Commentarius

 

Espírito Santo

By New Christian Bible Study Staff, John Odhner (machina translata in Português)

Henry Ossawa Tanner (United States, Pennsylvania, Pittsburgh, 1859 - 1937) 
Daniel in the Lions' Den, 1907-1918. Painting, Oil on paper mounted on canvas, 41 1/8 x 49 7/8 in.

A natureza do Espírito Santo é um tema onde há uma marcada diferença entre a teologia cristã padrão e a perspectiva do Novo Cristianismo. O dogma "oficial" da maioria dos ensinamentos cristãos é que o Espírito Santo é uma das três pessoas que formam um só Deus, no papel de alcançar as pessoas com o poder de Deus para trazê-las a um desejo de justiça. Ele é percebido como procedente dos outros dois: Deus Pai e Jesus Filho.

Essa antiga formulação foi o resultado de três séculos de debate entre os primeiros cristãos, enquanto tentavam entender a natureza de Deus. Naquela época, havia uma minoria considerável que rejeitava a visão de Deus em três pessoas, mas -- a maioria ganhou, no Conselho de Nicéia, em 325 DC.

O ensino do Novo Cristianismo é mais parecido com alguns dos antigos pontos de vista da minoria. Ele considera o Espírito Santo como uma força, ou atividade, vinda de Deus - não um ser separado. Isso se alinha com nosso entendimento diário de "espírito" como a projeção da personalidade de alguém. Também explica o fato de que o termo "o Espírito Santo" não ocorre no Velho Testamento, que em vez disso usa frases como "o espírito de Deus", "o espírito de Jeová" e "o espírito do Senhor", onde a idéia de espírito se liga intimamente com a pessoa de Deus.

Os Escritos descrevem o Pai, o Filho e o Espírito Santo como três atributos de uma só pessoa: a alma, o corpo e o espírito do único Deus. Também dizem que o termo "Espírito Santo" surge no Novo Testamento porque está ligado ao advento do Senhor no corpo físico de Jesus, e porque esse advento mudou a maneira como podemos aprender a verdade do Senhor e nos tornarmos pessoas boas.

De acordo com os Escritos, as igrejas que vieram antes do advento eram "representativas". As pessoas nelas (nas melhores dessas igrejas, de qualquer forma) sabiam que o Senhor tinha criado o mundo, e que o mundo era assim uma imagem do Senhor, e eles tinham a capacidade de olhar para aquele mundo criado e entender suas mensagens espirituais; eles podiam olhar para o mundo e entender o Senhor. E eles fizeram-no sem tentar e com grande profundidade, muito da forma como podemos ler um livro quando o que estamos realmente a ver é um monte de rabiscos negros numa folha de papel branca.

No entanto, essa habilidade foi eventualmente transformada em adoração de ídolos e magia, à medida que as pessoas deslizavam para o mal. O Senhor usou os filhos de Israel para preservar formas simbólicas de adoração, mas mesmo eles não sabiam o significado mais profundo dos rituais que seguiam. Com o mundo assim desprovido de entendimento real, o Senhor assumiu um corpo humano para que Ele pudesse oferecer diretamente às pessoas novas idéias. É por isso que os Escritos dizem que Ele representa a verdade divina ("o Verbo se fez carne", como é colocado em João 1:14).

O Espírito Santo no coração também representa a verdade divina, a verdade oferecida pelo Senhor através do seu ministério no mundo e o seu registro no Novo Testamento. O termo "Espírito Santo" também é usado num sentido mais geral para significar a atividade divina e o efeito divino, que funcionam através de verdadeiros ensinamentos para ter um impacto em nossas vidas.

Uma conexão tão direta entre o Senhor e nós não era algo que pudesse vir através de representantes; ela tinha que vir do Senhor como um homem caminhando a terra durante Sua vida física ou - nos tempos modernos - através da imagem que temos dEle como um homem em Sua vida física. É por isso que as pessoas não recebiam o Espírito Santo antes do advento do Senhor.

O que temos agora, porém, é uma idéia completa do Senhor, com Deus Pai representando Sua alma, o Filho representando Seu corpo, e o Espírito Santo representando Suas ações e Seu impacto sobre as pessoas.

(Notae: Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor 58; Verdadeira Religião Cristã 138, 139, 140, 142, 153, 158, 163, 164, 166, 167, 168, 170, 172)

from the Writings of Emanuel Swedenborg

 

True Christian Religion #167

Studere hoc loco

  
/ 853  
  

167. Everyone acknowledges that those three essentials, namely, soul, body and activity, were and are in the Lord God the Saviour. No one but Antichrist can deny that His soul was from Jehovah His Father; for in the Word, in both testaments, He is called the Son of Jehovah, the Son of the Most High God, the Only-begotten. So the Father's Divine is His first essential, as the soul is in man. It follows from this that the Son born to Mary is the body of that Divine soul, for what grows in the mother's womb is simply the body conceived and derived from the soul. So this is the second essential. Activities make up the third essential, since they are produced by the soul and the body working together; and anything so produced is of the same essence as the productive agents. The three essentials, Father, Son and Holy Spirit, make one in the Lord, as the soul, body and activity do in man. This is plainly demonstrated by the Lord's saying that the Father and He are one, and that the Father is in Him and He is in the Father; likewise that He and the Holy Spirit are one, since the Holy Spirit is the Divine which proceeds out of the Lord from the Father, as was fully proved from the Word above (153-154). To prove it again, therefore, would be filling one's stomach 1 to overflowing, and like loading the table with food when one has eaten one's fill.

V:

1. This curious word means strictly the first stomach of a ruminant animal.

  
/ 853  
  

Thanks to the Swedenborg Society for the permission to use this translation.