Biblija

 

Ezequiel 7

Studija

   

1 Demais veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:

2 E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus à terra de Israel: Vem o fim, o fim Vem sobre os quatro cantos da terra.

3 Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos; e trarei sobre ti todas as tuas abominações.

4 E não te pouparei, nem terei piedade de ti; mas eu te punirei por todos os teus caminhos, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu sou o Senhor.

5 Assim diz o Senhor Deus: Mal sobre Mal! eis que vem!

6 Vem o fim, o fim Vem, despertou-se contra ti; eis que Vem.

7 Vem a tua ruína, ó habitante da terra! Vem o tempo; está perto o dia, o dia de tumulto, e não de gritos alegres, sobre os montes.

8 Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos; e te punirei por todas as tuas abominações.

9 E não te pouparei, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim te punirei, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu, o Senhor, castigo.

10 Eis o dia! Eis que vem! Veio a tua ruína; já floresceu a vara, já brotou a soberba. :

11 A violência se levantou em vara de iniqüidade. nada restará deles, nem da sua multidão, nem dos seus bens. Não haverá eminência entre eles.

12 Vem o tempo, é chegado o dia; não se alegre o comprador, e não se entristeça o vendedor; pois a ira está sobre toda a multidão deles.

13 Na verdade o vendedor não tornará a possuir o que vendeu, ainda que esteja por longo tempo entre os viventes; pois a visão, no tocante a toda a multidão deles, não voltará atrás; e ninguém prosperará na vida, pela sua iniqüidade.

14 Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá à batalha; pois sobre toda a multidão deles está a minha ira.

15 Fora está a espada, e dentro a peste e a fome; o que estiver no campo morrerá à espada; e o que estiver na cidade, devorálo-a a fome e a peste.

16 E se escaparem alguns sobreviventes, estarão sobre os montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniqüidade.

17 Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos se tornarão fracos como água.

18 E se cingirão de sacos, e o terror os cobrirá; e sobre todos os rostos haverá vergonha e sobre todas as suas cabeças calva.

19 A sua prata, lançá-la-ão pelas ruas, e o seu ouro será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; esses metais não lhes poderão saciar a fome, nem lhes encher o estômago; pois serviram de tropeço da sua iniqüidade.

20 Converteram em soberba a formosura dos seus adornos, e deles fizeram as imagens das suas abominações, e as suas coisas detestáveis; por isso eu a fiz para eles como uma coisa imunda.

21 E entregá-la-ei nas mãos dos estrangeiros por presa, e aos ímpios da terra por despojo; e a profanarão.

22 E desviarei deles o meu rosto, e profanarão o meu lugar oculto; porque entrarão nele saqueadores, e o profanarão.

23 Faze uma cadeia, porque a terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade está cheia de violência.

24 Pelo que trarei dentre as nações os piores, que possuirão as suas casas; e farei cessar a soberba dos poderosos; e os seus lugares santos serão profanados.

25 Quando vier a angústia eles buscarão a paz, mas não haverá paz.

26 Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; e buscarão do profeta uma visão; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho.

27 O rei pranteará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra tremerão de medo. Conforme o seu caminho lhes farei, e conforme os seus merecimentos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor.

   

Iz Swedenborgovih djela

 

Apocalipse Revelado #938

Proučite ovaj odlomak

  
/ 962  
  

938. (VERSÍCULO 4) E VERÃO A SUA FACE E IMAS SUAS TESTAS ESTARÁ O SEU NOME significa que eles se voltarão para o Senhor e o Senhor para eles, porque terão sido conjuntos pelo amor.

Que por “ver a face” de Deus e do Cordeiro, ou do Senhor, não se entende ver a Sua face (é evidente), porque ninguém pode ver Sua face qual ela é em Seu Divino Amor e em Sua Divina Sabedoria e viver, pois Ele é o Sol do céu e de todo o mundo espiritual; e ver Sua face qual ela é em Si mesma seria como se alguém entrasse no sol, por cujo fogo seria logo consumido. Contudo o Senhor, às vezes, Se faz ver fora de Seu Sol, mas então Ele se vela e se apresenta à vista, o que Ele faz por intermédio de um anjo, como também fizera no mundo diante de Abrahão, Hagar, Lot, Gideão, Josué e outros. Por isso, esses anjos foram chamados “anjos” e também “Jehovah”, porque a presença de Jehovah estava neles.

[2] Mas aqui, por “verão a Sua face”, não se entende ver Sua face dessa maneira, mas ver as verdades que estão na Palavra por Ele e, por essas verdades, O conhecer e O reconhecer. Com efeito, as Divinas Verdades da Palavra constituem a luz que procede do Senhor como Sol e na qual estão o sanjos; e, como tais verdades constituem a luz, elas são como espelhos nos quais a face do Senhor é vista.

Que por “ver a Face do Senhor” é significado voltar-se para Ele ser á mostrado depois. Pelo “Nome do Senhor estará em suas testas” é significado que o Senhor os ama e os faz voltarem-se para Ele; pelo “Nome do Senhor” é significado o Próprio Senhor, porque é significada toda a Sua qualidade, pela qual Ele é conhecido e segundo a qual é adorado (n. 81, 584); pela “testa” é significado o amor (n. 347, 605); e por “escrito na testa” é significado o amor do Senhor neles (n. 729). Por essas considerações, pode-se ver o que é propriamente significado por essas palavras.

[3] (Pelas palavras do versículo) é significado que eles se voltarão para o Senhor e o Senhor se voltará para eles, porque o Senhor olha na testa de todos que lhe foram conjuntos pelo amor e assim os volta para Si. Por isso, os anjos, no céu, não voltam a face a não ser para o Senhor como Sol, e isso se faz em qualquer posição de seus corpos, o que é uma coisa admirável. Daí vem que se diz comumente que “eles têm Deus continuamente diante de seus olhos”. A mesma coisa ocorre com o espírito do homem que est á vivendo no mundo e foi conjunto ao Senhor pelo amor. Mas sobre o direcionamento das faces para o Senhor, vejam-se muitas coisas importantes no livro SABEDORIA ANGÉLICA SOBRE O DIVINO AMOR E A DIVINA SABEDORIA (n. 129-144), e na obra CÉU E INFERNO, publicada em Londres, em 1758 (n. 17, 123, 143, 144, 151, 153, 255, 272).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Iz Swedenborgovih djela

 

O Céu E o Inferno #272

Proučite ovaj odlomak

  
/ 603  
  

272. Que os anjos possam receber tanta sabedoria, às causas acima citadas se acrescenta esta, que também é a primeira no céu: é que estão destituídos do amor de si, pois quanto mais alguém é destituído desse amor, mais pode saber sobre as coisas Divinas. O amor de si é que fecha os interiores para o Senhor e para o céu e abre os exteriores e os volta para si; por causa disso, todos os que são dominados por esse amor estão em trevas quanto às coisas que são do céu, por mais que esteja na luz quanto às coisas que são do mundo. Os anjos, porém, pelo contrário, como estão destituídos desse amor, estão na luz da sabedoria, pois que os amores celestes, em que estão os que se acham no amor ao Senhor e no amor para com o próximo, abrem os interiores, pois esses amores vêm do Senhor e é, neles, o Senhor mesmo. (Que esses amores façam o céu no geral e formem o céu em cada um em particular, veja-se acima, ns. 13-19). Como os amores celestes abrem os interiores para o Senhor, por isso também todos os anjos voltam suas faces para o Senhor (n. 142), pois no mundo espiritual é o amor que volta para si os interiores de cada um e o que volta os interiores também volta a face, pois a face ali age em união com os interiores; ela é, com efeito, a forma externa dos interiores. Como o amor volta para si os interiores e a face, por isso também se conjunta a eles, porque o amor é a conjunção espiritual, pelo que também comunica suas coisas com eles. Por essa conversão e, assim, pela conjunção e comunicação, os anjos têm sabedoria. (Que toda conjunção no mundo espiritual seja segundo a conversão, veja-se acima, n. 255).

  
/ 603  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil