos: Isaías 49:4-5; Isaías 55:7; Salmos 18:2, 28, 30-31; Salmos 38:15. Por isso se chamava "DEUS" a todo anjo ou espírito que falasse com o homem e aos quais se atribuíam algum poder, como se vê em David:

"DEUS está na assembléia de deus, no meio dos deuses julgará" (Salmos 82:1);

e em outro lugar:

"Quem no éter será comparado a JEHOVAH? [Quem] se assemelhará a JEHOVAH entre os filhos dos deuses" (Salmos 89:6);

e em outro lugar:

"Confessai o DEUS dos deuses, ...confessai o SENHOR dos senhores" (Salmos 136:2-3).

Também por causa do poder os homens são chamados "deuses," como noSalmos 82:6, em João 10:34-35. Moisés também foi chamado "deus de Faraó" (Êxodo 7:1); por isso também DEUS é chamado "Elohim," no plural. Mas como os anjos não têm poder algum por si mesmos, como igualmente confessam, mas têm-no somente pelo SENHOR, e como não há senão um só DEUS, por isso, por "JEHOVAH DEUS" na Palavra entende-se somente o SENHOR. Onde, todavia, se faz alguma coisa pelo ministério dos anjos, como no primeiro capítulo de Gênesis, então, se diz no plural. Aqui se dá o mesmo, porque o homem celeste, como homem, não podia ser comparado ao SENHOR, mas aos anjos; daí se diz que o "homem foi como um de nós, conhecendo o bem e o mal," isto é, sábio e inteligente.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém