La Bibbia

 

Oséias 9

Studio

   

1 Não te alegres, ó Israel, não exultes como os povos; pois te prostituíste, apartando-te do teu Deus; amaste a paga de meretriz sobre todas as eiras de trigo.

2 A eira e o lagar não os manterão, e o vinho novo lhes faltará.

3 Na terra do Senhor não permanecerão; mas Efraim tornará ao Egito, e na Assíria comerão comida imunda.

4 Não derramarão libações de vinho ao Senhor, nem lhe agradarão com as suas ofertas. O pão deles será como pão de pranteadores; todos os que dele comerem serão imundos; pois o seu pão será somente para o seu apetite; não entrará na casa do Senhor.

5 Que fareis vós no dia da solenidade, e no dia da festa do Senhor?

6 Porque, eis que eles se foram por causa da destruição, mas o Egito os recolherá, Mênfis os sepultará; as suas coisas preciosas de prata as urtigas as possuirão; espinhos crescerão nas suas tendas.

7 Chegaram os dias da punição, chegaram os dias da retribuição; Israel o saberá; o profeta é um insensato, o homem possesso de espírito é um louco; por causa da abundância da tua iniqüidade e do teu grande ódio.

8 O profeta é a sentinela de Efraim, o povo do meu Deus; contudo um laço de caçador de aves se acha em todos os seus caminhos, e inimizade na casa do seu Deus.

9 Muito profundamente se corromperam, como nos dias de Gibeá; ele se lembrará das iniqüidades deles, e punirá os seus pecados.

10 Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal- Peor, e se consagraram a essa coisa vergonhosa, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.

11 Quanto a Efraim, a sua glória como ave voará; não haverá nascimento, nem gravidez, nem concepção.

12 Ainda que venham criar seus filhos, eu os privarei deles, para que não fique nenhum homem. Ai deles, quando deles eu me apartar!

13 Efraim, assim como vi a Tiro, está plantado num lugar aprazível; mas Efraim levará seus filhos ao matador.

14 -lhes, ó Senhor; mas que lhes darás? -lhes uma madre que aborte e seios ressecados.

15 Toda a sua malícia se acha em Gilgal; pois ali é que lhes concebi ódio; por causa da maldade das suas obras lançá-los-ei fora de minha casa. Não os amarei mais; todos os seus príncipes são rebeldes.

16 Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; eles não darão fruto; sim, ainda que gerem, eu matarei os frutos desejáveis do seu ventre.

17 O meu Deus os rejeitará, porque não o ouviram; e errantes andarão entre as nações.

   

Dalle opere di Swedenborg

 

Apocalipse Revelado #242

Studia questo passo

  
/ 962  
  

242. E O SEGUNDO ANIMAL SEMELHANTE A UM BEZERRO significa a Divina Verdade da Palavra quanto à afeição. Os animais da terra significam as diferentes afeições naturais e são mesmo essas afeições, e o “bezerro” significa a afeição de saber. Essa afeição é representada, no mundo espiritual, pelo “bezerro"; por isso ela é também representada pelo “bezerro” na Palavra, como se vê nas passagens que se seguem:

“Daremos em troca a Jehovah os bezerros dos nossos lábios” (Oséias 14:2),

Aqui “bezerros dos lábios” são as confissões procedentes da afeição da verdade.

“Para vós, que temeis o Meu Nome, se levantará o sol da justiça: e a saúde (estará) nas asas, para que cresçais como bezerros na engorda” (Malaquias 4:2).

A comparação é feita com “bezerros na engorda”, porque eles significam aqueles que se encheram de conhecimentos da verdade e do bem pela afeição de sabê-los.

“A voz de Jehovah faz saltar os cedros do Líbano como um bezerro” (Salmo 29:6).

Os “cedros dó Líbano” significam os conhecimentos da verdade; daí

dizer-se que “a voz de Jehovah os faz saltar como um bezerro”. A “voz de Jehovah” é a Divina Verdade, aqui com afeição.

[2] Como os egípcios amavam as ciências, fizeram para si bezerros em sinal de afeição por elas. Tendo, entretanto, começado, mais tarde, a adorar os bezerros como deuses, esses bezerros, desde então, passaram a significar, na Palavra, as afeições de saber as falsidades, como vemos em Jeremias 46:20, 21, no Salmo 68:30 e em outros lugares. A mesma coisa é significada pelos “bezerros que os filhos de Israel fizeram para si no deserto” (Êxodo 32); depois, também, pelos “bezerros de Samaria” (1 Reis 12:28-32Oséias 8:4, 5Oséias 10:5). Em Oséias 13:2 é dito:

“Fazem para si uma imagem de prata fundida, sacrificando o homem e beijando bezerros.”

“Fazer para si uma imagem de prata fundida” significa falsificar a verdade; “sacrificar o homem” significa destruir a sabedoria, e “beijar os bezerros” significa reconhecer as falsidades pela afeição.

Em Isaías 27:10, lemos:

“Aí pastará o bezerro; aí se deitará e consumirá os seus ramos.”

A mesma coisa é significada pelo bezerro em Jeremias 34:18-20.

[3] Como todo o culto Divino procede das afeições da verdade e do bem, por conseguinte, dos conhecimentos da verdade e do bem, é por isso que os sacrifícios, em que consistia, principalmente o culto da Igreja entre os filhos de Israel, se faziam com diferentes animais, como cordeiros, cabras, cabritinhos, ovelhas, bodes, bezerros e bois. Os bezerros eram sacrificados, porque eles significavam a afeição de saber as verdades e os bens. a qual é a primeira afeição natural. Esta afeição é significada pelos “sacrifícios de bezerros” (Êxodo 29:11, 12, Levítico 4:3, 13 e seguintes — 8:14 e seguintes — 9:216:3; 23:18, Números 8:8 e seguintes — 15:24; 28:19, 20Juízes 6:25-28I Samuel 1:25; 16:2; 1 Reis 18:23-26, 33).

O segundo animal foi visto semelhante a um bezerro, porque a Divina Verdade da Palavra, que é significada por ele, afeta as mentes e assim instrui e impregna.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987