Des oeuvres de Swedenborg

 

Apocalipse Revelado #935

Étudier ce passage

  
/ 962  
  

935. CADA MÊS DANDO O SEU FRUTO significa que o Senhor produz os bens no homem conforme todo o estado da verdade nele. Pelo “mês” é significado o estado de vida do homem quanto à verdade, como se mostrará a seguir. Por “dando fruto” é significado produzir bens.

Que “os frutos” são os bens do amor e da caridade, acaba de ser explicado no n. 934. E como o Senhor produz esses bens no homem essencialmente, ainda que os homens os pratiquem como por si mesmos, assim aparentemente, como foi dito no n. 934, por isso se constata que é significado que o Senhor os produz do íntimo quando Ele est á no íntimo. Mas vai-se dizer de que modo deve ser entendido que o Senhor produz os bens da caridade segundo o estado da verdade nele.

Aquele que acredita que o homem faz o bem tomado do Senhor, o qual é chamado bem espiritual, está muito enganado, a não ser que nele haja as verdades procedentes da Palavra. Os bens sem as verdades não são bens e as verdades sem os bens não são verdades no homem, ainda que em si mesmas sejam verdades, pois o bem sem a verdade é como o voluntário do homem sem o intelecto, voluntário que não é humano mas como o de uma besta ou como o de uma estátua que um artífice faz operar. Mas o voluntário juntamente com o intelectual se torna humano, de acordo com o estado de entendimento pelo qual ele existe, pois o estado de vida de cada homem é tal que sua vontade nada pode fazer senão pelo entendimento, nem o entendimento pode pensar algo a não ser pela vontade. A mesma coisa acontece com o bem e a verdade, pois o bem pertence à vontade e a verdade pertence ao entendimento.

[2] Segundo essas considerações, é evidente que o bem que o Senhor produz no homem está de acordo com o estado da verdade nele, do qual vem o entendimento. Que pela árvore da vida “cada mês dando o seu fruto” é significado isso, é porque pelo “mês” é significado o estado da verdade no homem. Que por todos os períodos de tempo, isto

é, horas, dias, semanas, meses, anos, séculos são significados estados da vida, vê-se nos n. 476, 562. Que por “meses” são significados os estados da vida quanto às verdades é porque pelos “meses” são entendidos os tempos designados pela lua, e pela “lua” é significada a verdade do entendimento e da fé (n. 332, 413, 414, 919). Coisas semelhantes se entendem pelos “meses” nessas passagens:

“Bendita por Jehovah é a terra de José, a respeito das coisas preciosas dos produtos do sol e das coisas preciosas dos produtos dos meses” (Deuteronômio 33:13, 14).

“Sucederá de mês em mês e de sábado em sábado que toda a carne vir á para se prostrar diante de Jehovah” (Isaías 66:23).

Por causa da significação do “mês”, que é (a medida) da rua, “faziam-se sacrifícios no começo de cada mês e de cada lua nova” (“Números 29:6, Isaías 1:14), e então, também, “tocavam trombetas” (Números 10:10, Salmo 81:3). e era ordenado que “se observasse o mês Abib, em que celebravam a Páscoa” (Êxodo 12:2Deuteronômio 16:1). Pelos “meses” são significados os estados de verdade e, no sentido oposto, os estados de falsidade no homem, como nas passagens do Apocalipse 9:5, 10, 15; 11:2, 13:5.

Coisa semelhante à que se entende aqui é significada “por mês” em

Ezequiel 47:12.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Le texte de la Bible

 

Revelação 22

Étudier

   

1 E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.

2 No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações.

3 Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão,

4 e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome.

5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos.

6 E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.

7 Eis que cedo venho; bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

8 Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar.

9 Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

10 Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.

11 Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.

12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.

13 Eu sou o Alfa e o èmega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim.

14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.

16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.

18 Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;

19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.

20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus.

21 A graça do Senhor Jesus seja com todos.