La Biblia

 

Mateus 3

Estudio

   

1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia,

2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.

5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão,

6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?

8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,

9 e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.

12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.

13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.

16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;

17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

   

De obras de Swedenborg

 

Apocalipse Revelado #751

Estudiar este pasaje

  
/ 962  
  

751. (VERSÍCULO 18) E A MULHER QUE VISTE É A GRANDE CIDADE TENDO UM REINO SOBRE OS REIS DA TERRA significa que a Religiosidade Católico-Romana, quanto à doutrina, reina no mundo cristão e até mesmo, em alguma parte, entre os Reformados, apesar de não estarem estes sob a dominação papal. Que todas estas coisas são significadas pelas palavras acima é porque elas formam a conclusão e, por conseguinte, envolvem não somente as que foram ditas sobre os Católicos Romanos, mas também as que foram ditas sobre a nação francesa e sobre os Protestantes, por conseguinte que “a mulher”, que é “a grande cidade”, também tem realeza sobre eles. Mas como isso se efetua é o que se vai dizer. Ela não tem domínio sobre os Protestantes do mesmo modo que tem sobre os que foram ligados à sua religiosidade, mas tem domínio tanto quanto receberam seus doutrinais em alguma parte. Os doutrinais que eles receberam são estes: a) dirigem-se a Deus Pai e não ao Senhor; b) não reconhecem como Divino o Humano do Senhor; c) a paixão do Senhor na cruz é uma expiação, uma propiciação e uma satisfação junto a Deus Pai; d) a imputação do mérito ao Senhor; e) algumas coisas sobre o batismo, sobre o pecado original e sobre o livre arbítrio. Entre os luteranos (há o seguinte doutrinai): Eles muito se aproximam da transubstanciação. Estes doutrinais, restos do Catolicismo papal e concordantes em parte com ele, são o que faz que se diga que “a mulher”, que é “a cidade grande”, tem “um reino sobre os reis da terra”. Pela “mulher” é significada a Religiosidade Católico-Romana, como é evidente. Pela “cidade” é significada a doutrina (n. 194, 501, 502, 712). Pelo “reino” é significada a Igreja (n. 749); por conseguinte, por “ter um reino” é significado governo. Pelos “reis da terra” são significadas as verdades ou as falsidades da Igreja (n. 20, 483, 664, 704, 720, 737, 740), consequentemente também os doutrinais. Pela “terra” é significada a Igreja (n. 285). Por estas explicações, é evidente que por “a mulher que viste é a grande cidade tendo um reino sobre os reis da terra” é significado que a Religiosidade Católico-Romana, quanto à doutrina, reina no mundo cristão e até mesmo, em alguma parte, entre os Reformados, apesar de não estarem estes sob a dominação papal.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

La Biblia

 

Revelação 17

Estudio

   

1 Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;

2 com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição.

3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres.

4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição;

5 e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra.

6 E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração.

7 Ao que o anjo me disse: Por que te admiraste? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a leva, a qual tem sete cabeças e dez chifres.

8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir.

9 Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada;

10 são também sete reis: cinco já caíram; um existe; e o outro ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo.

11 A besta que era e já não é, é também o oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição.

12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta.

13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.

15 Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.

16 E os dez chifres que viste, e a besta, estes odiarão a prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo.

17 Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.

18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.