Біблія

 

Êxodo 32

Дослідження

   

1 Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

2 E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos.

3 Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão;

4 ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.

5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor.

6 No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar.

7 Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu;

8 depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.

9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.

10 Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação.

11 Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: ç Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?

12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra?. Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.

13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre.

14 Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

15 E virou-se Moisés, e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.

16 E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.

17 Ora, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial.

18 Respondeu-lhe Moisés: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas é a voz dos que cantam que eu ouço.

19 Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira, e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte.

20 Então tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo; e, moendo-o até que se tornou em pó, o espargiu sobre a água, e deu-o a beber aos filhos de Israel.

21 E perguntou Moisés a Arão: Que te fez este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?.

22 Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal.

23 Pois eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

24 Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o. Assim mo deram; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.

25 Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos),

26 pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.

27 Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.

28 E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés; e caíram do povo naquele dia cerca de três mil homens.

29 Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai-vos hoje ao Senhor; porque cada um será contra o seu filho, e contra o seu irmão; para que o Senhor vos conceda hoje uma bênção.

30 No dia seguinte disse Moisés ao povo Vós tendes cometido grande pecado; agora porém subirei ao Senhor; porventura farei expiação por vosso pecado.

31 Assim tornou Moisés ao Senhor, e disse: Oh! este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si um deus de ouro.

32 Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito.

33 Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro.

34 Vai pois agora, conduze este povo para o lugar de que te hei dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação, sobre eles visitarei o seu pecado.

35 Feriu, pois, o Senhor ao povo, por ter feito o bezerro que Arão formara.

   

З творів Сведенборга

 

Apocalipse Revelado #748

Вивчіть цей уривок

  
/ 962  
  

748. E COMERÃO SUAS CARNES E A QUEIMARÃO NO FOGO significa que, por ódio, eles condenarão e destruirão em si mesmos os males e as falsidades que são próprios dessa Religiosidade e que execrarão e extirparão de si mesmos a própria Religiosidade. Estas coisas foram ditas dos Protestantes, que deviam agir assim com a meretriz, isto é, com a Religiosidade Católico-romana. Por “comer suas carnes” é significado condenar em si e destruir, por ódio, os próprios dessa Religiosidade, que são os males e as falsidades, como se vai mostrar. Por “queimá-la no fogo” é significado execrar essa própria Religiosidade como profana e extirpá-la de si mesmos. Que “queimar no fogo” tem essa significação, é porque a penalidade da profanação do que é santo era ser queimado. Por isso, a Lei Divina estabelecia que “Aqueles que profanavam o Nome de Jehovah, adorando outros deuses, seriam queimados no fogo, eles e tudo que lhes pertencia” (Deuteronômio 13:12-18). Por isso

“Moisés queimou no fogo o bezerro de ouro que os filhos deIsrael tinham adorado com profanação” (Êxodo 22:20, Deuteronômio 9:21).

“E os dois filhos de Aharão, porque tinham profanado as coisas santas, foram consumidos pelo fogo do céu” (Levítico 10:1-6).

Outra coisa não é significada pelo “fogo e fogueira em Topheth” senão o fogo do inferno, que é para aqueles que profanam as coisas santas (Isaías 30:33, Jeremias 7:11, 31, 32, Jeremias 19:5, 6; 2 Reis 23:10), porque ali se adorava Moloch com um sacrifício execrável.

[2] Como pela “quarta besta” (em Daniel, capítulo 7) é significada uma religiosidade que profana a Palavra e, por conseguinte, as coisas santas da Igreja (n. 717), é por isso que se diz que “ela foi queimada no fogo” (Daniel 7:11). Então, como é um culto profano adorar um homem em lugar do Senhor, eis porque aqui é dito que “eles queimarão no fogo” a própria meretriz, pelo que é significado que eles execraram e extirparam de si mesmos a própria Religiosidade (Católico-Romana). Que por “comer as suas carnes” é significado que, por ódio, eles condenam e destroem em si mesmos os males e as falsidades que são próprios dessa Religiosidade, é porque por “comer as suas carnes” isso é significado. Pela “carne” são significados os próprios de alguém que se referem aos bens e às verdades e, no sentido oposto, aos males e

às falsidades, e por “comer” é significado consumir e, por conseguinte, extirpar. Que pela “carne” é significado o próprio de alguém, que em si é mal, vê-se pelas seguintes passagens:

“É o espírito que vivifica; a carne para nada serve” (João 6:63).

“O que é nascido da carne é carne; o que é gerado pelo espírito é espírito” (João 3:6).

“A todos que O receberam deu-lhes poder para que sejam filhos de Deus, que não são do sangue nem da vontade da carne” (João 1:12, 13).

“Deus lembrou-Se de que eles eram carne, um espírito que ia e não voltava” (Salmo 78:39).

“O Egito é homem e não Deus, e seus cavalos são carne e não espírito” (Isaías 31:3).

“Jerusalém escortou com os filhos do Egito, grandes em carne” (Ezequiel 16:26).

“Jesus disse a Pedro: Não foi carne nem sangue que te revelou isso” (Mateus 16:17).

“Maldito aquele que confia no homem e faz carne de seu braço” (Jeremias 17:5).

[3] Como “a carne” significa o próprio do homem e aqueles que odeiam a outrem atacam os seus próprios no intuito de destruí-los, eis porque por “comer carne” isso é significado, como também nas seguintes passagens:

“Morra a moribunda e sendo cortada, cortada seja; as restantes comerão cada uma a carne da outra” (Zacarias 11:9).

“Comerão Israel com toda a boca; comerão a carne do próprio braço do homem, Manassé a Ephraim a Ephraim e Manassé” (Isaías 9:12. 20, 21).

“Alimentarei teus opressores com sua carne” (Isaías 49:26).

“Eles comerão cada um a carne de seu companheiro” (Jeremias 19:9).

Por “comer a carne dos filhos e das filhas’’ (Levítico 26:29Jeremias 19:9, Deuteronômio 28:53} é significado destruir as verdades e os bens em si mesmo, porque pelos “filhos” são significadas as verdades e pelas “filhas” são significados os bens, como se vê anteriormente (n. 139, 543, 546, 612). Além disso, na Palavra se diz “toda carne” e por isto é significado todo homem (Gênesis 6:12, 13, 17, 19

Isaías 40:5, 6, Isaías 49:26Isaías 66:16, 23, 24

Jeremias 25:31, Jeremias 32:27, Jeremias 45:5Ezequiel 20:48, 49).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

З творів Сведенборга

 

Apocalipse Revelado #612

Вивчіть цей уривок

  
/ 962  
  

612. APOCALIPSE CAPÍTULO 14

1. E VI, E EIS O CORDEIRO ESTANDO SOBRE A MONTANHA DE SIÃO E COM ELE CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL TENDO O NOME DE SEU PAI ESCRITO EM SUAS TESTAS.

2. E OUVI UMA VOZ DO CÉU, COMO A VOZ DE MUITAS ÁGUAS, E COMO UMA VOZ DE TROVÃO GRANDE, E OUVI UMA VOZ DE TOCADORES DE HARPAS TOCANDO EM SUAS HARPAS.

3. E CANTAVAM COMO UM CÂNTICO NOVO DIANTE DO TRONO E DIANTE DOS QUATRO ANIMAIS E DOS ANCIÃOS; E NINGUÉM PODIA APRENDER O CÂNTICO SENÃO OS CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL COMPRADOS DA TERRA.

4. ESTES SÃO OS QUE NÃO SE MANCHARAM COM MULHERES, POIS SÃO VIRGENS;

ELES SÃO OS QUE SEGUEM O CORDEIRO PARA QUALQUER PARTE QUE VÁ; ELES FORAM COMPRADOS DENTRE OS HOMENS, PRIMÍCIAS A DEUS E AO CORDEIRO.

5. E NA SUA BOCA NÃO SE ACHOU DOLO, POIS SÃO IMACULADOS DIANTE DO TRONO DE DEUS.

6. E VI UM OUTRO ANJO VOANDO NO MEIO DO CÉU, TENDO O EVANGELHO ETERNO PARA EVANGELIZAR OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA, E TODA NAÇÃO E TRIBO E LÍNGUA E POVO;

| 7. DIZENDO COM GRANDE VOZ: TEMEI A DEUS E DAI GLÓRIA A ELE, PORQUE VEM A HORA DE SEU JUÍZO, E ADORAI AQUELE QUE FEZ O CÉU E A TERRA E O MAR E AS FONTES DAS ÁGUAS.

8. E OUTRO ANJO SEGUIU, DIZENDO: CAIU, CAIU BABILÓNIA, ESSA CIDADE GRANDE, PORQUE DO VINHO DA IRA DE SUA ESCORTAÇÃO DEU DE BEBER A TODAS AS NAÇÕES.

9. E UM TERCEIRO ANJO OS SEGUIU DIZENDO COM GRANDE VOZ: SE ALGUÉM ADORAR A BESTA E A IMAGEM DELA E RECEBER SUA MARCA NA TESTA E SOBRE A MÃO,

10. TAMBÉM ELE BEBERA DO VINHO DA IRA DE DEUS, MISTURADO COM O VINHO PURO NO COPO DA CÓLERA DELE E SERÁ ATORMENTADO COM FOGO E ENXOFRE DIANTE DOS SANTOS ANJOS E DIANTE DO CORDEIRO.

11. E O FUMO DO TORMENTO DELES SUBIRÁ NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS, E NÃO TERÃO SOSSEGO DE DIA E DE NOITE OS QUE ADORAM A BESTA E A SUA IMAGEM, E SE ALGUÉM RECEBER A MARCA DO NOME DELA.

12. AQUI ESTÁ A PACIÊNCIA DOS SANTOS; AQUI ESTÃO OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ EM JESUS CRISTO.

13. E OUVI UMA VOZ DO CÉU, DIZENDO-ME: ESCREVE, BEM-AVENTURADOS OS MORTOS QUE MORREM NO SENHOR DESDE AGORA. SIM, DIZ O ESPÍRITO, PARA QUE REPOUSEM DOS SEUS TRABALHOS, PORQUE SUAS OBRAS SEGUEM COM ELES.

14. E VI, E EIS UMA NUVEM BRANCA E SOBRE A NUVEM SENTADO ALGUÉM SEMELHANTE AO FILHO DO HOMEM TENDO SOBRE SUA CABEÇA UMA COROA DE OURO E NA SUA MÃO UMA FOICE AGUDA.

15. E OUTRO ANJO SAIU DO TEMPLO CLAMANDO COM GRANDE VOZ AO QUE ESTAVA SENTADO SOBRE A NUVEM: LANÇA A TUA FOICE E CEIFA. PORQUE VEIO PARA TI A HORA DE CEIFAR, POIS ESTÁ SECA A SEARA DA TERRA.

16. E AQUELE QUE ESTAVA SENTADO SOBRE A NU VEM LANÇOU SUA FOICE SOBRE A TERRA E A TERRA FOI CEIFADA.

17. E UM OUTRO ANJO SAIU DO TEMPLO QUE (ESTA) NO CÉU, TENDO TAMBÉM ELE UMA FOICE AGUDA.

18. E UM OUTRO ANJO SAIU DO ALTAR, TENDO PODER SOBRE O FOGO E BRADOU COM GRANDE CLAMOR AO QUE TINHA A FOICE AGUDA, DIZENDO: LANÇA A TUA FOICE AGUDA E VINDIMA OS CACHOS DA VINHA DA TERRA, PORQUE SUAS UVAS ESTÃO MADURAS.

19. E O ANJO LANÇOU SUA FOICE NA TERRA E VINDIMOU A VINHA DA TERRA E LANÇOU NO GRANDE LAGAR DA IRA DE DEUS.

20. E O LAGAR FOI PISADO FORA DA CIDADE, E SAIU SANGUE DO LAGAR ATÉ

OS FREIOS DOS CAVALOS, A MIL E SEISCENTOS ESTÁDIOS.

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPITULO

Descrição do Novo Céu cristão (versículos 1-5). Evangelização (anúncio) ,sobre a vinda do Senhor e então a Nova Igreja (versículos 6, 7, 13). Exortação para que se retirem da fé separada da caridade, em que está a Igreja de hoje (versículos 9-12).

Exame dos que estão nessa fé e manifestação de que suas obras são más (versículos 14-20).

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. E VI; E EIS O CORDEIRO ESTANDO SOBRE A MONTANHA DE SIÃO E COM ELE CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL significa o Senhor agora de novo no céu de cristãos, que O reconheceram como Deus do céu e da terra e que estiveram nas verdades da doutrina procedentes d'Ele pela Palavra (n. 612). TENDO O NOME DE SEU PAI ESCRITO EM SUAS TESTAS significa o reconhecimento do Divino e do Divino Humano do Senhor neles (n. 613).

2. E OUVI UMA VOZ DO CÉU COMO A VOZ DE MUITAS AGUAS significa o Senhor falando pelo novo céu segundo as Divinas Verdades (n. 614). E COMO UMA VOZ DE TROVÃO GRANDE significa e segundo o Divino Amor (n. 615). E OUVI UMA VOZ DE TOCADORES DE HARPAS TOCANDO EM SUAS HARPAS significa a confissão do Senhor segundo a alegria do coração pelos anjos espirituais nos céus inferiores (n. 616).

3. E CANTAVAM COMO UM CÂNTICO NOVO DIANTE DO TRONO E DIANTE DOS QUATRO ANIMAIS E DIANTE DOS ANCIÃOS significa a celebração e a glorificação do Senhor diante d'Ele e diante dos anjos dos céus superiores (n. 617). E NINGUÉM PODIA APRENDER O CÂNTICO SENÃO OS CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL significa que os outros entre os cristãos não puderam compreender e, portanto, reconhecer, pelo amor e péla fé, que o Senhor Só é o Deus do céu e da terra, exceto os que foram recebidos pelo Senhor nesse novo céu (n. 618). OS COMPRADOS DA TERRA significa aqueles que puderam ser regenerados pelo Senhor assim redimidos no mundo (n. 619).

4. ESTES SÃO OS QUE NÃO SE MANCHARAM COM MULHERES, POIS SÃO VIRGENS significa que eles não adulteraram as verdades da Igreja e não as corromperam pelas falsi dades da fé, mas amaram as verdades porque elas são verdades (n. 620). ELES SÃO OS QUE SEGUEM O CORDEIRO PARA QUALQUER PARTE QUE VÁ significa que eles foram conjuntos ao Senhor pelo amor e pela fé para com Ele, porque viveram segundo os Seus preceitos (n. 621). ELES FORAM COMPRADOS DENTRE OS HOMENS significa aqui como precedentemente (n. 622) PRIMÍCIAS A DEUS E AO CORDEIRO significa o inicio do céu cristão, que reconhece um Só

Deus em Quem está a Trindade e que o Senhor é esse Deus (n. 623).

5. E NA SUA BOCA NÃO SE ACHOU DOLO significa que eles não pronunciam e não persuadem a falsidade e o mal por astúcia e por propósito (n. 624). POIS SÃO IMACULADOS DIANTE DO TRONO DE DEUS significa porque eles estão nas verdades provenientes do bem pelo Senhor (n. 625).

6. E VI UM OUTRO ANJO VOANDO NO MEIO DO CÉU, TENDO O EVANGELHO ETERNO PARA EVANGELIZAR OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA significa o anúncio da vinda do Senhor e da Nova Igreja que deve descer do céu por Ele (n. 626). E TODA NAÇÃO E TRIBO E LÍNGUA E POVO significa todos aqueles que pela religião estão nos bens e pela doutrina estão nas verdades (n. 627).

7. DIZENDO COM GRANDE VOZ: TEMEI A DEUS significa um aviso para não praticar males, porque isso é contra o Senhor (n. 628). E DAI GLÓRIA A ELE, PORQUE VEM A HORA DE SEU JUÍZO significa o reconhecimento e a confissão que do Senhor vem toda a verdade da Palavra, segundo a qual todo homem será julgado (n. 629). E ADORAI AQUELE QUE FEZ O CÉU E A TERRA E O MAR E AS FONTES DAS ÁGUAS significa que o Senhor Só deve ser adorado, porque só Ele é o Criador, o Salvador e o Redentor e porque d'Ele Só procedem o céu angélico e a Igreja e tudo o que eles encerram (n. 630).

8. E OUTRO ANJO SEGUIU DIZENDO: CAIU, CAIU BABILÓNIA, ESSA CIDADE GRANDE significa que agora a religiosidade Católico-romana foi dispersada quanto aos seus dogmas e aos seus doutrinais (n. 631). PORQUE DO VINHO DA IRA DE SUA ESCORTAÇÃO DEU DE BEBER A TODAS AS NAÇÕES significa porque, pelas profanações da Palavra e pelas adulterações do bem e da verdade da Igreja, ela seduziu todos aqueles que pôde sujeitar a seu domínio (n. 632).

9. E UM TERCEIRO ANJO OS SEGUIU DIZENDO COM GRANDE VOZ significa ainda alguma coisa do Senhor sobre os que estão na fé separada da caridade (n. 633). SE ALGUÉM ADORAR A BESTA E A IMAGEM DELA E RECEBER SUA MARCA NA TESTA E SOBRE A MÃO significa: aquele que reconhece e recebe a doutrina da justificação e da salvação pela fé só, confirma-a e vive de acordo com ela (n. 634).

10, 11. TAMBÉM ELE BEBERÁ DO VINHO DA IRA DE DEUS, MISTURADO COM O VINHO PURO NO COPO DA CÓLERA D'ELE significa que eles falsificam os bens e as verdades da Palavra e impregnam sua vida dessas coisas falsificadas (n. 635). E SERÁ ATORMENTADO COM FOGO E ENXOFRE DIANTE DOS SANTOS ANJOS E DIANTE DO CORDEIRO E O FUMO DO TORMENTO DELES SUBIRÁ NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa o amor de si e do mundo e as cobiças resultantes, bem como o orgulho da própria inteligência, e por essas coisas o tormento no inferno (n. 636). E NÃO TERÃO SOSSEGO DE DIA E DE NOITE OS QUE ADORAM A BESTA E A SUA IMAGEM E SE ALGUÉM RECEBER A MARCA DO NOME DELA significa um perpétuo estado nos desgostos entre aqueles que reconhecem e recebem esta fé, a confirmam e vivem de acordo com ela (n. 637).

12. AQUI ESTÁ A PACIÊNCIA DOS SANTOS; AQUI ESTÃO OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ EM JESUS CRISTO significa que o homem da Igreja do Senhor é examinado por eles por melo das tentações; sobre a qualidade dele quanto à vida segundo os preceitos da Palavra e quanto à fé no Senhor (n. 638).

13. E OUVI UMA VOZ DO CÉU DIZENDO-ME: ESCREVE, BEM-AVENTURADOS OS MORTOS QUE MORREM NO SENHOR DESDE AGORA significa a predição pelo Senhor sobre o estado, depois da morte, daqueles que pertencerão à Sua Nova Igreja, a saber, que terão a vida e a felicidade eternas (n. 639). SIM, DIZ O ESPÍRITO, PARA QUE REPOUSEM DE SEUS TRABALHOS significa que a Divina Verdade da Palavra ensina que os que afligem a sua alma e crucificam a sua carne por causa disso terão a paz no Senhor (n. 640). PORQUE SUAS OBRAS SEGUEM COM ELES significa a maneira como eles amaram e creram e, por conseguinte, agiram e falaram (n. 641).

14. E VI, E EIS UMA NUVEM BRANCA E SOBRE A NUVEM. SENTADO ALGUÉM SEMELHANTE AO FILHO DO HOMEM significa o Senhor quanto à Palavra (n. 642). TENDO SOBRE SUA CABEÇA UMA COROA DE OURO E NA SUA MÃO UMA FOICE AGUDA significa a Divina Sabedoria proveniente do Seu Divino Amor e a Divina Verdade da Palavra (n. 643).

15. E OUTRO ANJO SAIU DO TEMPLO significa o céu angélico (n. 644). CLAMANDO COM GRANDE VOZ AO QUE ESTAVA SENTADO SOBRE A NUVEM: LANÇA A TUA FOICE E CEIFA, PORQUE VEIO PARA TI A HORA DE CEIFAR, POIS ESTÁ SECA A SEARA DA TERRA significa a suplica dos anjos do céu ao Senhor, para que Ele ponha um fim e execute o juízo, porque agora é o último estado da Igreja (n. 645).

16. E AQUELE QUE ESTAVA SENTADO SOBRE A NUVEM LANÇOU SUA FOICE SOBRE A TERRA E A TERRA FOi CEIFADA significa o fim da Igreja, porque nela não há mais a Divina Verdade (n. 646).

17. E UM OUTRO ANJO SAIU DO TEMPLO QUE (ESTÁ) NO CÉU, TENDO TAMBÉM ELE UMA FOICE AGUDA significa os céus do reino espiritual do Senhor e a Divina Verdade da Palavra neles (n. 647).

18. E UM OUTRO ANJO SAIU DO ALTAR, TENDO PODER SOBRE O FOGO significa os céus do reino celestial do Senhor que estão no bem do amor pelo Senhor (n. 648). E BRADOU COM GRANDE CLAMOR AO QUE TINHA A FOICE AGUDA, DIZENDO: LANÇA A TUA FOICE AGUDA E VINDIMA OS CACHOS DA VINHA DA TERRA significa a operação do Senhor segundo o bem de Seu Amor pela Divina Verdade de Sua Palavra nas obras da caridade e da fé que estão nos homens da Igreja Cristã (n. 649A).

PORQUE SUAS UVAS ESTÃO MADURAS significa porque é o último estado da Igreja Cristã (n. 649B).

19. E O ANJO LANÇOU SUA FOICE NA TERRA E VINDIMOU A VINHA DA TERRA significa o fim da Igreja Cristã de hoje (n. 650). E LANÇOU-A NO GRANDE LAGAR DA IRA DE DEUS significa o exame da qualidade de suas obras, que eram más (n. 651).

20. E O LAGAR FOI PISADO FORA DA CIDADE significa que o exame foi feito, segundo as Divinas Verdades da Palavra, sobre a qualidade das obras que fluíam da doutrina da fé da Igreja (n. 652). E SAIU SANGUE DO LAGAR ATÉ OS FREIOS DOS CAVALOS significa a violência feita à Palavra pelas horríveis falsificações da verdade e, por conseguinte, o entendimento obstruído de tal modo que o homem quase não mais pode ser ensinado e conduzido pelas Divinas Verdades procedentes do Senhor (n. 653). A MIL E SEISCENTOS ESTÁDIOS significa meramente as falsidades do mal (n. 654).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) E VI, E EIS O CORDEIRO ESTANDO SOBRE A MONTANHA DE SIÃO E COM ELE CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL significa o Senhor agora no novo céu composto pelos que, nas Igrejas Cristãs, reconheceram o Senhor Só como Deus do céu e da terra e estiveram nas verdades da doutrina segundo o bem do amor procedente d'Ele pela Palavra. Por “vi” são significadas estas coisas e as que seguem no presente capítulo. Pelo “Cordeiro” é entendido o Senhor quanto ao Divino Humano (n. 269, 271).

Pela “montanha de Sião” é significado o céu onde residem os que estão no amor ao Senhor, dos quais se tratará a seguir. Por “cento e quarenta e quatro mil” são significados todos os que reconhecem o Senhor Só como o Deus do céu e da terra e que estão nas verdades da doutrina segundo o bem do amor procedente d’Ele pela Palavra (n. 348 e seguintes). As coisas que concernem a eles são tratadas no capítulo 7, mas ali “foram assinalados sobre as testas” e, por conseguinte, distintos e separados dos restantes; agora aqui (estão)

reunidos em uma unidade e (há) um céu formado por eles.

[2] O céu de que aqui se trata é o céu formado pelos cristãos desde o tempo do Senhor no mundo e pelos que, por conseguinte, se dirigiram ao Senhor Só e viveram de acordo com os Seus preceitos na Palavra, fugindo dos males como pecados contra Deus. Este céu é o Novo Céu, de onde a Santa Jerusalém, isto é, a Nova Igreja na terra descerá (Apocalipse 21:1, 2). Mas os céus antes da vinda do Senhor estão por cima deste Novo Céu e são denominados Céus Antigos, nos quais todos também reconhecem o Senhor Só como Deus do céu e da terra; esses céus se comunicam com o Novo Céu por influxo.

[3] Sabe-se que pela “terra de Canaã” é significada a Igreja, porque lá estava a Palavra e por meio dela o Senhor é conhecido. (Sabe-se) também que, no meio dessa terra, estava a cidade de Sião e abaixo a cidade de Jerusalém, uma e outra sobre uma montanha.

Consequentemente, por “Sião” e por ‘‘Jerusalém” são significadas as coisas íntimas da Igreja e, como a Igreja no céu faz um com a Igreja nas terras, por isso, por “Sião” e por “Jerusalém” é entendida a Igreja no céu e na terra, mas por “Sião” a Igreja quanto ao amor, e por “Jerusalém” a Igreja quanto à doutrina dela procedente. Diz-se a “montanha de Sião” Porque pela “montanha” é significado o amor (n. 336).

[4] Que pela “montanha de Sião” é significado o céu e a Igreja, onde o Senhor Só é adorado, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Eu ungi o Meu Rei sobre Sião. Anunciarei pelo estatuto: Tu és Meu Filho, Eu hoje Te gerei; darei às nações a Tua herança; beijai o Filho, para que não se ire e pereçais. Bemaventurados todos os que confiam n'Ele” (Salmo 2:6-8, 12). “Sobre uma montanha alta sobe, evangelizadora Sião. Dize: Eis o Senhor Jehovah como veio forte” (Isaías 40:9, 10). “Exulta muito, filha de Sião. Eis o teu Rei vem a ti, justo e salvador” (Zacarias 9:9, Mateus 21:2, 4, 5João 12:14, 15).

“Exclama e jubila, habitante de Sião, porque grande é no meio de ti o Santo de Israel” (Isaías 12:6).

“Os remidos de Jehovah voltarão a Sião com canto” (Isaías 35:10).

“Regozija-te e alegra-te, filha de Sião; eis Eu venho para habitar no meio de ti” (Zacarias 2:10, 11).

“Quem dará em Sião a salvação de Israel?” (Salmo 14:7Salmo 53:6).

“O Senhor Jehovah fundará em Sião uma pedra provada e então ser á abolida a vossa aliança com a morte” (Isaías 28:16-18).

“A Minha salvação não tardará; darei a salvação em Sião” (Isaías 46:13).

“Então o Redentor virá a Sião” (Isaías 59:20).

“Jehovah Zebaoth reinará no monte Sião” (Isaías 24:23). “Jehovah ama as portas de Sião mais do que todos os habitantes de Jacob;

coisas gloriosas têm de ser proclamadas em ti, cidade de Deus. Este nasceu lá. Todas as minhas fontes em ti (estarão)” (Salmo 87:2, 3, 6, 7).

“Jehovah escolheu a Sião; desejou-a para Sua sede; este é Meu repouso para a eternidade; aí habitarei” (Salmo 132:13, 14).

“Filhos de Sião, exultem com seu Rei” (Salmo 149:2). “Jehovah levanta-Te e tem misericórdia de Sião; veio o tempo estatuído; ser á anunciado em Sião o nome de Jehovah, quando forem congregados os povos e os reinos para servir a Jehovah” (Salmo 102:13-16, 21, 22).

“De Sião Deus resplandecerá; nosso Deus virá e bradará ao céu em cima e à terra; juntai para Mim os Meus santos” (Salmo 50:2-5).

(Além disso, em muitos outros lugares, como Isaías 1:27Isaías 4:2, 5, Isaías 31:4, 9Isaías 33:5, 20, Isaías 37:22

Isaías 52:1, Isaías 64:10, Jeremias 6:2Lamentações 4:2, Amós 1:2, Miquéias 3:10, 12Miquéias 4:1-3, 7, 8Sofonias 3:14, 16, Joel 3:16, 17, 21, Zacarias 8:3Salmo 20:2Salmo 48:2, 3, 11-14

Salmo 76:2, Salmo 78:68, Salmo 110:1, 2Salmo 149:2, 4, Salmo 125:1

Salmo 126:1, Salmo 128:5, 6Salmo 134:3Salmo 135:21, Salmo 146:10).

Em muitos lugares é dito “virgem de Sião” e “filha de Sião”, pelo que não se entende qualquer virgem ou filha de Sião, mas a Igreja quanto à afeição do bem e da verdade, semelhantemente ao que se entende pela “noiva do Cordeiro (Apocalipse 21:2, 9; 22:17).A “virgem e a filha de Sião” significam a Igreja do Senhor nos seguintes lugares: Isaías 1:8, 3:16-26, 4:4, 10:32, 16:1, 37;22. Isaías 52:2, 62:11, Jeremias 4:31, Jeremias 6:2, 23, Lamentações 1:6, 2:1, 4, 8, 10, 13, 18, 4:22, Miquéias 1:13, 4:8, 10, 13, Sofonias 3:14, Zacarias 2:10, 9:9, Salmo 9:14, e em outros lugares.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987