Biblija

 

Ezequiel 7

Studija

   

1 Demais veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:

2 E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus à terra de Israel: Vem o fim, o fim Vem sobre os quatro cantos da terra.

3 Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos; e trarei sobre ti todas as tuas abominações.

4 E não te pouparei, nem terei piedade de ti; mas eu te punirei por todos os teus caminhos, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu sou o Senhor.

5 Assim diz o Senhor Deus: Mal sobre Mal! eis que vem!

6 Vem o fim, o fim Vem, despertou-se contra ti; eis que Vem.

7 Vem a tua ruína, ó habitante da terra! Vem o tempo; está perto o dia, o dia de tumulto, e não de gritos alegres, sobre os montes.

8 Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos; e te punirei por todas as tuas abominações.

9 E não te pouparei, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim te punirei, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu, o Senhor, castigo.

10 Eis o dia! Eis que vem! Veio a tua ruína; já floresceu a vara, já brotou a soberba. :

11 A violência se levantou em vara de iniqüidade. nada restará deles, nem da sua multidão, nem dos seus bens. Não haverá eminência entre eles.

12 Vem o tempo, é chegado o dia; não se alegre o comprador, e não se entristeça o vendedor; pois a ira está sobre toda a multidão deles.

13 Na verdade o vendedor não tornará a possuir o que vendeu, ainda que esteja por longo tempo entre os viventes; pois a visão, no tocante a toda a multidão deles, não voltará atrás; e ninguém prosperará na vida, pela sua iniqüidade.

14 Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá à batalha; pois sobre toda a multidão deles está a minha ira.

15 Fora está a espada, e dentro a peste e a fome; o que estiver no campo morrerá à espada; e o que estiver na cidade, devorálo-a a fome e a peste.

16 E se escaparem alguns sobreviventes, estarão sobre os montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniqüidade.

17 Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos se tornarão fracos como água.

18 E se cingirão de sacos, e o terror os cobrirá; e sobre todos os rostos haverá vergonha e sobre todas as suas cabeças calva.

19 A sua prata, lançá-la-ão pelas ruas, e o seu ouro será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; esses metais não lhes poderão saciar a fome, nem lhes encher o estômago; pois serviram de tropeço da sua iniqüidade.

20 Converteram em soberba a formosura dos seus adornos, e deles fizeram as imagens das suas abominações, e as suas coisas detestáveis; por isso eu a fiz para eles como uma coisa imunda.

21 E entregá-la-ei nas mãos dos estrangeiros por presa, e aos ímpios da terra por despojo; e a profanarão.

22 E desviarei deles o meu rosto, e profanarão o meu lugar oculto; porque entrarão nele saqueadores, e o profanarão.

23 Faze uma cadeia, porque a terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade está cheia de violência.

24 Pelo que trarei dentre as nações os piores, que possuirão as suas casas; e farei cessar a soberba dos poderosos; e os seus lugares santos serão profanados.

25 Quando vier a angústia eles buscarão a paz, mas não haverá paz.

26 Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; e buscarão do profeta uma visão; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho.

27 O rei pranteará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra tremerão de medo. Conforme o seu caminho lhes farei, e conforme os seus merecimentos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor.

   

Iz Swedenborgovih djela

 

Apocalipse Revelado #938

Proučite ovaj odlomak

  
/ 962  
  

938. (VERSÍCULO 4) E VERÃO A SUA FACE E IMAS SUAS TESTAS ESTARÁ O SEU NOME significa que eles se voltarão para o Senhor e o Senhor para eles, porque terão sido conjuntos pelo amor.

Que por “ver a face” de Deus e do Cordeiro, ou do Senhor, não se entende ver a Sua face (é evidente), porque ninguém pode ver Sua face qual ela é em Seu Divino Amor e em Sua Divina Sabedoria e viver, pois Ele é o Sol do céu e de todo o mundo espiritual; e ver Sua face qual ela é em Si mesma seria como se alguém entrasse no sol, por cujo fogo seria logo consumido. Contudo o Senhor, às vezes, Se faz ver fora de Seu Sol, mas então Ele se vela e se apresenta à vista, o que Ele faz por intermédio de um anjo, como também fizera no mundo diante de Abrahão, Hagar, Lot, Gideão, Josué e outros. Por isso, esses anjos foram chamados “anjos” e também “Jehovah”, porque a presença de Jehovah estava neles.

[2] Mas aqui, por “verão a Sua face”, não se entende ver Sua face dessa maneira, mas ver as verdades que estão na Palavra por Ele e, por essas verdades, O conhecer e O reconhecer. Com efeito, as Divinas Verdades da Palavra constituem a luz que procede do Senhor como Sol e na qual estão o sanjos; e, como tais verdades constituem a luz, elas são como espelhos nos quais a face do Senhor é vista.

Que por “ver a Face do Senhor” é significado voltar-se para Ele ser á mostrado depois. Pelo “Nome do Senhor estará em suas testas” é significado que o Senhor os ama e os faz voltarem-se para Ele; pelo “Nome do Senhor” é significado o Próprio Senhor, porque é significada toda a Sua qualidade, pela qual Ele é conhecido e segundo a qual é adorado (n. 81, 584); pela “testa” é significado o amor (n. 347, 605); e por “escrito na testa” é significado o amor do Senhor neles (n. 729). Por essas considerações, pode-se ver o que é propriamente significado por essas palavras.

[3] (Pelas palavras do versículo) é significado que eles se voltarão para o Senhor e o Senhor se voltará para eles, porque o Senhor olha na testa de todos que lhe foram conjuntos pelo amor e assim os volta para Si. Por isso, os anjos, no céu, não voltam a face a não ser para o Senhor como Sol, e isso se faz em qualquer posição de seus corpos, o que é uma coisa admirável. Daí vem que se diz comumente que “eles têm Deus continuamente diante de seus olhos”. A mesma coisa ocorre com o espírito do homem que est á vivendo no mundo e foi conjunto ao Senhor pelo amor. Mas sobre o direcionamento das faces para o Senhor, vejam-se muitas coisas importantes no livro SABEDORIA ANGÉLICA SOBRE O DIVINO AMOR E A DIVINA SABEDORIA (n. 129-144), e na obra CÉU E INFERNO, publicada em Londres, em 1758 (n. 17, 123, 143, 144, 151, 153, 255, 272).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Iz Swedenborgovih djela

 

Apocalipse Revelado #81

Proučite ovaj odlomak

  
/ 962  
  

81. E POR CAUSA DE MEU NOME TRABALHASTE E NÃO TE CANSASTE significa o estudo e o trabalho para adquirir para si e também ensinar as coisas que pertencem à religião e à sua doutrina.

Pelo “Nome” de Jehovah ou do Senhor na Palavra não se entende Seu Nome, mas tudo aquilo pelo que Ele é adorado e, como Ele é adorado segundo a doutrina da Igreja, por “Seu Nome” se entende o todo da doutrina e, em um sentido universal, o todo da religião. Estas coisas são entendidas pelo “Nome de Jehovah”, porque no céu só se dão nomes que envolvem a qualidade da pessoa; e a qualidade de Deus

étudo aquilo pelo qual Ele é adorado. Quem não conhece esta significação do “Nome” na Palavra somente pode entender o nome, e no nome somente nada existe de culto nem de religião.

[2] Assim. quem tiver sua ideia nesta significação do “Nome de Jehovah” na Palavra, quando é lido, deve por si próprio entender o que por ele é significado nas seguintes passagens:

“Direis nesse dia: Confessai Jehovah, invocai o Nome d'Ele” (Isaías 12:4)

“Ó Jehovah, Te esperamos: no Teu Nome está o desejo de nossa alma:

por Ti comemoraremos o Teu Nome” (isaías 26:8, 13)

“Desde o nascer do sol será invocado o Teu Nome” (Isaías 41:25)

“Desde o nascer do sol até o ocaso, grande o Meu Nome entre as nações e, em todo lugar, perfume será oferecido ao Meu Nome, porque grande é Meu Nome entre as nações: vós profanais o Meu Nome quando dizeis: a mesa de Jehovah foi poluída; certamente soprais sobre o Meu Nome quando trazeis o roubado, o coxo ou o doente” (Malaquias 1:11, 12, 13)

“Todos os povos andam em nome de seu deus: andaremos em Nome de Jehovah, Deus nosso” (Miquéias 4:5)

“Quem for chamado em Meu Nome, para Minha glória criei e o formei” (Isaías 43:7)

“Não tomarás o Nome do teu Deus em vão; Jehovah não terá por inocente quem tomar o Seu Nome em vão” (Deuteronômio 5:11)

“Adorar-se-á Jehovah em um lugar, onde porá o Seu Nome” (Deuteronômio 12:5, 11, 13, 14, 18:16:2, 6, 11, 15, 16). (E em muitos outros lugares).

Quem não vê que, nessas passagens, não se entende somente o nome?

[3] A mesma coisa ocorre, em relação ao “Nome do Senhor”, no Novo Testamento, como nessas passagens:

“Jesus disse: Sereis odiados por todos por causa do Meu Nome” (Mateus 10:22:24:9, 10)

“Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu Nome, ai estou no meio deles” (Mateus 18:20)

“Quem deixar casas, irmãos e irmãs por causa de Meu Nome receber á cem vezes mais e a vida eterna” (Mateus 19:29)

“A todos que O receberam, deu-lhes poder para que fossem filhos de Deus, aos que cressem em Seu Nome” (João 1:12) “Muitos creram em Seu Nome” (João 2:23)

“Quem não crê já está julgado, porque não creu no Nome do Unigénito Filho de Deus” (João 3:17, 18)

“Os que creem terão a vida em Seu Nome” (João 20:31) “Bendito Aquele que vem em Nome do Senhor” (Mateus 21:9, 23:39 ; Lucas 13:35:19:38).

[4] Que o Senhor, quanto ao Humano, seja o Nome do Pai, vê-se nas seguintes passagens:

“Pai, glorifica o Teu Nome” (João 12:28)

“Santificado seja o Teu Nome, venha o Teu reino” (Mateus 6:9)

(Depois também nas seguintes passagens: Êxodo 23:20, 21; Jeremias 23:6; Miquéias 5:4).

Que o “nome” em outros casos seja a qualidade do culto vê-se nas seguintes passagens:

“O pastor das ovelhas chama suas próprias ovelhas pelo seu nome” (João 10:3)

“Tens poucos nomes em Sardes” (Apocalipse 3:4)

“Escreverei sobre ele o Nome do Meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, da Nova Jerusalém, e o Meu Nome novo” (Apocalipse 3:12) (E em outros lugares).

Assim, segundo estas passagens, pode-se ver que “por causa do Meu Nome trabalhaste e não te cansaste” significa o estudo e o trabalho para adquirir para si, e também para ensinar as coisas que pertencem

à religião e à sua doutrina.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987