성경

 

Gênesis 14

공부

   

1 Aconteceu nos dias de Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goiim,

2 que estes fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá, a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Belá (esta é Zoar).

3 Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é o Mar Salgado).

4 Doze anos haviam servido a Quedorlaomer, mas ao décimo terceiro ano rebelaram-se.

5 Por isso, ao décimo quarto ano veio Quedorlaomer, e os reis que estavam com ele, e feriram aos refains em Asterote-Carnaim, aos zuzins em Hão, aos emins em Savé-Quiriataim,

6 e aos horeus no seu monte Seir, até El-Parã, que está junto ao deserto.

7 Depois voltaram e vieram a En-Mispate (que é Cades), e feriram toda a terra dos amalequitas, e também dos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar.

8 Então saíram os reis de Sodoma, de Gomorra, de Admá, de Zeboim e de Belá (esta é Zoar), e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim,

9 contra Quedorlaomer, rei de Elão, Tidal, rei de Goiim, Anrafel, rei de Sinar, e Arioque, rei de Elasar; quatro reis contra cinco.

10 Ora, o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra, e caíram ali; e os restantes fugiram para o monte.

11 Tomaram, então, todos os bens de Sodoma e de Gomorra com todo o seu mantimento, e se foram.

12 Tomaram também a Ló, filho do irmão de Abrão, que habitava em Sodoma, e os bens dele, e partiram.

13 Então veio um que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu. Ora, este habitava junto dos carvalhos de Manre, o amorreu, irmão de Escol e de Aner; estes eram aliados de Abrão.

14 Ouvindo, pois, Abrão que seu irmão estava preso, levou os seus homens treinados, nascidos em sua casa, em número de trezentos e dezoito, e perseguiu os reis até .

15 Dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus servos, e os feriu, perseguindo-os até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.

16 Assim tornou a trazer todos os bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os bens dele, e também as mulheres e o povo.

17 Depois que Abrão voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma, no vale de Savé (que é o vale do rei).

18 Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo;

19 e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra!

20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

21 Então o rei de Sodoma disse a Abrão: -me a mim as pessoas; e os bens toma-os para ti.

22 Abrão, porém, respondeu ao rei de Sodoma: Levanto minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra,

23 jurando que não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu, nem um fio, nem uma correia de sapato, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;

24 salvo tão somente o que os mancebos comeram, e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; que estes tomem a sua parte.

   

스웨덴보그의 저서에서

 

Arcanos Celestes #1823

해당 구절 연구하기

  
/ 10837  
  

1823. ‘Toma uma novilha de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos’; que signifique as coisas que são representativas das coisas celestes da igreja, é o que se faz evidente pela significação desses mesmos animais nos sacrifícios. Ninguém que pensar sensatamente pode crer que os diversos animais que eram sacrificados significassem apenas sacrifícios, ou que o boi e o bezerro ou o vitelo tivessem a mesma significação que a ovelha, o cabrito, a cabra; e estes a mesma que o cordeiro; e que a rola e os filhotes das pombas tivessem também a mesma, quando a verdade é que cada animal teve a sua significação específica; o que se pode ver satisfatoriamente pelo fato de que nunca um era oferecido no lugar do outro, e que são nomeados expressamente os que deviam ser oferecidos nos holocaustos, nos sacrifícios de cada dia, nos sábados e nas festas, os que deviam sê-lo nos sacrifícios voluntários, votivos e eucarísticos, os que deviam sê-lo nos sacrifícios expiatórios da culpa e do pecado, os que deviam sê-lo nos sacrifícios de purificação; o que certamente não teria tido lugar a não ser que cada animal tivesse representado e significado alguma coisa de celeste ou de espiritual.

[2] Mas seria muito longo expor aqui o que cada um deles significa especificamente; basta que se saiba que aqui os animais significam as coisas celestes, e que os pássaros, as espirituais, e que por cada um é significado algum celeste e espiritual específico. A própria igreja e todas as coisas da Igreja Judaica eram os representativos das coisas que pertencem ao Reino do Senhor, onde só há o celeste e o espiritual, isto é, somente o que diz respeito ao amor e à fé, como também se pode ver suficientemente pela significação dos animais puros e úteis de que se falou (n. 45, 46, 142, 143, 246, 714, 776), os quais, por terem significado o bens celestes nas igrejas antiquíssimas, tornaram-se, mais tarde, representativos na igreja, quando o culto foi somente externo e que esse culto era considerado e reconhecido como representativo.

[3] Como aqui se trata do estado da igreja e se prediz qual deverá ser o estado futuro, mostrou-se por semelhantes representativos, diante de Abrão, absolutamente como é narrado aqui; mas a verdade é que tais coisas é que são significadas no sentido interno. Cada um pode saber e pensar, pois, para que teria servido tomar uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho, dividi-los em duas partes e colocá-los como foi dito, se todas e cada uma dessas coisas não tivessem sido significativas? Mas o que elas significam, é o que se vai dar a conhecer na continuação.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém