La Biblia

 

Mateus 3

Estudio

   

1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia,

2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.

5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão,

6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?

8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,

9 e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.

12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.

13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.

16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;

17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

   

De obras de Swedenborg

 

Apocalipse Revelado #749

Estudiar este pasaje

  
/ 962  
  

749. (VERSÍCULO 17) PORQUE DEUS INCUTIU EM SEUS CORAÇÕES EXECUTAREM A SENTENÇA DELA, E FAZEREM UMA MESMA SENTENÇA, E DAREM SEU REINO À BESTA significa a decisão entre eles, pelo Senhor, de repudiarem inteiramente e amaldiçoarem a Religiosidade Católico-Romana, de a destruírem e a extirparem de si, e a decisão unânime de reconhecerem a Palavra e de fundarem sobre ela a Igreja.

Como pela “meretriz” é significada a Religiosidade Católico-Romana e pelos “dez chifres que odiarão a meretriz” são significados os Protestantes (n.s 746-748), é evidente que por “executarem a sentença dela” é significado que eles julgaram e concluíram que repudiariam inteiramente e amaldiçoariam essa Religiosidade e que a destruiriam e a extirpariam de si mesmos, como no n. 748; e também é evidente que por “fazerem uma mesma sentença e darem seu reino à besta” é significado julgar e concluir unanimemente que eles reconheceriam a Palavra e fundariam a Igreja sobre ela. Pela “besta” é significada a Palavra, segundo várias passagens (veja-se o n. 723) e pelo “reino” é significada a Igreja e o governo sobre ela, como será visto depois. Por “Deus incutiu em seus corações” é significado que essas coisas vêm do Senhor.

[2] Que “o reino” significa a Igreja, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores” (Mateus 8:12).

“A semente são os filhos do reino” (Mateus 13:38).

“Quem ouve a Palavra do reino e não presta atenção” (Mateus 13:19).

“O reino de Deus vos será tirado e dado a uma nação que produza frutos” (Mateus 21:43).

“Quem quer que ponha a mão no arado e olhe para trás não e apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62).

“Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade como no céu também ha terra” (Mateus 6:10).

Jesus, João e os discípulos pregaram que

“O reino de Deus estava próximo” (Mateus 3:2, Mateus 4:17Mateus 10:7, Lucas 10:11, Lucas 16:16).

Também “o evangelho do reino” (Mateus 4:23, Mateus 9:35Mateus 24:14, Lucas 8:1).

“Se pelo dedo de Deus expulso demónios, certamente chegou a vós o reino de Deus” (Lucas 11:20).

(Além disso, em muitas outras passagens, onde se diz “o reino de Deus").

Semelhantemente, nestas passagens;

“Se ouvirdes a Minha voz e guardardes a Minha aliança, sereis para Mim um reino de sacerdotes” (Êxodo 19:5, 6).

“Tu, ó torre do rebanho, ó monte da filha de Sião, a ti voltará a primeira dominação, a realeza à filha de Jerusalém” (Miquéias 4:8).

“Depois receberão o reino dos santos, e confirmarão o reino até os séculos dos séculos” (Daniel 7:18, 22).

“O reino e a dominação e a majestade dos reinos sob todos os céus serão dados ao povo dos santos (do Altíssimo) cujo reino é um eterno reino e todas as dominações O adorarão e Lhe obedecerão” (Daniel 7:27).

“Ao Filho do Homem foi dado um reino que não perecerá; e todos os povos e nações e línguas O adorarão” (Daniel 7:14). (E além disso, em outros lugares).

Que pelo “reino” é significada a Igreja é porque o Reino do Senhor está no céu e na terra, e Seu Reino na terra é a Igreja; por isso também o Senhor é chamado “Rei dos reis”.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

De obras de Swedenborg

 

Apocalipse Revelado #748

Estudiar este pasaje

  
/ 962  
  

748. E COMERÃO SUAS CARNES E A QUEIMARÃO NO FOGO significa que, por ódio, eles condenarão e destruirão em si mesmos os males e as falsidades que são próprios dessa Religiosidade e que execrarão e extirparão de si mesmos a própria Religiosidade. Estas coisas foram ditas dos Protestantes, que deviam agir assim com a meretriz, isto é, com a Religiosidade Católico-romana. Por “comer suas carnes” é significado condenar em si e destruir, por ódio, os próprios dessa Religiosidade, que são os males e as falsidades, como se vai mostrar. Por “queimá-la no fogo” é significado execrar essa própria Religiosidade como profana e extirpá-la de si mesmos. Que “queimar no fogo” tem essa significação, é porque a penalidade da profanação do que é santo era ser queimado. Por isso, a Lei Divina estabelecia que “Aqueles que profanavam o Nome de Jehovah, adorando outros deuses, seriam queimados no fogo, eles e tudo que lhes pertencia” (Deuteronômio 13:12-18). Por isso

“Moisés queimou no fogo o bezerro de ouro que os filhos deIsrael tinham adorado com profanação” (Êxodo 22:20, Deuteronômio 9:21).

“E os dois filhos de Aharão, porque tinham profanado as coisas santas, foram consumidos pelo fogo do céu” (Levítico 10:1-6).

Outra coisa não é significada pelo “fogo e fogueira em Topheth” senão o fogo do inferno, que é para aqueles que profanam as coisas santas (Isaías 30:33, Jeremias 7:11, 31, 32, Jeremias 19:5, 6; 2 Reis 23:10), porque ali se adorava Moloch com um sacrifício execrável.

[2] Como pela “quarta besta” (em Daniel, capítulo 7) é significada uma religiosidade que profana a Palavra e, por conseguinte, as coisas santas da Igreja (n. 717), é por isso que se diz que “ela foi queimada no fogo” (Daniel 7:11). Então, como é um culto profano adorar um homem em lugar do Senhor, eis porque aqui é dito que “eles queimarão no fogo” a própria meretriz, pelo que é significado que eles execraram e extirparam de si mesmos a própria Religiosidade (Católico-Romana). Que por “comer as suas carnes” é significado que, por ódio, eles condenam e destroem em si mesmos os males e as falsidades que são próprios dessa Religiosidade, é porque por “comer as suas carnes” isso é significado. Pela “carne” são significados os próprios de alguém que se referem aos bens e às verdades e, no sentido oposto, aos males e

às falsidades, e por “comer” é significado consumir e, por conseguinte, extirpar. Que pela “carne” é significado o próprio de alguém, que em si é mal, vê-se pelas seguintes passagens:

“É o espírito que vivifica; a carne para nada serve” (João 6:63).

“O que é nascido da carne é carne; o que é gerado pelo espírito é espírito” (João 3:6).

“A todos que O receberam deu-lhes poder para que sejam filhos de Deus, que não são do sangue nem da vontade da carne” (João 1:12, 13).

“Deus lembrou-Se de que eles eram carne, um espírito que ia e não voltava” (Salmo 78:39).

“O Egito é homem e não Deus, e seus cavalos são carne e não espírito” (Isaías 31:3).

“Jerusalém escortou com os filhos do Egito, grandes em carne” (Ezequiel 16:26).

“Jesus disse a Pedro: Não foi carne nem sangue que te revelou isso” (Mateus 16:17).

“Maldito aquele que confia no homem e faz carne de seu braço” (Jeremias 17:5).

[3] Como “a carne” significa o próprio do homem e aqueles que odeiam a outrem atacam os seus próprios no intuito de destruí-los, eis porque por “comer carne” isso é significado, como também nas seguintes passagens:

“Morra a moribunda e sendo cortada, cortada seja; as restantes comerão cada uma a carne da outra” (Zacarias 11:9).

“Comerão Israel com toda a boca; comerão a carne do próprio braço do homem, Manassé a Ephraim a Ephraim e Manassé” (Isaías 9:12. 20, 21).

“Alimentarei teus opressores com sua carne” (Isaías 49:26).

“Eles comerão cada um a carne de seu companheiro” (Jeremias 19:9).

Por “comer a carne dos filhos e das filhas’’ (Levítico 26:29Jeremias 19:9, Deuteronômio 28:53} é significado destruir as verdades e os bens em si mesmo, porque pelos “filhos” são significadas as verdades e pelas “filhas” são significados os bens, como se vê anteriormente (n. 139, 543, 546, 612). Além disso, na Palavra se diz “toda carne” e por isto é significado todo homem (Gênesis 6:12, 13, 17, 19

Isaías 40:5, 6, Isaías 49:26Isaías 66:16, 23, 24

Jeremias 25:31, Jeremias 32:27, Jeremias 45:5Ezequiel 20:48, 49).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987