Biblija

 

Êxodo 24

Studija

   

1 Depois disse Deus a Moisés: Subi ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e adorai de longe.

2 Moisés se chegará ao Senhor; os, outros não se chegarão; nem o povo subirá com ele.

3 Veio, pois, Moisés e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; então todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado faremos.

4 Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado de manhã cedo, edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel,

5 e enviou certos mancebos dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos, e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos, de bois.

6 E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.

7 Também tomou o livro do pacto e o leu perante o povo; e o povo disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.

8 Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas.

9 Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel,

10 e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza.

11 Deus, porém, não estendeu a sua mão contra os nobres dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam.

12 Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e espera ali; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para lhos ensinares.

13 E levantando-se Moisés com Josué, seu servidor, subiu ao monte de Deus,

14 tendo dito aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão, se chegará a eles.

15 E tendo Moisés subido ao monte, a nuvem cobriu o monte.

16 Também a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia, do meio da nuvem, Deus chamou a Moisés.

17 Ora, a aparência da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.

18 Moisés, porém, entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.

   

Iz Swedenborgovih djela

 

Arcanos Celestes #648

Proučite ovaj odlomak

  
/ 10837  
  

648. Que os números e as medidas na Palavra signifiquem coisas celestes e espirituais, pode-se ver claramente pela medição da Nova Jerusalém e do Templo em João e em Ezequiel. Cada um pode ver que a "Nova Jerusalém" e o "Templo" significam o reino do SENHOR nos céus e nas terras, e que o reino do SENHOR nos céus e nas terras não está sujeito a medidas terrestres, ainda que sejam designadas em números as dimensões quanto ao comprimento, a largura e altura. Daí qualquer um pode concluir que pelos números e medidas são significadas as coisas santas, como em João:

"Foi-me dada uma cana semelhante a um cajado, e apresentou-se um anjo; disse-me: Levanta-te, e mede o templo de DEUS, e o altar, e os que nele adoram" (Revelação 11:1).

E sobre a Nova Jerusalém:

"Da Jerusalém celeste, o muro [era] grande e alto, tendo doze portas, e sobre as portas doze anjos, e nomes escritos que são as doze tribos dos filhos de Israel. Do oriente, três portas; do norte, três portas; do sul, três portas; e do poente, três portas. O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles doze nomes dos apóstolos do Cordeiro. O que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e suas portas e seu muro. A cidade estende-se em quadrado, e seu comprimento é tanto quanto também a largura. Mediu pois a cidade com a cana, em estádios, doze mil; seu comprimento, largura e altura eram iguais. Mediu o muro cento e quarenta e quatro côvados, que é a medida de homem, isto é, de anjo" (Revelação 21:12, 17).

[2] Aqui, em toda parte ocorre o número doze, que é um número santíssimo, porque significa as coisas santas da fé, como foi dito acima, no versículo 3 deste capítulo, e será mostrado nos capítulos 29-30 de Gênesis, pela Divina misericórdia do Senhor. Por isso é acrescentado também que é "medida de homem, isto é, de anjo." Acontece de modo semelhante com o novo templo e a nova Jerusalém, em Ezequiel, os quais são também descritos segundo as medidas, Ezequiel 40:3, 5, 7, 9, 11, 13-14, 22, 25, 30, 36, 42, 47; Ezequiel 41:1 ao fim; Ezequiel 13:5-15; Zacarias 2:5-6, onde também os números em si mesmos nada significam, mas o santo celeste e espiritual abstraído dos números. Dá-se semelhantemente com todos os números das dimensões da arca, Êxodo 25:10; do propiciatório, da mesa de ouro, do habitáculo, do altar, Êxodo 25:17, 23, 26; Êxodo 27:1; e todos os números e dimensões do templo, I Reis 6:2-3; além de muitos outros.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém

Biblija

 

Gênesis 6

Studija

   

1 Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,

2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.

4 Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade.

5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.

6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração

7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.

8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.

10 Gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.

11 A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência.

12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.

14 Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.

15 Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinqüenta e a sua altura de trinta.

16 Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-la-ás com andares, baixo, segundo e terceiro.

17 Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará.

18 Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.

19 De tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão.

20 Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.

21 Leva contigo de tudo o que se come, e ajunta-o para ti; e te será para alimento, a ti e a eles.

22 Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.