圣经文本

 

Gênesis第6章

学习

   

1 Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,

2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.

4 Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade.

5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.

6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração

7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.

8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.

10 Gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.

11 A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência.

12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.

14 Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.

15 Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinqüenta e a sua altura de trinta.

16 Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-la-ás com andares, baixo, segundo e terceiro.

17 Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará.

18 Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.

19 De tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão.

20 Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.

21 Leva contigo de tudo o que se come, e ajunta-o para ti; e te será para alimento, a ti e a eles.

22 Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#568

学习本章节

  
/10837  
  

568. Que as "filhas" signifiquem as coisas que são da vontade desse homem, e daí as cobiças, vê-se pelo que foi dito e mostrado sobre os filhos e filhas, no capítulo precedente, versículo 4, onde os "filhos" significaram os veros e as "filhas" os bens. As "filhas" ou bens pertencem à vontade. Mas qual é o homem, tal é o entendimento e tal a vontade, assim tais os "filhos e filhas." Aqui se trata do homem corrupto cuja vontade nada é senão cobiças, que são consideradas, e mesmo chamadas, vontade. O que é predicado está conforme a qualidade daquilo de que lhe vem a predicação. Que o "homem" aqui, a quem são atribuídas as "filhas," seja o homem corrupto, foi mostrado antes.

[2] Que as "filhas" signifiquem as coisas que são da vontade e, quando não há vontade do bem, as cobiças, e os "filhos" signifiquem as coisas que são do entendimento e, quando não há entendimento do vero, as coisas enganosas, isso vem do fato de que o sexo feminino é formado de tal modo que a vontade ou a cobiça reina mais do que o entendimento. Qual é a disposição de todas as fibras delas, tal é a sua natureza. O sexo masculino, todavia, é formado de modo que o entendimento ou a razão reine. Da mesma forma, qual é a disposição das fibras deles, tal é toda a sua natureza. Daí haver o casamento entre um e outro, tal como existe entre a vontade e o entendimento em cada homem. E, como hoje em dia não existe vontade do bem, mas cobiça, e como pode sempre existir alguma coisa do entendimento ou do racional, por isso é que há na Igreja Judaica tantas leis, abundantes quanto à prerrogativa do varão e à obediência da esposa.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém