圣经文本

 

Amós第8章:6

学习

       

6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#1460

学习本章节

  
/10837  
  

1460. ‘Houve fome na terra’; que signifique a escassez das cognições que até então existiam no Senhor quando menino, vê-se pelas coisas que foram ditas antes. As cognições, na meninice, jamais chegam ao homem oriundas das coisas interiores, mas pelos objetos dos sentidos, principalmente pela audição, pois, como foi dito, existem vasos recipientes no homem externo que são chamados [vasos] da memória; essas são formadas por meio das cognições, como qualquer um pode saber, com o homem interno influindo e ajudando; por consequência, as cognições são aprendidas e implantadas na memória segundo o influxo do homem interno; assim também no Senhor quando menino, pois nasceu como qualquer outro homem e foi instruído como qualquer outro; mas as coisas interiores n’Ele foram coisas celestes que adaptaram os vasos para que recebessem as cognições, e para que as cognições se tornassem, por fim, vasos para receber o Divino. As coisas interiores n’Ele eram as coisas Divinas oriundas de JEHOVAH, Seu Pai, as exteriores eram as coisas humanas provenientes de Maria, Sua mãe; daí se pode ver que no Senhor, do mesmo modo como nos outros homens, em Seu Homem Externo, na meninice, tenha havido escassez de cognições.

[2] Que a ‘fome’ signifique a escassez de cognições, vê-se de outros lugares na Palavra, por exemplo, em Isaías:

“[...] Não examinaram a obra de JEHOVAH e não veem o feito de Sua mão; em consequência disso Meu povo será levado, por causa do não conhecimento, sua glória [será] uma fome mortal, e a sua multidão secará de sede” (Isaías 5:12, 13);

‘fome mortal’ está no lugar da escassez de cognições celestes; a ‘multidão seca de sede’ está no lugar da escassez de cognições espirituais. Em Jeremias:

“São mentirosos a JEHOVAH, e disseram: Não é Ele, e não virá sobre nós o mal, e não veremos a espada e a fome; e os profetas estavam ao vento, e não [haverá] palavra para eles [...]” (Jeremias 5:12-13);

‘espada e fome’ está no lugar de privar das cognições do vero e do bem; os ‘profetas’, no lugar daqueles que ensinam, para os quais ‘não há palavra’; que ‘ser consumido pela espada e pela fome’ seja estar privado das cognições do vero e do bem, e que sejam vastações, as ‘espadas’ quanto às coisas espirituais, e a ‘fome’ quanto às coisas celestes, vê-se aqui e ali na Palavra (por exemplo, Jeremias 14:13-16, 18; Lamentações 4:9; e outros lugares).

[3] Como também [se vê] em Ezequiel:

“E aumentarei a fome sobre vós, e enfraquecerei o sustento de pão; e enviarei sobre vós a fome, e a fera má, e te desfilharão... e trarei a espada sobre ti” (Ezequiel 5:16

[17]);

a ‘fome’ está no lugar da privação das cognições celestes, ou cognições do bem, daí os falsos e males. Em Davi:

“E chamou a fome sobre a terra, quebrou todo bastão de pão” (Salmos 105:16);

‘quebrar o sustento [ou bastão] de pão’ está no lugar de privar do alimento celeste; com efeito, a vida dos espíritos bons e dos anjos não é sustentada por outra comida senão pelas cognições do bem e do vero, e dos bens e veros mesmos, daí a significação da fome e do pão no sentido interno. No mesmo:

“Fartou a alma sedenta e encheu de bem a alma faminta” (Salmos 107:9);

no lugar dos que desejam as cognições. Em Jeremias:

“Levanta tuas mãos sobre a alma das tuas crianças, que definham de fome na cabeça de todas as praças” (Lamentações 2:19);

a ‘fome’ está no lugar da falta de cognições, as ‘praças’ no lugar das verdades. Em Ezequiel:

“[...] Habitarão seguramente, e não [haverá] que se espantem; e lhes suscitarei uma plantação de renome, e não serão mais consumidos pela fome na terra, ...” (Ezequiel 34:28, 29).

[4] No lugar de que não mais serão destituídos das cognições do bem e vero. Em João:

“Nunca mais terão fome, nem mais terão sede” (Revelação 7:16);

tratando-se do Reino do Senhor, onde estarão na abundância de todas as cognições e bens celestes, que é ‘não ter fome’, e das cognições e verdades espirituais, que é ‘não ter sede’. O Senhor disse semelhantemente em João:

“Eu sou o pão da vida, quem vem a Mim não terá fome, e quem crê em Mim jamais terá sede” (João 6:35);

em Lucas:

“Bem-aventurados os que sentem fome agora, porque sereis fartos” (Lucas 6:21);

No mesmo:

“aos famintos encheu de bens” (Lucas 1:53);

onde se trata dos bens celestes e de suas cognições. Que ‘fome’ signifique a escassez de cognições, é dito manifestamente em Amós:

“Eis dias virão... e enviarei a fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras de JEHOVAH” (Amós 8:11-12).

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém