Біблія

 

Joel 2:17

Дослідження

       

17 Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?

З творів Сведенборга

 

Doutrina Do Senhor #37

Вивчіть цей уривок

  
/ 65  
  

37. VIII. O Senhor é o Próprio Deus, de Quem vem a Palavra e de Quem ela trata. No primeiro capítulo começou-se a demonstrar que toda a Escritura Santa trata do Senhor e que o Senhor é a Palavra. Isto será adicionalmente demonstrado aqui pelas passagens da Palavra em que o Senhor é chamado "Jehovah", "Deus de Israel e de Jacob", "Santo de Israel", "Senhor e Deus", como também "Rei", "Ungido de Jehovah" e "David." De antemão, convém lembrar que me foi concedido percorrer todos os Profetas e os Salmos de David e em cada um dos versículos ser iluminado e ver do que ali se trata; e vi que não se trata de outra coisa senão da igreja que é instaurada e vai ser instaurada pelo Senhor, do advento do Senhor, dos combates, da glorificação, da redenção e da salvação, e do céu proveniente d'Ele, e, ao mesmo tempo, de seus opostos. Como todas essas coisas são obras do Senhor, tornou-se-me evidente que toda a Escritura Santa trata do Senhor e, daí, que o Senhor é a Palavra.

[2] Mas isto não pode ser visto senão por aqueles que estão na iluminação pelo Senhor e também conhecem o sentido espiritual da Palavra. Todos os anjos do céu estão nesse sentido; por isso, quando a Palavra é lida pelo homem, eles não compreendem outra coisa. Com efeito, há espíritos e homens constantemente com o homem, e eles, por serem espirituais, entendem espiritualmente todas as coisas que o homem entende naturalmente. Que toda Escritura Santa trate do Senhor, isso pode ser visto somente em obscuridade e como através de uma cortina, pelas coisas da Palavra que foram citadas acima, no capítulo primeiro (do número 1 ao 6) e, agora, pelas coisas vão ser citadas sobre o Senhor, onde Ele é chamado tantas vezes "Senhor" e "Deus." Por essas citações pode-se elucidar que Ele é Aquele que é falado pelos Profetas em toda parte onde se diz: "Jehovah falou", "Jehovah disse" e "Dito de Jehovah."

[3] Que o Senhor tenha existido antes de Seu advento ao mundo, é evidente por isto:

João disse a respeito do Senhor: "Ele é o Que virá depois de mim, Que era antes de mim, de Quem não sou digno de desatar a correia de Sua sandália. ... Este é de Quem eu disse, Que vem depois de mim, Que era antes de mim, e Que era anterior a mim" (João 1:27, 30).

No Apocalipse:

Caíram diante do trono, sobre o qual o Senhor estava, "dizendo: Graças Te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que virás" (Revelação 11:16-17).

Também em Miquéias:

"Tu, Belém Efrata, pouco és para que estejas entre as milhares de Judá; de ti Me sairá Aquele que será Dominador em Israel, e cujas saídas desde o antigo, dos dias de eternidade" (Miquéias 5:2).

Além das palavras do Senhor nos Evangelhos, dizendo que tinha existido antes de Abrahão, tinha tido glória com o Pai antes da fundação do mundo, saíra do Pai, e no princípio fora a Palavra em Deus, e Deus era a Palavra e esta se fez Carne. Que o Senhor seja chamado "Jehovah", "Deus de Israel e de Jacob", "Santo de Israel", "Deus" e "Senhor", como também "Rei", "Ungido de Jehovah" e "David", pode-se ver pela seqüência.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil