Bibeln

 

Ezequiel 4:17

Studie

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

Från Swedenborgs verk

 

Doutrina Do Senhor #65

Studera detta avsnitt

  
/ 65  

65. Diz-se no Apocalipse: "Um novo céu e uma nova terra", e, em seguida: "Eis que faço novas todas as coisas", pelo que não se entende outra coisa senão que na nova igreja agora instaurada pelo Senhor haverá uma nova doutrina que não existia na igreja precedente. A razão de não ter existido é que, se o fosse, não seria recebida. Com efeito, o Juízo Final ainda não fora realizado, e antes disso a potência do inferno prevalecia sobre a potência do céu. Por isso, se fosse dada antes pela boca do Senhor, não permaneceria com as pessoas. Tampouco hoje permanece, a não ser naqueles que se voltam para o Senhor somente e O reconhecem como o próprio Deus do céu e da terra (vide acima, 61). Na verdade, essa mesma doutrina fora dada antes na Palavra, mas como a igreja, não muito tempo depois de sua instauração, tornou-se Babilônia, e com outros, depois, tornou-se Filístia, por isso essa doutrina não pôde ser vista na Palavra. Pois uma igreja não vê a Palavra de outra forma que não pelo princípio de sua religião e sua doutrina.

[2] As "coisas novas" que se acham neste opúsculo são, em geral, estas:

i. Deus é uma só Pessoa e Essência, e Ele é o Senhor.

ii. Toda a Escritura Santa trata d'Ele somente.

iii. Ele veio ao mundo para subjugar os infernos e glorificar Seu Humano, e fez uma e outra coisas por meio de tentações em Si admitidas, e o fez plenamente pela última delas, que foi a paixão na cruz; por esse modo tornou-Se Redentor e Salvador, e por esse modo o mérito e a justiça pertencem a Ele somente.

iv. Ele cumpriu toda a Lei; assim, cumpriu toda a Palavra.

v. Pela paixão na cruz, não removeu os pecados, mas os portou, tal como um Profeta, isto é, que Se submeteu a isso para que em Si fosse representada a igreja, o modo como ela fazia mal à Palavra.

vi. A imputação do mérito não é coisa alguma, a não ser que por isto se entenda a remissão dos pecados por meio da penitência.

Estas são as coisas no presente opúsculo. Novas coisas serão ainda vistas nos seguintes, que serão Da Escritura Santa, Doutrina de Vida, Doutrina da Fé, Divino Amor e Divina Sabedoria.

  
/ 65  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil