圣经文本

 

Êxodo第24章

学习

   

1 Depois disse Deus a Moisés: Subi ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e adorai de longe.

2 Moisés se chegará ao Senhor; os, outros não se chegarão; nem o povo subirá com ele.

3 Veio, pois, Moisés e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; então todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado faremos.

4 Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado de manhã cedo, edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel,

5 e enviou certos mancebos dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos, e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos, de bois.

6 E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.

7 Também tomou o livro do pacto e o leu perante o povo; e o povo disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.

8 Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas.

9 Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel,

10 e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza.

11 Deus, porém, não estendeu a sua mão contra os nobres dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam.

12 Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e espera ali; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para lhos ensinares.

13 E levantando-se Moisés com Josué, seu servidor, subiu ao monte de Deus,

14 tendo dito aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão, se chegará a eles.

15 E tendo Moisés subido ao monte, a nuvem cobriu o monte.

16 Também a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia, do meio da nuvem, Deus chamou a Moisés.

17 Ora, a aparência da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.

18 Moisés, porém, entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.

   

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#666

学习本章节

  
/10837  
  

666. Que "aliança" não signifique outra coisa senão a regeneração e as coisas que são da regeneração, pode-se ver em várias passagens da Palavra, onde o próprio SENHOR é chamado "Aliança," pois que Ele é o único que regenera e a Quem o homem regenerado visa, e é Tudo em todas as coisas do amor e da fé. Que o SENHOR seja Ele mesmo a Aliança, vê-se em Isaías:

"Eu, JEHOVAH, chamei-Te em justiça, e Te tomo pela Tua mão, e Te guardo, e Te darei por Aliança do povo, por luz das nações" (Isaías 42:6), onde "aliança" está em lugar do SENHOR; "luz das nações" é a fé. É semelhante ao capítulo Isaías 49:6, 8.

Em Malaquias:

"Eis que Eu envio o Meu anjo, e de súbito virá ao Seu templo o SENHOR, a Quem vós buscais, e o Anjo da aliança, a quem vós desejais. Eis que vem. Quem suportará o dia do Advento Seu?" (Malaquias 3:1-2); onde o SENHOR é chamado "Anjo da aliança." O Sábado é chamado "aliança eterna" emÊxodo 31:16, porque significa o SENHOR mesmo e o homem celeste regenerado por ele.

[2] Como SENHOR mesmo é a Aliança, vê-se que a aliança é tudo o que conjunge o homem ao SENHOR, e, assim, o amor e a fé, bem como as coisas que são do amor e da fé, porquanto elas são do SENHOR e nelas o SENHOR está; assim, a própria aliança está naqueles que a recebem. Essas coisas só existem com o regenerado, em quem tudo o que pertence ao Regenerador ou o SENHOR, pertence à aliança ou é a aliança.

Como em Isaías:

"A misericórdia minha de ti não se afastará, e a aliança de Minha paz não se apartará" (Isaías 54:10); onde a "misericórdia e a aliança de paz" são o SENHOR e as coisas que pertencem ao SENHOR.

No mesmo:

"Inclinai o vosso ouvido e vinde a Mim, ouvi e viva [a vossa alma]; e firmarei convosco uma aliança de eternidade, as misericórdias firmes de David. Eis que o dei por testemunha do povo, por chefe e legislador do povo (Isaías 55:3-4);

onde "David" está em lugar do SENHOR; "aliança de eternidade" nas coisas e pelas coisas que são do SENHOR, as quais são entendidas por "ir a Ele" e "ouvir para que viva a alma."

[3] Em Jeremias:

"Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que Me temam todos os dias, para seu bem e de seus filhos depois deles. E tratarei com eles uma aliança de eternidade [saeculi], que não Me afaste de após eles, para lhes fazer bem. E Meu temor porei no coração deles" (Jeremias 32:39-40),

em lugar dos que devem ser regenerados e, depois, das coisas que estão no regenerado, as quais são "um só coração, e um só caminho," isto é, caridade e fé, que são do SENHOR, e, assim, da aliança.

No mesmo:

"Eis, dias vêm, dito de JEHOVAH, e firmarei com a casa de Israel, e com a casa de Judá uma aliança de paz. Não como a aliança que firmei com os pais deles, porque eles tornaram nula a Minha aliança; mas esta é a aliança, que farei com a casa de Israel depois daqueles dias: porei a Minha lei no meio deles, e sobre o coração deles a inscreverei, e lhes serei por DEUS, e eles Me serão por povo" (Jeremias 31:31, 33);

aqui se explica claramente o que é a "aliança," ou seja, que é o amor e a fé no SENHOR, os quais estão no regenerado.

[4] No mesmo livro, o amor se chama "aliança do dia" e a fé "aliança da noite" (Jeremias 33:20).

Em Ezequiel:

"Eu, JEHOVAH, lhes serei por DEUS, e Meu servo David será por príncipe no meio deles, e tratarei com eles uma aliança de paz, e farei cessar a fera má da terra, e habitarão confiantemente no deserto, e dormirão nas selvas" (Ezequiel 34:24-25); aí se trata claramente da regeneração. "David" está em lugar do SENHOR.

No mesmo:

"David, príncipe deles pela eternidade... tratarei com eles uma aliança de paz, aliança de eternidade haverá com eles; porei o Meu santuário no meio deles pela eternidade" (Salmos 37:25, 26), onde semelhantemente se trata da regeneração. "David" e "santuário" estão em lugar do SENHOR.

No mesmo:

"Entrei em aliança contigo, e foste para Mim; e te lavei nas águas, e te limpei [ablui] os sangues teus de sobre ti, e te ungi com óleo" (Salmos 16:8, 9), onde claramente se trata da regeneração.

Em Oséias:

"Firmarei por eles uma aliança naquele dia, com a fera do campo e com a ave dos céu, e o réptil da terra" (Oséias 2:18),

em lugar da regeneração; "fera do campo" está em lugar das coisas que são da vontade; "ave dos céus," as coisas que são do entendimento.

Em David:

"Redenção enviou ao Seu povo, ordenou para sempre a Sua aliança" (Salmos 111:9),

expressões que estão em lugar da regeneração. Diz-se "aliança" porque ela é dada e recebida.

[5] Os que, porém, não foram regenerados, ou, o que é mesma coisa, os que põem o culto nos externos e que estimam e honram como deuses a si próprios e as coisas que cobiçam e pensam, e se separaram do SENHOR, diz-se deles que "tornam nula a aliança," como em Jeremias:

"Abandonaram a aliança de JEHOVAH seu DEUS, e se curvaram a outros deuses, e os serviram"(Jeremias 22:9).

Em Moisés:

"Os que transgredissem a aliança servindo a outros deuses, ao sol, à lua e aos exércitos dos céus, fossem apedrejados" (Deuteronômio 17:2et seq.);

o "sol" está em lugar do amor de si, a "lua" está em lugar dos princípios do falso; o "exército dos céus em lugar dos falsos mesmos. Daí se vê agora o que é a "arca da aliança" na qual estava o testemunho ou a aliança, que é o SENHOR mesmo (Êxodo 24:4, 7; Êxodo 34:27; Deuteronômio 4:13, 23); o que é o "sangue da aliança" que é o SENHOR mesmo (Êxodo 24:6, 8), que é, somente Ele, o Regenerador. Daí "aliança" é a própria regeneração.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém