Bibliorum

 

Ezequiel 7:5

Study

       

5 Assim diz o Senhor Deus: Mal sobre Mal! eis que vem!

from the Writings of Emanuel Swedenborg

 

Apocalipse Revelado #476

Studere hoc loco

  
/ 962  
  

476. QUE NÃO HAVERÁ MAIS TEMPO significa que não h á nenhum estado da Igreja ou nenhuma Igreja, se não se reconhecer um só Deus e que esse Deus é o Senhor. Pelo “tempo” é significado o estado e, como aqui se trata da Igreja, pelo tempo é significado o estado da Igreja; por conseguinte, por “não haverá mais tempo” é significado que não há estado algum da Igreja; também é entendido que não há Igreja alguma, se não se reconhecer que há um só Deus e que esse Deus é o Senhor; (isso) é uma consequência decorrente.

Entretan to, que acontece hoje? Não se nega que há um só Deus, mas nega-se que o Senhor seja esse Deus. Mas não há um só Deus e ao mesmo tempo a Trindade n'Ele, a menos que esse Deus seja o Senhor.

Não se nega que a Igreja vem d'Aquele que é Salvador e Redentor, mas se nega que se deve dirigir imedíatamente a Ele. Daí é evidente que a Igreja deve expirar, a menos que haja uma igreja nova que reconheça o Senhor Só como Deus do céu e da terra e que, por conseguinte, se dirija imediatamente a Ele (veja-se Mateus 28:18). Portanto as palavras “não haverá mais tempo”, isto é, não há igreja alguma, referem-se às coisas que se seguem no versículo 7

deste capítulo e estas se referem às coisas que estão no versículo 15 do capítulo 11, onde se diz que haverá uma igreja que será do Senhor Só.

[2] Pelo “tempo” é significado estado, porque, no mundo espiritual, os tempos são medidos não por dias, semanas, meses e anos, mas por estados, que são as progressões da vida, pelas quais se lembram as coisas passadas, como pode ser visto no livro CÉU E INFERNO, publicado em Londres, em 1758 (n. 162-169), onde se trata do tempo no céu. O estado da Igreja, aqui, se entende pelo “tempo”, porque o dia e a noite, a manhã e a tarde, o verão e o inverno fazem o tempo no mundo e porque essas coisas, entendidas no sentido espiritual, fazem os estados da Igreja. Quando, pois, esses estados não mais existirem, não há igreja alguma; e não há igreja quando não há mais bem nem verdade, por conseguinte, quando a iuz da verdade for obscuridade e quando o calor do bem for o frio; eis o que se entende por “não haverá mais tempo”. Semelhantes coisas se entendem por estas passagens na Palavra:

“A quarta besta cogitará de mudar os tempos” (Daniel 7:25).

“Haverá um único dia que será conhecido de Jehovah, o qual não ser á dia nem noite; assim nada de tempo” (Zacarias 14:7).

“Farei deitar o sol ao meio-dia. e escurecerei de trevas a terra em dia de luz, assim nada de tempo” (Amós 8:9).

“Eis, vem um mal só, o fim vem; vem o fim; vem a manhã sobre ti, habitante da terra, vem o tempo” (Ezequiel 7:5-7).

A “manhã” é o começo da Nova Igreja (n. 151) e por isso é dito “vem o tempo”.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

from the Writings of Emanuel Swedenborg

 

Apocalipse Revelado #151

Studere hoc loco

  
/ 962  
  

151. (VERSÍCULO 28) E DAR-LHE-EI A ESTRELA DA MANHÃ

significa a inteligência e a sabedoria então. As “estrelas” significam os conhecimentos do bem e da verdade, como se vê no n. 51; e, como por elas há a inteligência e a sabedoria, portanto, elas são significadas pela “estrela da manhã”. É dito “estrela da manhã”, porque a inteligência e a sabedoria lhes serão dadas pelo Senhor, quando Ele vier para inaugurar a Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Ele diz “O que tendes, retende-o até que Eu venha” (versículo 25), o que significa que eles devem reter as poucas verdades que conhecem sobre a caridade e a fé da caridade provenientes da Palavra, e que eles devem viver segundo essas verdades até que se formem um Novo Céu e uma Nova Igreja, que constituem a vinda do Senhor (n. 145).

[2] É dito “estrela da manhã” porque por “manhã” é significada a vinda do Senhor, quando há uma nova Igreja. Que isso se entende por “manhã” na Palavra vê-se claramente nas seguintes passagens:

“Até a tarde e a manhã dois mil e trezentos. Então será justificado o Santo: a visão da tarde e da manhã é a verdade” (Daniel 8:14, 26)

“A mim bradou de Seir: Sentinela! Sentinela! Que há de noite? Disse a sentinela: Vem a manhã e a noite também” (Isaías 21 ;11, 12).

Pela “tarde” e pela “noite” é significado o último tempo da velha Igreja e pela “manhã” o primeiro tempo da nova Igreja. Igualmente nas seguintes passagens:

“Vem o fim, vem a manhã sobre ti, habitante da terra; eis o dia vem, despontou a manhã” (Ezequiel 7:6, 7, 10)

“Jehovah de manhã: de manhã dará o Seu juízo na luz, não faltará” (Sofonias 3:5)

“Deus no meio dela; ajudá-la-á Deus quando olha a manhã” (Salmo 46:5)

“Esperei Jehovah; a minha alma espera o Senhor mais do que os guardas pela manhã, mais do que os que guardam a manhã; no Senhor h á redenção e Eie resgatará Israel” (Salmo

130:5-8), bem como em outros lugares.

[3] Nestas passagens pela “manhã” se entende a vinda do Senhor, quando Ele Mesmo veio ao mundo e instaurou uma nova Igreja; o mesmo sucede agora. E como somente o Senhor dá inteligência e sabedoria aos que pertencerem à Sua Nova Igreja, e como todas as coisas que o Senhor dá são Ele Mesmo porque são d'Ele, é por isso que o Senhor diz que Ele Mesmo é a “estrela da manhã":

“Eu sou a raiz e a geração de David, a resplandecente estrela da manhã” (Apocalipse 22:16).

Ele também é chamado “manhã” em Samuel:

“Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim falou: Ele ser á como a luz da manhã, de uma manhã sem nuvens” (II Samuel 23:3, 4).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987