La Biblia

 

Ezequiel 7:11

Estudio

       

11 A violência se levantou em vara de iniqüidade. nada restará deles, nem da sua multidão, nem dos seus bens. Não haverá eminência entre eles.

De obras de Swedenborg

 

Apocalipse Revelado #601

Estudiar este pasaje

  
/ 962  
  

601. DIZENDO AOS HABITANTES SOBRE A TERRA QUE FAÇAM UMA IMAGEM À BESTA QUE TEM A FERIDA DA ESPADA É VIVIA significa que eles levam o homem da Igreja a receber por doutrina que a fé é o único meio de salvação, porque ninguém pode fazer o bem por si próprio, sem que seja meritório, e porque ninguém pode cumprir a lei e, assim, ser salvo.

Por “habitantes sobre a terra” são entendidos os homens da Igreja dos Reformados, como acima (n. 600).

Pela “imagem” é significada a doutrina dessa Igreja, de que se falará depois; e por “imagem da besta que tem a ferida da espada e vivia” é significado o ponto da doutrina segundo o qual “a fé é o único meio de salvação, porque ninguém pode fazer o bem por si próprio, sem que seja meritório, e porque ninguém pode cumprir a lei e, assim, ser salvo” (vejam-se os n. 576, 577 e seguintes).

[2] Qualquer igreja perante o Senhor aparece como um homem. Se ela estiver nas verdades provenientes da Palavra, aparece como um belo homem; se, porém, estiver nas verdades falsificadas, ela aparece como um homem monstruoso. A lgreja aparece assim, de acordo com sua doutrina e de acordo com a vida dela derivada. Daí vem que a doutrina da igreja é “a imagem” dela. Isto também pode ver-se pelo seguinte fato: Todo homem é seu bem e sua verdade, ou seu mal e sua falsidade; por isso, e não por outra causa, é que o homem é homem.

Por conseguinte, é a doutrina e a vida de acordo com ela que fazem “a imagem” do homem da Igreja; imagem de um belo homem se a doutrina e a vida de acordo com ela procedem das verdades genuínas da Palavra, e imagem de um homem monstruoso se elas procedem das verdades falsificadas da Palavra.

[3] No mundo espiritual, o homem também aparece como um animal, mas sua afeição aparece assim à distância. Os que estão nas verdades e nos bens pelo Senhor aparecem como cordeiros e pombas; os que estão nas verdades falsificadas e nos bens adulterados aparecem como corujas e morcegos; os que estão na fé separada da caridade aparecem como dragões e bodes; os que estão nas falsidades provenientes do mal aparecem como basiliscos e crocodilos, e os que são tais e contudo confirmaram as doutrinas da Igreja aparecem como serpentes voadoras. Por estas considerações, pode ver-se que, pela “imagem da besta” feita para “os que habitam sobre a terra” são entendidas a doutrina da Igreja e a vida de acordo com essa doutrina.

[4] Quanto ao que acontece aos que “adoram a imagem da besta”, veja-se (o que é explicado) nos capítulos seguintes (14:9-11; 19:20, 20:4) do Apocalipse.

Coisas semelhantes significadas, no sentido espiritual, por “imagens” são encontradas em Êxodo 20:4, 5Levítico 26:1, Deuteronômio 4:16-18, Isaías 2:16Ezequiel 7:20, Ezequiel 16:17, Ezequiel 23:14-16. Os

ídolos e as imagens talhadas entre os antigos eram imagens da sua religiosidade; por elas são significados os males e as falsidades da doutrina (n. 459).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987