圣经文本

 

Levítico第4章

学习

   

1 Disse mais o Senhor a Moisés:

2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se alguém pecar por ignorância no tocante a qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, fazendo qualquer delas;

3 se for o sacerdote ungido que pecar, assim tornando o povo culpado, oferecerá ao Senhor, pelo pecado que cometeu, um novilho sem defeito como oferta pelo pecado.

4 Trará o novilho à porta da tenda da revelação, perante o Senhor; porá a mão sobre a cabeça do novilho e o imolará perante o Senhor.

5 Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e o trará à tenda da revelação;

6 e, molhando o dedo no sangue, espargirá do sangue sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário.

7 Também o sacerdote porá daquele sangue perante o Senhor, sobre as pontas do altar do incenso aromático, que está na tenda da revelação; e todo o resto do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da revelação.

8 E tirará toda a gordura do novilho da oferta pelo pecado; a gordura que cobre a fressura, sim, toda a gordura que está sobre ela,

9 os dois rins e a gordura que está sobre eles, e a que está junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado, juntamente com os rins, tirá-los-á,

10 assim como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto.

11 Mas o couro do novilho, e toda a sua carne, com a cabeça, as pernas, a fressura e o excremento,

12 enfim, o novilho todo, levá-lo-á para fora do arraial a um lugar limpo, em que se lança a cinza, e o queimará sobre a lenha; onde se lança a cinza, aí se queimará.

13 Se toda a congregação de Israel errar, sendo isso oculto aos olhos da assembléia, e eles tiverem feito qualquer de todas as coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, assim tornando-se culpados;

14 quando o pecado que cometeram for conhecido, a assembléia oferecerá um novilho como oferta pelo pecado, e o trará diante da tenda da revelação.

15 Os anciãos da congregação porão as mãos sobre a cabeça do novilho perante o Senhor; e imolar-se-á o novilho perante o Senhor.

16 Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da revelação;

17 e o sacerdote molhará o dedo no sangue, e o espargirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu.

18 E do sangue porá sobre as pontas do altar, que está perante o Senhor, na tenda da revelação; e todo o resto do sangue derramará à base do altar do holocausto, que está diante da tenda da revelação.

19 E tirará dele toda a sua gordura, e queimá-la-á sobre o altar.

20 Assim fará com o novilho; como fez ao novilho da oferta pelo pecado, assim fará a este; e o sacerdote fará expiação por eles, e eles serão perdoados.

21 Depois levará o novilho para fora do arraial, e o queimará como queimou o primeiro novilho; é oferta pelo pecado da assembléia.

22 Quando um príncipe pecar, fazendo por ignorância qualquer das coisas que o Senhor seu Deus ordenou que não se fizessem, e assim se tornar culpado;

23 se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará por sua oferta um bode, sem defeito;

24 porá a mão sobre a cabeça do bode e o imolará no lugar em que se imola o holocausto, perante o Senhor; é oferta pelo pecado.

25 Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta pelo pecado e pô-lo-á sobre as pontas do altar do holocausto; então o resto do sangue derramará à base do altar do holocausto.

26 Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como a gordura do sacrifício da oferta pacífica; assim o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado, e ele será perdoado.

27 E se alguém dentre a plebe pecar por ignorância, fazendo qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, e assim se tornar culpado;

28 se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará por sua oferta uma cabra, sem defeito, pelo pecado cometido;

29 porá a mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e a imolará no lugar do holocausto.

30 Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o resto do sangue derramará à base do altar.

31 Tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico, e a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao Senhor; e o sacerdote fará expiação por ele, e ele será perdoado.

32 Ou, se pela sua oferta trouxer uma cordeira como oferta pelo pecado, sem defeito a trará;

33 porá a mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e a imolará por oferta pelo pecado, no lugar em que se imola o holocausto.

34 Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta pelo pecado, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então todo o resto do sangue da oferta derramará à base do altar.

35 Tirará toda a gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico e a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; assim o sacerdote fará por ele expiação do pecado que cometeu, e ele será perdoado.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#1001

学习本章节

  
/10837  
  

1001. Que o 'sangue' signifique a caridade pode-se ver por muitas coisas. Assim, é o novo voluntário que o homem regenerado recebe do Senhor. Esse novo voluntário é o mesmo que a caridade, pois pela caridade é formada a nova vontade, uma vez que a caridade ou o amor é o essencial mesmo ou a vida da vontade, porque ninguém pode dizer que quer a menos que goste disso ou ame isso. Dizer que pensa nisso não é o mesmo que querê-lo, a menos que o querer esteja no pensamento. Essa nova vontade, que é da caridade, é o sangue aqui, vontade essa que não é do homem, mas do Senhor no homem. Como ela é do Senhor, não deve jamais ser misturada com as coisas que são da vontade do homem, que são tão horrendas, como se disse. Por isso foi ordenado na igreja representativa que não se comesse a carne em sua alma ou sangue, isto é, que não misturassem. Como o 'sangue' significava a caridade, também significava o que é santo; e a 'carne', como significava o voluntário do homem, também significava o profano. Como a carne e o sangue foram separados, pois eram contrários, eles foram proibidos de comer o sangue, pois 'comer a carne com o sangue' representava então, no céu, a profanação, ou a mistura do santo com o profano. Essa representação no céu não podia deixar de causar horror aos anjos, porque, naquele tempo, todas as coisas que existiam no homem da igreja se convertiam, segundo a significação das coisas no sentido interno, em representações espirituais correspondentes, com os anjos.

[2] Visto que todas as coisas se dizem relativamente ao homem a quem são atribuídas, assim também a significação do sangue. O 'sangue', relativamente ao homem espiritual regenerado, significa a caridade ou o amor para com o próximo; relativamente ao homem regenerado celeste significa o amor ao Senhor; e relativamente ao Senhor significa toda a Sua Essência Humana, por conseguinte, o Amor mesmo, isto é, Sua misericórdia para com o gênero humano. Daí o 'sangue' em geral, por significar o amor e as coisas do amor, significa as coisas celestes que são somente do Senhor; por conseguinte, relativamente ao homem regenerado significa as coisas celestes que o homem recebe do Senhor. As coisas celestes que o homem espiritual regenerado recebe do Senhor são as celestes espirituais, das quais tratar-se-á em outro lugar, pela Divina Misericórdia do Senhor.

[3] Que o 'sangue' signifique as coisas celestes e, no sentido supremo, tenha significado a Essência Humana do Senhor, assim, o Amor mesmo ou Sua misericórdia para com o gênero humano, pode-se ver pela santidade que foi ordenada para se considerar o sangue na Igreja Judaica representativa. Por isso o sangue foi chamado 'sangue da aliança' e foi espargido sobre o povo e também sobre Aarão e seus filhos, juntamente com o óleo da unção, e o [sangue] de todos os sacrifícios e holocaustos era posto sobre e ao redor do altar, a cujo respeito se lê em Êxodo 12:7, 13, 22-23; 24:6, 8; Levítico 1:5, 11, 15; 4:6-7, 17-18, 25, 30, 34; 5:9; 16:14-15, 18-19; Números 18:17; Deuteronômio 12:27.

[4] E como o sangue foi tido como tão santo, e o voluntário do homem é tão profano, por isso, por causa da representação da profanação do santo, foi tão severamente proibido comer sangue, como em Moisés:

"Estatuto de eternidade em vossas gerações, em todas as vossas habitações; nenhuma gordura e nenhum sangue comereis" (Levítico 3:17);

A 'gordura' está em lugar da vida celeste, e o 'sangue' aí está em lugar do celeste espiritual. O celeste espiritual é o espiritual que vem do celeste; assim como na Igreja Antiquíssima, o amor deles ao Senhor foi celeste porque foi implantado na sua vontade, e o celeste espiritual deles era a fé daí, do que se tratou nos 30-38, 337, 393, 398, ao passo que no homem espiritual não existia o celeste, mas o celeste espiritual, porque a caridade foi implantada em sua parte intelectual.

No mesmo:

"Qualquer um da casa de Israel ou o estrangeiro que peregrina no meio deles não comesse sangue algum; e Moisés porá as Minhas faces contra a alma que come sangue, e a cortarei do meio do seu povo. Porque a alma da carne está no sangue; e Eu vo-lo dei sobre o altar, para expiar sobre as vossas almas, porque o sangue mesmo expiará pela alma. A alma de toda carne é o sangue mesmo; todo aquele que o comer será cortado" (Levítico 17:10-11, 14).

Aí se diz claramente que a alma da carne está no sangue, e que a alma da carne é o sangue ou o celeste, isto é, o santo que pertence ao Senhor.

[5] No mesmo:

"Assegura-te de não comeres sangue, porque o sangue é alma, e não comerás a alma com a carne" (Deuteronômio 12:23-25).

Por aí se vê semelhantemente que o sangue é chamado de alma, isto é, a vida do celeste ou o celeste, que era representado pelos holocaustos e sacrifícios daquela Igreja. Que tampouco o celeste, que é o Proprium do Senhor, que unicamente é celeste e santo, seria misturado com o proprium do homem, que é profano, é o que foi também representado por não sacrificarem ou matarem o sangue do sacrifício sobre o fermentado (Êxodo 23:18; 34:25).

[6] O 'fermentado' significava o que é corrompido e impuro. Que o 'sangue' seja chamado de alma e signifique o santo da caridade, e que o santo do amor tenha sido representado na Igreja Judaica pelo 'sangue', é porque a vida 'do corpo consiste no sangue'; é a sua alma definitiva, de sorte que sangue pode ser chamado alma corpórea, ou, na qual está a vida corpórea do homem. E como nas igrejas representativas os internos foram representados pelos internos, por isso a alma ou vida celeste é representada pelo 'sangue'.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém