Biblija

 

Jeremias 46:5

Studija

       

5 Por que razão os vejo espantados e voltando as costas? Os seus heróis estão abatidos, e vão fugindo, sem olharem para trás; terror há por todos os lados, diz o Senhor.

Iz Swedenborgovih djela

 

Apocalipse Revelado #664

Proučite ovaj odlomak

  
/ 962  
  

664. POIS JUSTOS E VERDADEIROS SÃO OS TEUS CAMINHOS, Ó REI DOS SANTOS significa que todas as coisas que procedem d'Ele são justas e verdadeiras, porque Ele é o Divino Bem Mesmo e a Divina Verdade Mesma no céu e na Igreja. Pelos “caminhos” são significadas as verdades que conduzem ao bem (n. 176); pelo “rei”, quando se trata do Senhor, é significada a Divina Verdade, e pelo “Rei dos Santos” é significada a Divina Verdade no céu e na Igreja por Ele. Com efeito, pelos “santos” são significados aqueles que estão nas Divinas Verdades pelo Senhor (n. 173, 586). Consequentemente, por “justos e verdadeiros são os Teus caminhos, óRei dos Santos” é significado que todas as coisas que procedem do Senhor são justas e verdadeiras, porque Ele é a Divina Verdade Mesma no céu e na Igreja. O Senhor é chamado “Rei” em Seu Divino Humano, porque esse Divino é o Messias, o Ungido, o Cristo e o Filho de Deus. Que “o Messias” na língua hebraica seja “o Cristo” na língua grega, e que “o Messias” ou “o Cristo” seja o Filho de Deus, foi visto antes (n. 510). Que “Messias” significa Rei e Ungido na língua hebraica é notório. Que o Senhor como Rei seja a Divina Verdade é porque “o Rei” significa isso (n. 20, 483); consequentemente pelos “reis” são significados aqueles que estão nas Divinas Verdades pelo Senhor (Apocalipse 1:6, 5:10). Daí vem que o céu e a Igreja são chamados “Seu Reino” e que Sua vinda a este mundo é denominada “o Evangelho do Reino”. O céu e a Igreja são denominados “Seu Reino” em Daniel 2:44, 7:13, 14, 27, Mateus 12:28, 16:28, Marcos 1:14, 15, 9:1, 15:43, Lucas 1:33, 4:43, 8:1, 10, 9:2, 11, 27, 10:11, 16:16, 19:11, 21:31, 22:18, 23:51, e Sua vinda é denominada “o Evangelho do Reino” em Mateus 4:23, 9:35 e 24:14. Mais esclarecimentos sobre essas coisas podem ser vistos no opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE O SENHOR.

[2] Que o Senhor é chamado “Rei” vê-se claramente pelas seguintes passagens:

“Eles pelejarão com o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis” (Apocalipse 17:14).

“Aquele Que está sentado sobre o cavalo branco chama-se a Palavra, e o Nome d’Ele é Senhor dos senhores e Rei dos Reis” (Apocalipse 19:13, 16, Daniel 2:47).

“Disse Natanael: Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel” (João 1:49).

“Quando vier o Filho do Homem na Sua glória, sentar-Se-á no trono da Sua glória, e o Rei dirá aos que estiverem à direita e à esquerda” (Mateus 25:31, 34, 41).

“Bradaram: Hosana, Bendito Aquele Que vem em Nome do Senhor, o Re!

de Israel” (João 12:13).

“Pilatos perguntou a Jesus se Ele era Rei. Jesus respondem Eu sou Rei. Para isso nasci e para isso vim ao mundo” (João 18:37).

“Teus olhos verão o Rei em Sua formosura; Jehovah, nosso Rei, Ele nos salvará” (Isaías 33:17, 22).

“Eu sou Jehovah, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei” (Isaías 43:15).

“Assim disse Jehovah, o Rei de Israel, e Seu Redentor Jehovah Zebaoth: Eu sou o Primeiro e o Último e além de Mim não há Deus” (Isaías 44:6).

“Jehovah será Rei sobre toda a terra” (Zacarias 14:9, Salmo 47:2, 6-8).

“Levantai, portas, as vossas cabeças, parâ que entre o Rei da glória; Jehovah Zebaoth, Ele é o Rei da glória” (Salmo 24:7-10).

“Suscitarei a David um Germe justo, Que reinará Rei e fará juízo e justiça na terra” (Jeremias 23:5, 33:15).

(Além disso, em outros lugares, como Isaías 6:5, 52:7, Jeremias 10:7, 10, 46:18, Ezequiel 37:22, 24, Sofonias 3:15, Salmo 20:9, 45:11, 13, 15, 68:24, 74:12).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Iz Swedenborgovih djela

 

Apocalipse Revelado #510

Proučite ovaj odlomak

  
/ 962  
  

510. (VERSÍCULO 11) E DEPOIS DOS TRÊS DIAS E MEIO, UM ESPÍRITO DE VIDA (VINDO) DE DEUS ENTROU NELES E ELES SE PUSERAM SOBRE OS SEUS PÉS significa que esses dóis essenciais da Nova Igreja no fim da Igreja precedente, quan- do a Nova Igreja começa e progride, são vivificados pelo Senhor nos que recebem. Por “três dias e meio” é significado o fim e o começo (n. 505), assim desde o fim da Igreja que existe ainda até o começo da Nova Igreja, aqui naqueles em quem a Nova Igreja começa e progride, porque agora se diz das “testemunhas” que “um espírito de vida entrou neles e eles se puseram sobre seus pés”. Por “um espírito de vida vindo de Deus” é significada a vida espiritual, e por “pôr-se sobre os pés” é significada a vida natural concordando com a vida espiritual e, assim, ser vivificado pelo Senhor. Essa é a significação porque pelo “espírito de vida” se entende o interno do homem, que é denominado homem interno, o qual considerado em si mesmo é espiritual, pois o espírito do homem pensa e quer, e pensar e querer é em si espiritual. Por “pôr-se sobre os pés” é significado, o externo do homem, que é também denominado homem externo, o qual considerado em si mesmo é natural, pois o corpo diz e faz o que seu espírito pensa e quer, e dizer e fazer é natural. Que “os pés” significam os naturais, vê-se nos n. 49, 468.

[2] Vai-se dizer o que se entende especificamente por isso. Todo homem que é reformado é primeiramente reformado quanto ao homem interno e, mais tarde, quanto ao homem externo. O homem interno não

éreformado unicamente por saber e compreender as verdades e os bens pelos quais o homem é salvo, mas por querê-los e amá-los; mas o homem externo (é reformado) por dizer e fazer as coisas que o homem interno quer e ama, e tanto quanto isso se efetua, tanto mais o homem é regenerado. Ele não é regenerado antes, porque o seu interno não está antes no efeito, mas está somente na causa, e a causa, se não estiver no efeito, se dissipa. Isto é como uma casa fundada sobre o gelo, a qual se afunda quando o gelo é derretido pelo sol;

em uma palavra, é como um homem sem pés levantar-se e andar. Ocorre o mesmo com o homem interno ou espiritual, se ele não tiver por fundamento o homem externo ou natural. É isso, pois, que é significado pelas “duas testemunhas se porem em seus pés depois que um espírito vindo de Deus entrou neles"; e também por expressões semelhantes em Ezequiel:

“Jehovah disse-me: Profetiza sobre o espírito e, quando profetizei, o espírito entrou neles e eles se puseram sobre os pés” (37:9, 10).

“Uma voz falando me disse: Filho do homem, põe-te sobre os teus pes.

Então entrou o espírito em mim e pôs-me sobra os meus pés” (2:1, 2).

“Cai sobre as minhas faces; mas velo em mim o espírito e reergueu-me sobre os meus pés” (3:23, 24).

É também o que se entende pelas palavras do Senhor a Pedro:

“Disse Pedro; Não laves somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse lhe Jesus: Quem é lavado não necessita ser lavado senão quanto aos pás; e limpo está todo inteiro” (João 13:9, 10).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987