Espírito Santo

Door New Christian Bible Study Staff, John Odhner (machine vertaald in Português)
  
Henry Ossawa Tanner (United States, Pennsylvania, Pittsburgh, 1859 - 1937) 
Daniel in the Lions' Den, 1907-1918. Painting, Oil on paper mounted on canvas, 41 1/8 x 49 7/8 in.

A natureza do Espírito Santo é um tema onde há uma marcada diferença entre a teologia cristã padrão e a perspectiva do Novo Cristianismo. O dogma "oficial" da maioria dos ensinamentos cristãos é que o Espírito Santo é uma das três pessoas que formam um só Deus, no papel de alcançar as pessoas com o poder de Deus para trazê-las a um desejo de justiça. Ele é percebido como procedente dos outros dois: Deus Pai e Jesus Filho.

Essa antiga formulação foi o resultado de três séculos de debate entre os primeiros cristãos, enquanto tentavam entender a natureza de Deus. Naquela época, havia uma minoria considerável que rejeitava a visão de Deus em três pessoas, mas -- a maioria ganhou, no Conselho de Nicéia, em 325 DC.

O ensino do Novo Cristianismo é mais parecido com alguns dos antigos pontos de vista da minoria. Ele considera o Espírito Santo como uma força, ou atividade, vinda de Deus - não um ser separado. Isso se alinha com nosso entendimento diário de "espírito" como a projeção da personalidade de alguém. Também explica o fato de que o termo "o Espírito Santo" não ocorre no Velho Testamento, que em vez disso usa frases como "o espírito de Deus", "o espírito de Jeová" e "o espírito do Senhor", onde a idéia de espírito se liga intimamente com a pessoa de Deus.

Os Escritos descrevem o Pai, o Filho e o Espírito Santo como três atributos de uma só pessoa: a alma, o corpo e o espírito do único Deus. Também dizem que o termo "Espírito Santo" surge no Novo Testamento porque está ligado ao advento do Senhor no corpo físico de Jesus, e porque esse advento mudou a maneira como podemos aprender a verdade do Senhor e nos tornarmos pessoas boas.

De acordo com os Escritos, as igrejas que vieram antes do advento eram "representativas". As pessoas nelas (nas melhores dessas igrejas, de qualquer forma) sabiam que o Senhor tinha criado o mundo, e que o mundo era assim uma imagem do Senhor, e eles tinham a capacidade de olhar para aquele mundo criado e entender suas mensagens espirituais; eles podiam olhar para o mundo e entender o Senhor. E eles fizeram-no sem tentar e com grande profundidade, muito da forma como podemos ler um livro quando o que estamos realmente a ver é um monte de rabiscos negros numa folha de papel branca.

No entanto, essa habilidade foi eventualmente transformada em adoração de ídolos e magia, à medida que as pessoas deslizavam para o mal. O Senhor usou os filhos de Israel para preservar formas simbólicas de adoração, mas mesmo eles não sabiam o significado mais profundo dos rituais que seguiam. Com o mundo assim desprovido de entendimento real, o Senhor assumiu um corpo humano para que Ele pudesse oferecer diretamente às pessoas novas idéias. É por isso que os Escritos dizem que Ele representa a verdade divina ("o Verbo se fez carne", como é colocado em João 1:14).

O Espírito Santo no coração também representa a verdade divina, a verdade oferecida pelo Senhor através do seu ministério no mundo e o seu registro no Novo Testamento. O termo "Espírito Santo" também é usado num sentido mais geral para significar a atividade divina e o efeito divino, que funcionam através de verdadeiros ensinamentos para ter um impacto em nossas vidas.

Uma conexão tão direta entre o Senhor e nós não era algo que pudesse vir através de representantes; ela tinha que vir do Senhor como um homem caminhando a terra durante Sua vida física ou - nos tempos modernos - através da imagem que temos dEle como um homem em Sua vida física. É por isso que as pessoas não recebiam o Espírito Santo antes do advento do Senhor.

O que temos agora, porém, é uma idéia completa do Senhor, com Deus Pai representando Sua alma, o Filho representando Seu corpo, e o Espírito Santo representando Suas ações e Seu impacto sobre as pessoas.

(Referenties: Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor 58; Verdadeira Religião Cristã 138, 139, 140, 142, 153, 158, 163, 164, 166, 167, 168, 170, 172)