Біблія

 

1 Samuel 2:21

Дослідження

       

21 Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e teve três filhos e duas filhas. Entrementes, o menino Samuel crescia diante do Senhor.

З творів Сведенборга

 

Arcanos Celestes #66

Вивчіть цей уривок

  
/ 10837  
  

66. Quanto ao gênero, há quatro estilos na Palavra: o primeiro, o que foi da Igreja Antiqüíssima. O modo de eles se expressarem era tal que, quando nomeavam coisas terrestres e mundanas, pensavam sobre as coisas espirituais e celestes que elas representavam. Por isso, não só se exprimiam por meio de representativos, mas também os compunham em uma espécie de série histórica, por assim dizer, para lhes dar mais vida, o que lhes era muito deleitável. É esse estilo que foi entendido quando Ana profetizou, dizendo:

"Falai o que é alto, alto; saia o que é antigo de vossa boca" (1 Samuel 2:3).

Esses representativos se chamam, em David, "enigmas da antigüidade" (Salmos 78:2-4). É dos descendentes da Igreja Antiqüíssima que Moisés obteve os relatos da Criação, desde o Jardim do Éden até os tempos de Abraham.

O segundo estilo é o histórico, que está nos livros de Moisés-desde os tempos de Abraham e depois-e em Josué, Juizes, Samuel e Reis, nos quais os relatos históricos são absolutamente tais como estabelecidos no sentido da letra, não obstante todas e cada uma das coisas conterem coisas inteiramente diferentes no sentido interno, do que se tratará em sua ordem na seqüência, pela Divina misericórdia do Senhor.

O terceiro estilo é o profético, que nasceu do estilo da Igreja Antiqüíssima, o qual eles muito veneravam. Mas esse não é contínuo nem está em aparência histórica como o dos antiqüíssimos, mas é disperso, quase nunca inteligível exceto no sentido interno, onde profundos arcanos se acham dispostos seguindo uma ordem conexa e se referem ao homem externo e interno, aos vários estados da Igreja, ao Céu mesmo e, nos íntimos, ao SENHOR.

O quarto estilo é o dos Salmos de David, que é intermediário ao proféticos e à linguagem comum. Ali, sob a pessoa de David como rei, trata-se, no sentido interno, do SENHOR.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém