Êxodo 4:24

Study

       

24 Ora, sucedeu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e quis matá-lo.


Commentarius in hunc versum  

By Brian David (machina translata in Português)

Moses and the elders see God, by Jacopo Amigoni

Este verso e os dois que se lhe seguem têm estudiosos há muito intrigados. O Senhor acaba de dizer a Moisés para ir ao Egipto, e Moisés vai, e o Senhor aparece para o matar. Porquê?

A resposta reside na relação entre o Senhor e os filhos de Israel, e numa breve mudança no significado espiritual de Moisés.

Antes deste versículo - e novamente a partir do versículo 27 - Moisés representava a lei do Senhor que governaria a Igreja israelita. Aqui. No entanto, os Escritos dizem-nos que ele representa o povo israelita como o seu futuro governante.

Quanto a esses israelitas, os Escritos dizem-nos que eram tão duros e externos como todas as pessoas que os rodeavam no mundo na altura. Eles eram um dos vestígios da Igreja Antiga, mas não tinham nenhum dos conhecimentos espirituais e adoração interna que a Igreja tinha em tempos. Esta natureza externa mostra que isto aconteceu num acampamento, também traduzido como uma pousada ou um lugar de alojamento - um lugar onde pensamentos e ideias podem ir e vir sem significado real e sem serem questionados.

O facto de o Senhor - traduzido como "Jeová" em algumas versões - ter vindo ao encontro de Moisés e matá-lo mostra que a natureza externa do povo de Israel estava em oposição à intenção do Senhor, que era usá-los para criar uma igreja que pudesse conter ideias espirituais.