圣经文本

 

Gênesis第4章

学习

   

1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.

2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,

5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?

7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.

8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.

9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?

10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.

11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.

12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.

14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.

15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.

16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.

17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque.

18 A Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meüjael, e Meüjael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.

19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.

20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.

21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.

22 A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naama.

23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar.

24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes.

25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#402

学习本章节

  
/10837  
  

402. Que pela "cidade edificada" seja significado todo doutrinal e herético daí proveniente, vê-se pela Palavra em toda parte em que ocorre o nome de alguma cidade. Ali, em parte alguma a cidade é significada, mas alguma espécie de doutrinal ou herético, porque os anjos ignoram inteiramente o que é a cidade ou algum nome de cidade, nem podem em momento algum ter idéia de cidade, pois estão nas idéias espirituais e celestes, como foi mostrado antes, mas percebem apenas o que elas significam. Assim, pela "cidade santa," que também se chama a "santa Jerusalém," não entendem outra coisa senão o reino do SENHOR no universal ou qualquer um em particular em que está o reino do SENHOR. Entendem coisas semelhantes pela "cidade ou monte de Sião": pelo monte, o celeste da fé e pela cidade, o espiritual da fé.

[2] O celeste e espiritual mesmo é descrito também pelas cidades, palácios, casas, muros, alicerces dos muros, antemuros, portas e ferrolhos, e, no meio, o templo, como em Apocalipse 21:15 ao fim. É chamado a "Santa Jerusalém" no mesmo, Vers. 2, 10; em Jeremias 31:38.

Em David, "Cidade de DEUS, o santo dos habitáculos do Altíssimo (Salmos 46:5); em Ezequiel, chamado "Cidade, JEHOVAH ali" (Ezequiel 48:35).

Em Isaías se diz dela:

"Filhos de estrangeiros edificarão os teus muros... curvar-se-ão às solas de teus pés todos os que te rejeitam, e chamar-te-ão Cidade de JEHOVAH, Sião do Santo de Israel" (Isaías 60:10, 14).

Em Zacarias, Jerusalém é chamada "cidade da verdade" e "monte de Sião, monte da santidade" (Zacarias 8:3) onde "cidade da verdade ou Jerusalém" significa as coisas espirituais da fé, e "monte da santidade ou de Sião" as celestes da fé. Como as coisas celestes e espirituais da fé foram representadas pela cidade, assim todas as coisas doutrinais foram significadas pelas "cidades de Jehudah e de Israel," as quais também, quando nomeadas, significam algum doutrinal em particular. Mas qual é esse doutrinal, ninguém pode saber, a não ser pelo sentido interno.

[3] Como pelas "cidades" são significadas as coisas doutrinais, também pelas cidades são significadas as coisas heréticas, e, quando nomeadas, também significam algum herético em particular. Somente então se pode ver, pelas passagens que se seguem, que a "cidade" significa em geral o doutrinal ou herético.

Em Isaías:

"Naquele dia, haverá cinco cidades na terra do Egito, falando com o lábio de Canaan e jurando JEHOVAH Zebaoth; uma será chamada a cidade de Ceres" (Isaías 19:18), onde se trata do conhecimento das coisas espirituais e celestes no tempo do Advento do SENHOR.

No mesmo:

"Cheia de tumultos, cidade tumultuosa, cidade exultante" (Isaías 22:1, 2), onde se trata do vale da visão ou da ilusão.

Em Jeremias:

"As cidades do sul foram fechadas, ninguém há que as abra" (Jeremias 13:19), onde se trata daqueles que estão no "sul" ou na luz da verdade e a extinguem.

No mesmo:

"Cogitou JEHOVAH em destruir o muro da filha de Sião, fez em luto o antemuro e o muro, ao mesmo tempo foram enfraquecidos; suas portas foram derribadas em terra; destruiu e quebrou os seus ferrolhos" (Lamentações 2:8-9), onde qualquer um pode ver que pelo "muro," pelo "antemuro," pelas "portas" pelos "ferrolhos" não se entendem outra coisa a não ser doutrinais. Semelhantemente, em Isaías:

"Será cantado este cântico na terra de Jehudah, cidade forte para nós; a salvação estabelecerá muros e antemuro. Abri vós as portas para que entre a nação justa, que guarda a fidelidade" (Isaías 26:1-2).

No mesmo:

"Exaltar-Te-ei, confessarei Teu Nome... Fizeste da cidade um montão, da cidade fortificada uma ruína; o palácio dos estrangeiros da cidade não se reedificará jamais. Por causa disso, um povo forte Te honrará, a cidade das nações temíveis te temerá [timebunt]" (Isaías 25:1, 3);

Nem aí se trata de cidade alguma. Na profecia de Bileam [Balaão]:

"Edom será por herança... e dominará de Jacob, e fará destruir o que restar da cidade" (Números 24:18-19), onde qualquer um pode ver que "cidade" não significa cidade.

Em Isaías:

"Foi quebrada a cidade da vaidade; toda casa foi fechada, para que não entre o clamor por causa do vinho nas ruas" (Isaías 24:10-11), onde a "cidade da vaidade" está em lugar das vaidades da doutrina; "ruas," aqui e em outras passagens, significam as coisas que são da cidade, sejam falsas ou verdadeiras.

Em João:

"Quando o sétimo anjo derramou a taça... rompeu-se a cidade grande em três partes, e as cidades das nações caíram" (Revelação 16:19).

Que a "cidade grande" seja o herético e que a "cidade das nações" seja o mesmo, qualquer um pode ver. Também é explicado que a cidade grande é a mulher que João viu (Revelação 17:18). Que a "mulher" seja uma tal Igreja, mostrou-se anteriormente.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém