La Bibbia

 

Joshua 5:13-15 : Joshua on Holy Ground

Studio

13 And it came to pass, when Joshua was by Jericho, that he lifted up his eyes and looked, and, behold, there stood a man over against him with his sword drawn in his hand: and Joshua went unto him, and said unto him, Art thou for us, or for our adversaries?

14 And he said, Nay; but as captain of the host of the LORD am I now come. And Joshua fell on his face to the earth, and did worship, and said unto him, What saith my lord unto his servant?

15 And the captain of the LORD's host said unto Joshua, Loose thy shoe from off thy foot; for the place whereon thou standest is holy. And Joshua did so.

Commento

 

Tire os seus sapatos!

Da New Christian Bible Study Staff (tradotto automaticamente in Português)

From a Sakura picnic, Yoyogi park, Tokyo, March 2016.

Nesta breve história do Livro de Josué, capítulo 5, um anjo aparece a Josué, perto de Jericó, e diz-lhe para tirar os sapatos, pois ele está de pé em solo sagrado.

Há uma passagem semelhante, mas mais conhecida, na história de Moisés e da Sarça Ardente, em Êxodo 3:5, onde Jeová ordena a Moisés que tire os sapatos, novamente porque ele está em terra santa.

O que significam estas histórias?

Em ambas as histórias, há um aviso. O anjo que confronta Josué fá-lo com uma espada desembainhada. Em Êxodo, há um arbusto ardente, e Jeová avisa Moisés: "Não te aproximes deste lugar". Estas advertências significam que Moisés e Josué têm que crescer além de pensar no Divino, a partir de um nível sensual. Ao invés disso, eles precisam começar a se aproximar do Divino com suas mentes mais interiores, através do que eles amam e entendem.

Dizem aos dois para tirarem os sapatos. Porquê? Os sapatos representam a parte mais baixa e sensual da nossa mente. Essa parte baixa, fisicamente orientada da nossa mente pode atrapalhar a nossa capacidade de elevar as nossas mentes e começar a pensar claramente nas coisas espirituais.

É interessante. Precisamos ser capazes de elevar nossas mentes para sermos capazes de receber e pensar em verdades espirituais, e também precisamos vivê-las através de nossas mentes naturais no mundo natural. Temos de ser bons a usar esta tensão entre a elevação e o aterramento.

Se fizermos progressos no nosso pensamento espiritual, e na vivência das verdades que conhecemos, gradualmente nossa mente natural será reformada, também, para que seja capaz de receber influxo do Senhor, também. Aqui estão links para duas das principais passagens dos trabalhos da Swedenborg que explicam isso mais a fundo:

Arcana Coelestia 6843, e Arcana Coelestia 6844.

La Bibbia

 

Êxodo 3

Studio

   

1 Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus.

2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;

3 pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima.

4 E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui.

5 Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

7 Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;

8 e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu.

9 E agora, ei s que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

10 Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel.

11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte.

13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.

16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me, dizendo: certamente vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito;

17 e tenho dito: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.

18 E ouvirão a tua voz; e ireis, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor, o Deus dos hebreus, encontrou-nos. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus.

19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão.

20 Portanto estenderei a minha mão, e ferirei o Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. Depois vos deixará ir.

21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios.

22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata e jóias de ouro, bem como vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; assim despojareis os egípcios.