बाइबल

 

Ezequiel 45:4

पढाई करना

       

4 É ela uma porção santa da terra; será para os sacerdotes, ministros do santuário, que se aproximam do Senhor para o servir; e lhes servirá de lugar para suas casas, e de lugar santo para o santuário.

स्वीडनबॉर्ग के कार्यों से

 

Apocalipse Revelado #610

इस मार्ग का अध्ययन करें

  
/ 962  
  

610. E SEU NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS significa essa qualidade, que toda a verdade da Palavra foi falsificada por eles. Pelo “número da besta” é significada a qualidade das confirmações da doutrina e da fé derivadas da Palavra neles (n. 608, 609). Por “seiscentos e sessenta e seis” é significada toda a verdade do bem, e, como isso se diz da Palavra, é significada toda a verdade do bem na Palavra, aqui a verdade falsificada, por ser “o número da besta”. É esse o significado, porque seis significa a mesma coisa que três multiplicado por dois;

“três” significa o pleno e tudo e se diz das verdades (n. 505);

e “dois” significa o casamento da verdade e do bem. Sendo “seis” o produto dos dois números, multiplicados um pelo outro, significa, portanto, todas as verdades do bem na Palavra, aqui, entretanto, falsificadas. Que também a falsificação é feita por eles, veja-se no n. 566. Diz-se “seiscentos e sessenta e seis”, porque neste número o “seis” aparece três vezes e a triplicação faz o completo. A multiplicação por cem que dá seiscentos e a multiplicação por dez que dá sessenta nada mudam (veja-se o n. 348).

[2] Que “seis” significa o “pleno” e “tudo” e é empregado onde se trata das verdades do bem, pode-se ver nas passagens da Palavra em que esse número é referido. Mas a significação desse número só

pode apresentar-se claramente àqueles que veem as coisas referidas no sentido espiritual, como quando o Senhor disseQue as sementes que caíram na terra boa deram fruto até trinta, sessenta e cem (Marcos 4:8, 20, Mateus 13:8, 23).

Que o pai de família saiu e contratou operários para a sua vinha na terceira hora e na sexta hora (Mateus 20:3, 5).

Que na mesa do tabernáculo os pães foram dispostos em duas ordens, cada uma de seis (Levítico 24:6).

Que seis talhas foram colocadas para a purificação dos judeus (João 2:6).

Que as cidades de refúgio ou asilo eram seis (Números 35:6, 7, Deuteronômio 19:1-9).

Que a cana de medida com que o anjo mediu todas as coisas do novo templo e da nova cidade era de seis côvados (Ezequiel 40:5).

Que o profeta beberia água por medida, a sexta parte de um hin (Ezequiel 4:11).

Que para a oferta se tomaria a sexta parte de um epha de um hômer de trigo (Ezequiel 45:13).

Como “seis” significa o pleno, por isso “tomar a sexta parte”, no sentido espiritual, significa o que é completo e inteiro, como na passagem “Eles devem tomar a sexta parte de um epha de um hômer de cevada” (Ezequiel 45:13).

Sobre Gog (no sentido oposto) lê-se “Farte-ei voltar e te reduzirei

à sexta parte” (Ezequiel 39:2), o que significa que nele seria inteiramente destruída toda a verdade do bem na Palavra. Sobre os que se entendem por Gog, veja-se o n. 859.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

स्वीडनबॉर्ग के कार्यों से

 

Apocalipse Revelado #364

इस मार्ग का अध्ययन करें

  
/ 962  
  

364. “Contar”, no sentido espiritual, significa conhecer a qualidade, porque “número”, na Palavra, não significa número, mas a qualidade da coisa (n. 10). Aqui, portanto, pela expressão “uma grande multidão que ninguém podia contar” é entendido, no sentido natural, segundo essas palavras, que havia uma multidão imensamente grande; no sentido espiritual, entretanto, é entendido que ninguém senão o Senhor Só conhece suas qualidades. O céu do Senhor é constituído de inúmeras sociedades e as sociedades são distinguidas segundo a variedade das afeições em geral, bem como todos são distinguidos em cada sociedade em particular. Somente o Senhor conhece a qualidade da afeição de cada um e os dispõe em ordem segundo essa qualidade. Conhecer essa qualidade é o que é entendido por “contar” pelos anjos. Do mesmo modo na Palavra, nos seguintes lugares:

“Quando Belchazar bebia vinho nos vasos do templo de Jerusalém. foi escrito na parede: foste contado; foste contado” (Daniel 5:2, 5, 25)

“Irei para as portas do inferno, fui contado” (38:10)

“Voz de tumulto dos reinos; Jehovah Zebaoth conta o exército' da guerra” (Isaías 13:4)

“Vede, Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o exército deles pelo número” (Isaías 40:26)

“Jehovah que conta o exército das estrelas” (Salmo 147:4) “Ainda passarão os rebanhos pelas mãos d'Aquele que conta” (Jeremias 33:13)

“Os meus passos foram contados” (14:16)

“As casas e as torres de Sião e de Jerusalém foram contadas” (Isaías 22:9, 10, 33:18, 19; Salmo 48:12-14).

“Contar” é conhecer as suas qualidades. Pela significação de “número” e de “contar”, pode-se ver porque uma punição foi anunciada a David por causa do recenseamento do povo ou das tribos de Israel e porque ele disse ao profeta Gad: “Pequei gravemente no que fiz” (II Samuel 24:1 até o fim). Pode-se ver também porque, quando o povo foi recenseado por Moisés quanto a todas as suas tribos, foi determinado que “cada um daria uma expiação por sua alma a Jehovah ao serem contados, a fim de que não houvesse praga sobre eles, quando fossem contados” (Êxodo 30:12). A causa dessa determinação era que “contar” significava conhecer sua qualidade quanto ao estado espiritual, assim quanto ao estado da Igreja, entendida pelas doze tribos de Israel, estado que somente o Senhor conhece.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987