圣经文本

 

Ezequiel第15章

学习

   

1 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, que mais do que qualquer outro pau é o da videira, o sarmento que está entre as árvores do bosque?

3 Tema-se dele madeira para fazer alguma obra? ou toma-se dele alguma estaca, para se lhe pendurar algum traste?

4 Eis que é lançado no fogo, para servir de pasto; o fogo devora ambas as suas extremidades, e o meio dele fica também queimado; serve para alguma obra?

5 Ora, quando estava inteiro, não servia para obra alguma; quanto menos, estando consumido ou carbonizado pelo fogo, se faria dele qualquer obra?

6 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Como entre as árvores do bosque é o pau da videira, que entreguei para servir de pasto ao fogo, assim entregarei os habitantes de Jerusalém.

7 E porei a minha face contra eles; eles sairão do fogo, mas o fogo os devorará; e sabereis que eu sou o Senhor, quando tiver posto a minha face contra eles.

8 Farei da terra uma desolação, porquanto eles se houveram traiçoeiramente, diz o Senhor Deus.

   

来自斯威登堡的著作

 

Doutrina Do Senhor#64

学习本章节

  
/65  
  

64. Que por "Jerusalém", na Palavra, se entenda a igreja quanto à doutrina, a razão é que na terra de Canaan, e não em outra parte, havia o templo, o altar, faziam-se ali os sacrifícios e, assim, o culto Divino. Por isso também três festas eram celebradas ali todos os anos, e ali todo macho da terra devia comparecer. Daí vem que por "Jerusalém" é significada a igreja quanto ao culto, e daí, também, a igreja quanto à doutrina, pois o culto é prescrito na doutrina e se faz segundo a doutrina. Depois também, porque o Senhor esteve em Jerusalém e ensinou em seu templo e, em seguida, ali glorificou o Seu Humano. Além disso, pela "cidade", na Palavra, em seu sentido espiritual, é significada a doutrina; assim, pela "cidade santa", a doutrina da Divina Verdade proveniente do Senhorxix.

[2] Que "Jerusalém" signifique a igreja quanto à doutrina, é evidente também por outras passagens na Palavra, como pelas seguintes. Em Isaías:

"Por causa de Sião, não [Me] calarei, e por causa de Jerusalém não Me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor e a sua salvação como uma lâmpada acesa. Então as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória. E chamar-te-ão por um nome novo, que a boca de Jehovah designará. E serás uma coroa de ornamento na mão de Jehovah e um diadema real na mão de teu Deus. ... Jehovah Se agradará em Ti, e a tua terra será casada. ... Eis, a tua salvação vem, eis que vem com Ele a Sua recompensa. E chamar-lhes-ão: Povo de santidade, Redimidos de Jehovah; e tu serás chamada: Cidade procurada, não deserta" (Isaías 62:1-4, 11-12).

Trata-se, em todo esse capítulo, do advento do Senhor e de uma nova igreja que deve ser instaurada por Ele. Essa nova igreja é que se entende por "Jerusalém", a qual "será chamada por um nome novo que a boca de Jehovah designará" e, também, que "será uma coroa de ornamento na mão de Jehovah, e um diadema real na mão de Deus", da qual Jehovah Se agrada, e que será chamada "cidade procurada, não deserta." Por estas expressões não pode ser entendida a Jerusalém habitada pelos judeus quando o Senhor veio ao mundo, pois essa era totalmente o contrário; essa era mais para ser chamada Sodoma, como, de fato, é chamada no Revelação 11:8. Vide também Isaías 3:9; Jeremias 23:14; Ezequiel 16:46, 48.

[3] Em outra passagem, em Isaías:

"Eis que crio um novo céu, e uma nova terra... não serão lembrados os anteriores. ... Alegrai-vos e exultai eternamente pelo que Eu crio. ... Eu hei de criar Jerusalém em exultação, e o povo seu em alegria, para que exultem sobre Jerusalém, e Meu povo se alegre. ... Então o lobo e o cordeiro pastarão juntos... não farão o mal... em todo o monte de Minha santidade" (Isaías 65:17-19, 25).

Também nesse capítulo se trata do advento do Senhor e da igreja que deve ser instaurada por Ele. Ela não é instaurada com aqueles que estão em Jerusalém, mas com aqueles que estavam fora dela. Por isso essa igreja é entendida por "Jerusalém", que será exultação ao Senhor, e cujo povo será Sua alegria. "Então o lobo e o cordeiro pastarão juntos, e onde não farão mal." Aqui também se diz, da mesma maneira que no Apocalipse, que o Senhor há de criar um novo céu e uma nova terra, pelo que são entendidas coisas semelhantes, e também se diz que criará "Jerusalém."

[4] Em outra passagem, em Isaías:

"Desperta, desperta, veste-te de tua força, ó Sião. Veste os vestidos de teu ornamento, Jerusalém, cidade de santidade. Porque não acontecerá mais que venha a ti nem incircunciso nem imundo. Sacode de ti o pó, levanta-te, assenta-te, ó Jerusalém. ... Meu povo conhece o Meu nome... pois naquele dia Eu [serei] aquele que fala: Eis-Me aqui. ... Jehovah consolou o Seu povo, redimiu Jerusalém" (Isaías 52:1-2, 6, 9).

Também nesse capítulo se trata do advento do Senhor e da igreja que deve ser instaurada por Ele. Por isso, por "Jerusalém", que o Senhor redimiu, à qual não virá mais o incircunciso e o imundo, entende-se a igreja; e por "Jerusalém, cidade de santidade", a igreja quanto à doutrina sobre o Senhor.

[5] Em Sofonias:

"Jubila, ó filha de Sião;... alegra-te... de todo o coração, ó filha de Jerusalém; o rei de Israel... no meio de ti; não temas mais o mal. ... Alegrar-se-á sobre ti com regozijo, aquietar-se-á no teu amor, exultará sobre ti com júbilo. ... Dar-vos-ei por nome e por louvor de todos os povos da terra" (Sofonias 3:14-17, 20).

Semelhantemente, aí se trata do Senhor e da igreja que vem d'Ele, sobre a qual o Rei de Israel, que é o Senhor, "alegrar-Se-á com regozijo", "exultará com júbilo" e "em cujo amor Se aquietará" e a qual "dará por nome e louvor de todos os povos da terra."

[6] Em Isaías:

"Assim disse Jehovah, teu Redentor e teu Formador: ... dizendo de Jerusalém: Serás habitada; e das cidades de Judá: Sereis edificadas" (Isaías 44:24, 26).

E em Daniel:

"Sabe... e percebe, da saída da palavra para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Príncipe Messias, sete semanas" (Daniel 9:25).

É evidente que por "Jerusalém" aí se entende também a igreja, uma vez que ela seria restaurada e edificada pelo Senhor, mas não a Jerusalém morada dos judeus.

[7] Por "Jerusalém" se entende a igreja vinda do Senhor também nas passagens seguintes. Em Zacarias:

"Assim disse Jehovah: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; será chamada Jerusalém, cidade da verdade; e o monte de Jehovah Zebaoth, o Monte da santidade" (Zacarias 8:3, 20-23).

Em Joel:

"Então conhecereis que Eu [sou] Jehovah, vosso Deus, Que habito em Sião, monte da santidade... e Jerusalém será santidade; ... e acontecerá naquele dia que os montes destilarão mosto, e os outeiros fluirão leite; ... e Jerusalém permanecerá de geração em geração" (Joel 3:17-20).

Em Isaías:

"Naquele dia será o renovo de Jehovah será por ornamento e glória... e acontecerá que o remanescente de Sião, e o restante de Jerusalém será chamado santo; ... todos os inscritos para a vida em Jerusalém" (Isaías 4:2-3).

Em Miquéias:

"No fim dos dias o monte da casa de Jehovah será constituído na cabeça dos montes; ... porque de Sião sairá a doutrina, e a palavra de Jehovah, de Jerusalém; ... virá a ti o primeiro reino, o reino da filha de Jerusalém" (Miquéias 4:1-2, 8).

Em Jeremias:

"Naquele tempo, chamarão Jerusalém: O trono de Jehovah; e de todas as nações se congregarão... em nome de Jehovah, em Jerusalém; e não andarão mais após a confirmação de seus maus corações" (Jeremias 3:17).

Em Isaías:

"Olha para Sião, a cidade de nossas festas marcadas; teus olhos verão Jerusalém, habitáculo tranqüilo, tabernáculo que não será dissipado; suas estacas não serão removidas jamais, e todas as suas cordas não serão arrancadas" (Isaías 33:20).

Depois, também, em outras passagens, como Isaías 24:23; Isaías 37:32; Isaías 66:10-14; Zacarias 12:3, 6, 8-10; Zacarias 14:8, 11-12, 21; Malaquias 3:1, 4; Salmos 122:1-7; Salmos 137:5-6.

[8] Por "Jerusalém", nessas passagens, entende-se a igreja, que devia ser instaurada pelo Senhor e também tem sido instaurada. Não se trata da Jerusalém na terra de Canaan e habitada pelos judeus. Isso pode ser visto também pelas passagens, na Palavra, onde se diz dela que estava inteiramente perdida e que seria destruída. Como em Jeremias 5:1; Jeremias 6:6-7; Jeremias 7:17, 20, etc.; Jeremias 8:5-7, etc.; Jeremias 9:10-11, 13, etc.; Jeremias 13:9-10, 14; Jeremias 14:16; Lamentações 1:8-9, 15, 17; Ezequiel 4:1; Ezequiel 5:9-17; Ezequiel 12:18-19; Ezequiel 15:6-8; Ezequiel 16:2-3; Ezequiel 23:4; Mateus 23:33, 37, 39; Lucas 19:41-44; Lucas 21:20-22; Lucas 23:28-30, e muitas outras passagens.

  
/65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil