Библија

 

Êxodo 7:22

Студија

       

22 Mas o mesmo fizeram também os magos do Egito com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.

Из Сведенборгових дела

 

Apocalipse Revelado # 599

Проучите овај одломак

  
/ 962  
  

599. DE TAL MODO QUE FAZ DESCER FOGO DO CÉU À TERRA DIANTE DOS HOMENS significa as atestações de que suas falsidades são verdades do céu, e que os que as recebem são salvos e os que não as recebem perecem. Essa é a significação de tais palavras, porque os maiores sinais foram feitos pelo fogo descendo do céu; daí ser um dito comum entre os antigos, quando se tratava de atestar uma verdade, que “eles podiam fazer descer fogo do céu e atestá-la”, pelo que era significado que se podia atestar até esse ponto. Que a verdade tenha sido atestada pelo fogo do céu, vê-se pelo fato de que “o holocausto feito por Aharão foi consumido pelo fogo do céu” (Levítico 9:24) e semelhantemente “o holocausto feito por Elias” (1 Reis 18:38).

[2] “O fogo do céu”, no sentido oposto, era um sinal atestando que estavam nos males e, por conseguinte, nas falsidades e que pereceriam. (Nesse sentido), “o fogo do céu":

“Consumiu os dois filhos de Aharão” (Levítico 10:1-6): “Consumiu duzentos e cinquenta homens” (Números 26:10): “Consumiu as extremidades do campo” (Números 11:1-4): “Consumiu duas vezes cinquenta homens enviados pelo rei a Elias” (2 Reis 1:10, 12).

(Também nesse sentido):

“Fogo e enxofre do céu sobre Sodoma” (Gênesis 19:24, 25): Fogo do céu que consumiu os que cercaram o campo dos santos e a cidade querida” (Apocalipse 20:9).

“Os discípulos irritados contra os impenitentes disseram a Jesus:

Queres que digamos que desça um fogo do céu e os consuma?” (Lucas 9:54).

Essas passagens foram citadas para que se saiba que “o fogo do céu” significa o testemunho e mesmo a atestação de que a verdade é a verdade e, no sentido oposto, que a falsidade é a verdade, como aqui.

Além disso, “o fogo” significa o amor celestial e, por conseguinte, o zelo pela verdade e, no sentido oposto, significa o amor infernal e, por conseguinte, o zelo pela falsidade (n. 468, 494).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987