圣经文本

 

Gênesis第8章

学习

   

1 Deus lembrou-se de Noé, de todos os animais e de todo o gado, que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas começaram a diminuir.

2 Cerraram-se as fontes do abismo e as janelas do céu, e a chuva do céu se deteve;

3 as águas se foram retirando de sobre a terra; no fim de cento e cinqüenta dias começaram a minguar.

4 No sétimo mês, no dia dezessete do mês, repousou a arca sobre os montes de Arará.

5 E as águas foram minguando até o décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes.

6 Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que havia feito na arca;

7 soltou um corvo que, saindo, ia e voltava até que as águas se secaram de sobre a terra.

8 Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra;

9 mas a pomba não achou onde pousar a planta do , e voltou a ele para a arca; porque as águas ainda estavam sobre a face de toda a terra; e Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca.

10 Esperou ainda outros sete dias, e tornou a soltar a pomba fora da arca.

11 Â tardinha a pomba voltou para ele, e eis no seu bico uma folha verde de oliveira; assim soube Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.

12 Então esperou ainda outros sete dias, e soltou a pomba; e esta não tornou mais a ele.

13 No ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, secaram-se as águas de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca: e olhou, e eis que a face a terra estava enxuta.

14 No segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.

15 Então falou Deus a Noé, dizendo:

16 Sai da arca, tu, e juntamente contigo tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos.

17 Todos os animais que estão contigo, de toda a carne, tanto aves como gado e todo réptil que se arrasta sobre a terra, traze-os para fora contigo; para que se reproduzam abundantemente na terra, frutifiquem e se multipliquem sobre a terra.

18 Então saiu Noé, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos;

19 todo animal, todo réptil e toda ave, tudo o que se move sobre a terra, segundo as suas famílias, saiu da arca.

20 Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar.

21 Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer.

22 Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#878

学习本章节

  
/10837  
  

878. Que 'estendeu a sua mão' signifique o seu próprio poder, e que 'a tomou e a introduziu a si, na arca' signifique fazer o bem e pensar no vero por si mesmo vê-se pela significação de 'mão', que é o poder, por conseguinte, aqui, o próprio poder, pelo qual se age, pois 'estender a mão e tomar a pomba, e introduzi-la a si' é aplicar e atribuir a si o vero que se entende pela pomba. Que pela mão seja significado o poder e, também, a autoridade e, daí, a confiança, vê-se por muitas passagens na Palavra, como em Isaías:

"Visitarei sobre o fruto da grandeza do coração do rei da Assíria porque disse: No poder da mão minha fiz, e na minha sabedoria, porque inteligente sou" (Isaías 10:12-13), onde a 'mão' está claramente em lugar do poder que atribuiu a si, donde a visitação sobre ele.

[2] No mesmo:

"Moab estenderá as mãos no meio de si, como estende o que nada, para nadar; e humilhará a sua soberba com as cataratas das suas mãos" (Isaías 25:11);

'mão' está em lugar do próprio poder, por sua preeminência sobre os outros, assim, pela soberba.

No mesmo:

"Seus habitantes de curtas mãos foram consternados e tomados de vergonha" (Isaías 37:27);

'curtas mãos' estão em lugar de nenhum poder.

No mesmo:

"Ora, dirá o barro ao seu oleiro: Que fazes? E a tua obra: Ele não tem mão?" (Isaías 45:9);

'ele não ter mão' está em lugar de ele não ter poder algum.

Em Ezequiel:

"O rei pranteará, e o príncipe se encherá de espanto, e as mãos do povo da terra estarão perturbadas" (Ezequiel 7:27);

As 'mãos' estão em lugar de poderoso.

Em Miquéias:

"Ai dos que pensam na iniquidade e que obram o mal sobre as suas camas, porque na luz da manhã o fazem e, porque a mão deles está em lugar de [seu] deus" (Miquéias 2:1);

A 'mão' está em lugar do próprio poder, na qual confiam como o seu deus.

Em Zacarias:

"Ai do pastor de nada, que abandona o rebanho! A espada estará sobre o seu braço, e sobre o olho da sua direita. O braço dele secando secará, e o olho da sua direita escurecendo escurecerá" (Zacarias 11:17).

[3] Como as 'mãos' significam o poder, por isso os males e falsos do homem são chamados, em várias passagens na Palavra, 'obras das mãos deles'. Os males vêm do proprium de sua vontade, os falsos do proprium do seu entendimento. Que os males e falsos venham daí pode-se ver muito bem pela natureza do proprium do homem, que não é outra coisa senão o mal e o falso. Sobre a natureza do proprium, que é assim, vide o que [foi dito] anteriormente, 39, 41, 141, 150, 154, 210, 215. Como as 'mãos' significam em geral o poder, por isso a Jehovah ou o Senhor se atribuem muitas vezes as 'mãos', e, aí, pelas 'mãos', no sentido interno, se entende a onipotência.

Como em Isaías:

"Ó Jehovah, exaltada foi a Tua mão! (Isaías 26:11),

Em lugar do poder Divino.

No mesmo:

"JEHOVAH estende a Sua mão, todos são consumidos" (Isaías 31:3),

Em lugar do poder Divino.

No mesmo:

"Sobre a obra das Minhas mãos, mandai-Me; as Minhas mãos expandiram os céus, e a todo o exército deles comandei" (Isaías 45:11-12), em lugar do poder Divino. Na Palavra, os regenerados são muitas vezes chamados 'obra das mãos de Jehovah'.

No mesmo:

"A Minha mão fundou a terra, e a Minha destra a palmo mediu os céus" (Isaías 48:13); a 'mão' e a 'destra' estão em lugar da onipotência.

[4] No mesmo:

"Porventura encurtou-se a Minha mão para que não haja redenção? Não está em Mim o poder para livrar?" (Isaías 50:2); em lugar do poder Divino.

Em Jeremias:

"Tiraste o Teu povo, Israel, da terra do Egito por sinais e prodígios, por mão forte e por braço estendido" (Jeremias 32:17, 21),

Em lugar do poder Divino, onde 'poder' está no vers. 17, e 'mão', no 21. Muitas vezes se diz que por 'mão forte' e por 'braço estendido' eles foram trazidos do Egito.

Em Ezequiel:

"Assim disse o Senhor Jehovih: No dia em que escolhi Israel e levantei a Minha mão sobre a semente da casa de Jacó, e conhecido Me fiz a eles na terra do Egito. Levantei Minha mão sobre eles para tirá-los da terra do Egito" (Ezequiel 20:5-6, 23);

Em Moisés:

"Israel viu a grande mão que fez Jehovah sobre os egípcios" (Êxodo 14:31).

[5] Que pela 'mão' seja significado o poder é claramente evidente agora por essas passagens. De fato, a mão tanto significou o poder quanto se tornou um representativo, como se vê pelos milagres que foram feitos no Egito, por ser ordenado a Moisés que estendesse o braço ou a mão e assim os milagres aconteciam. Por exemplo:

Moisés estendeu a mão e houve saraiva sobre o Egito (Êxodo 9:22-23);

Moisés estendeu a mão e houve trevas (Êxodo 10:21-22);

Moisés estendeu a mão e o cajado sobre o mar de Suph e o mesmo ficou seco; e estendeu a mão, e voltou (Êxodo 14:21, 27).

Ninguém que tenha a mente para pensar verdadeiramente pode crer que tenha havido algum poder na mão ou no cajado de Moisés, mas, como a elevação e o estender da mão significou o poder Divino, isto também se tornou um representativo na Igreja Judaica.

[6] Deu-se de modo semelhante quando Josué estendeu a lança, da qual se lê assim:

"Disse Jehovah: Estende para Ai a lança que está em tua mão, porque em tua mão entregá-la-ei. Quando Josué estendeu a lança que tinha na mão, entraram na cidade e a tomaram. E Josué não retirou a mão com que estendera a lança, até ter destruído todos os habitantes de Ai" (Josué 8:18, 26), por aí também se vê como é o caso com os representativos que foram os externos da Igreja Judaica, e daí também se vê como é a Palavra, em que as coisas que estão em seu sentido externo não parecem ser representativas do Senhor e de Seu reino, como aqui, por 'estenderem as mãos' e, do mesmo modo, por todas as demais coisas, que nunca se mostram como tais enquanto a mente se mantém somente nos relatos históricos da letra. Daí é evidente, ainda, o quanto os judeus tinham se afastado do verdadeiro entendimento da Palavra e dos rituais da igreja, quando puseram tudo do culto somente nos externos, a ponto mesmo de atribuírem o poder ao cajado de Moisés e à lança de Josué, quando, todavia, não há naqueles objetos mais poder do que numa madeira; mas, como significavam a onipotência do Senhor, e esta era entendida no céu quando eles estenderam a mão ou cajado mediante a ordem, daí houve os sinais e milagres.

[7] Do mesmo modo que Quando Moisés, sobre o topo da colina, erguia as mãos, Josué era vencedor; e quando as recolhia, era vencido; e que, por isso, sustentaram-lhe as mãos (Êxodo 17:9-13).

Semelhantemente, que se impunham as mãos quando eram consagrados, como os levitas pelo povo (Números 8:9-10, 12), como Josué por Moisés, quando foi substituído por ele (Números 27:18, 23), para que assim outorgasse o poder. Daí vêm também os ritos de hoje, quando se é iniciado e abençoado pela imposição de mãos. O quanto a mão significava e representava o poder pode-se ver por Uzzah e por Jeroboão, dos quais se lê estas coisas na Palavra:

De Uzzah, que estendeu (a mão) para a arca de Deus e a segurou, pelo que foi morto (2 Samuel 6:6-7).

A 'arca' representava o Senhor, assim tudo o que é santo e celeste. O fato de 'Uzzah estender para a arca' representava o próprio poder, ou o proprium do homem, que, por ser profano, ali não se lê 'mão', apenas se entende, a fim de que não fosse percebido pelos anjos que um tal profano tocasse o que é santo E, como ele estendeu, foi morto.

[8] A respeito de Jeroboão:

"Aconteceu que, quando ouviu a palavra do varão de Deus, que clamou contra o altar, e estendeu Jeroboão a sua mão de cima do altar, dizendo: Pegai-o! E secou-se a sua mão, que estendera contra ele, e não pôde retirá-la para si; disse ao Homem de Deus: Roga, peço-te, às faces de JEHOVAH teu Deus para que minha mão volte para mim; e rogou o varão de Deus às faces de JEHOVAH, e voltou a sua mão para ele, e se tornou como antes" (1 Reis 13:4-6).

Aqui, semelhantemente, por 'estender a mão' é significado o próprio poder, ou o proprium, que é profano, que quis violar o que é santo pelo estender da mão ao varão de Deus, pelo que a mão ficou seca. Mas, como [Jeroboão] era idólatra e não podia profanar, como antes foi dito, sua mão voltou. Que a 'mão' signifique e represente o poder, pode-se ver pelos representativos no mundo dos espíritos. Ali, certo braço nu às vezes se faz visível, no qual há tanta força que poderia quebrar os ossos e reduzir a nada, por assim dizer, as medulas mais interiores, e daí há tanto terror que derrete o coração; e, de fato, esse braço tem realmente tal força.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém