La Biblia

 

Ezequiel 4

Estudio

   

1 Tu pois, ó filho do homem, toma um tijolo, e pô-lo-ás diante de ti, e grava nele uma cidade, a cidade de Jerusalém;

2 e põe contra ela um cerco, e edifica contra ela uma fortificação, e levanta contra ela uma tranqueira; e coloca contra ela arraiais, e põe-lhe aríetes em redor.

3 Toma também uma sertã de ferro, e põe-na por muro de ferro entre ti e a cidade; e olha para a cidade, e ela será cercada, e tu a cercarás; isso servirá de sinal para a casa de Israel.

4 Tu também deita-te sobre o teu lado esquerdo, e põe sobre ele a iniqüidade da casa de Israel; conforme o número dos dias em que te deitares sobre ele, levarás a sua iniqüidade.

5 Pois eu fixei os anos da sua iniqüidade, para que eles te sejam contados em dias, trezentos e noventa dias; assim levarás a iniqüidade da casa de Israel.

6 E quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá; quarenta dias te dei, cada dia por um ano.

7 Dirigirás, pois, o teu rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto; e profetizarás contra ela.

8 E eis que porei sobre ti cordas; assim tu não te voltarás dum lado para o outro, até que tenhas cumprido os dias de teu cerco:

9 E tu toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho miúdo, e espelta, e mete-os numa só vasilha, e deles faze pão. Conforme o número dos dias que te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso.

10 E a tua comida, que hás de comer, será por peso, vinte siclos cada dia; de tempo em tempo a comerás.

11 Também beberás a água por medida, a sexta parte dum him; de tempo em tempo beberás.

12 Tu a comerás como bolos de cevada, e à vista deles a assarás sobre o excremento humano.

13 E disse o Senhor: Assim comerão os filhos de Israel o seu pão imundo, entre as nações, para onde eu os lançarei.

14 Então disse eu: Ah Senhor Deus! eis que a minha alma não foi contaminada: pois desde a minha mocidade até agora jamais comi do animal que morre de si mesmo, ou que é dilacerado por feras; nem carne abominável entrou na minha boca.

15 Então me disse: , eu te dou esterco de bois em lugar de excremento de homem; e sobre ele prepararás o teu pão,

16 Disse-me mais: Filho do homem, eis que quebrarei o báculo de pão em Jerusalém; e comerão o pão por peso, e com ansiedade; e beberão a água por medida, e com espanto;

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

   

Comentario

 

Shelah

  

'Shelah', como en Génesis 38:2, significa la cualidad del mal derivada de la falsedad del mal, o la cualidad de la idolatría con la nación judía.

(Referencias: Arcana Coelestia 4819, 4826, 4913, Génesis 2, 38, 38:3, 38:26)

De obras de Swedenborg

 

Apocalipse Revelado #510

Estudiar este pasaje

  
/ 962  
  

510. (VERSÍCULO 11) E DEPOIS DOS TRÊS DIAS E MEIO, UM ESPÍRITO DE VIDA (VINDO) DE DEUS ENTROU NELES E ELES SE PUSERAM SOBRE OS SEUS PÉS significa que esses dóis essenciais da Nova Igreja no fim da Igreja precedente, quan- do a Nova Igreja começa e progride, são vivificados pelo Senhor nos que recebem. Por “três dias e meio” é significado o fim e o começo (n. 505), assim desde o fim da Igreja que existe ainda até o começo da Nova Igreja, aqui naqueles em quem a Nova Igreja começa e progride, porque agora se diz das “testemunhas” que “um espírito de vida entrou neles e eles se puseram sobre seus pés”. Por “um espírito de vida vindo de Deus” é significada a vida espiritual, e por “pôr-se sobre os pés” é significada a vida natural concordando com a vida espiritual e, assim, ser vivificado pelo Senhor. Essa é a significação porque pelo “espírito de vida” se entende o interno do homem, que é denominado homem interno, o qual considerado em si mesmo é espiritual, pois o espírito do homem pensa e quer, e pensar e querer é em si espiritual. Por “pôr-se sobre os pés” é significado, o externo do homem, que é também denominado homem externo, o qual considerado em si mesmo é natural, pois o corpo diz e faz o que seu espírito pensa e quer, e dizer e fazer é natural. Que “os pés” significam os naturais, vê-se nos n. 49, 468.

[2] Vai-se dizer o que se entende especificamente por isso. Todo homem que é reformado é primeiramente reformado quanto ao homem interno e, mais tarde, quanto ao homem externo. O homem interno não

éreformado unicamente por saber e compreender as verdades e os bens pelos quais o homem é salvo, mas por querê-los e amá-los; mas o homem externo (é reformado) por dizer e fazer as coisas que o homem interno quer e ama, e tanto quanto isso se efetua, tanto mais o homem é regenerado. Ele não é regenerado antes, porque o seu interno não está antes no efeito, mas está somente na causa, e a causa, se não estiver no efeito, se dissipa. Isto é como uma casa fundada sobre o gelo, a qual se afunda quando o gelo é derretido pelo sol;

em uma palavra, é como um homem sem pés levantar-se e andar. Ocorre o mesmo com o homem interno ou espiritual, se ele não tiver por fundamento o homem externo ou natural. É isso, pois, que é significado pelas “duas testemunhas se porem em seus pés depois que um espírito vindo de Deus entrou neles"; e também por expressões semelhantes em Ezequiel:

“Jehovah disse-me: Profetiza sobre o espírito e, quando profetizei, o espírito entrou neles e eles se puseram sobre os pés” (37:9, 10).

“Uma voz falando me disse: Filho do homem, põe-te sobre os teus pes.

Então entrou o espírito em mim e pôs-me sobra os meus pés” (2:1, 2).

“Cai sobre as minhas faces; mas velo em mim o espírito e reergueu-me sobre os meus pés” (3:23, 24).

É também o que se entende pelas palavras do Senhor a Pedro:

“Disse Pedro; Não laves somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse lhe Jesus: Quem é lavado não necessita ser lavado senão quanto aos pás; e limpo está todo inteiro” (João 13:9, 10).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987