Bibeln

 

Ezequiel 4:17

Studie

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

Från Swedenborgs verk

 

Doutrina Do Senhor #16

Studera detta avsnitt

  
/ 65  
  

16. Sendo representado nos Profetas, o estado da igreja proveniente da Palavra era o que se entende por "portar as iniqüidades e os pecados do povo." Que seja assim, é evidente pelas coisas que são referidas sobre o profeta Isaías: que ele fosse nu e descalço por três anos, por sinal e prodígio (Isaías 20:3). E sobre o profeta Ezequiel, que trouxesse os vasos da migração e cobrisse as faces para que não visse a terra, e que, assim, fosse um prodígio para a casa de Israel; e, também, que dissesse: "Eu sou um prodígio para vós" (Ezequiel 12:6, 11).

[2] Que isto tenha sido, para eles, portar as iniqüidades, vê-se claramente em Ezequiel, quando lhe foi ordenado deitar-se trezentos e noventa dias e quarenta dias sobre os lados esquerdo e direito contra Jerusalém, e comer bolo de cevada feito com excremento de boi. Ali se lê também:

"Tu, deita-te sobre o teu lado esquerdo e sobre ele põe a iniqüidade da casa de Israel; o número de dias que te deitarás sobre ele portarás a iniqüidade deles. Eu, pois, darei a ti os anos da iniqüidade deles conforme o número dos dias, trezentos e noventa dias, para que portes a iniqüidade da casa de Israel. Mas, no momento em que os tiveres completado, jazerás outra vez, sobre o teu lado direito, para que portes a iniqüidade da casa de Judá quarenta dias" (Ezequiel 4:4-6).

[3] O profeta, ao portar assim as iniqüidades da casa de Israel e da casa de Judá, não as tirou nem, daí, as expiou, mas somente as representou e mostrou. Isto é evidente pelo que se segue ali:

"Assim diz Jehovah: Os filhos de Israel comerão seu pão imundo, entre as nações para onde os expulsei. ... Eis que Eu quebro o cetro do pão em Jerusalém... para que careçam de pão e de água, e sejam desolados o varão e o seu pai, e se definhem por causa da iniqüidade deles" (vers. 13, 16-17).

[4] Semelhantemente, quando o mesmo profeta se mostrasse e dissesse,

"Eis que sou um prodígio para vós", também diria: "Do mesmo modo que fiz, assim lhes fará" (Ezequiel 12:6, 11).

E o mesmo se entende a respeito do Senhor, onde se diz:

"Nossas doenças Ele levou; ... nossas dores portou; ... Jehovah fez lançar sobre Ele as iniqüidades de todos nós; ... por Sua ciência justificou... a muitos, pois que em Si portou as iniqüidades deles" (Isaías 53:4, 6, 11),

Onde se trata, em todo o capítulo, da paixão do Senhor.

[5] Que Ele, como o Maior Profeta, tenha representado o estado da igreja quanto à Palavra, vê-se por cada uma das coisas de Sua paixão, a saber, que foi traído por Judas; foi preso e condenado pelos principais dos sacerdotes e pelos anciãos; deram-Lhe bofetadas; feriram-Lhe a cabeça com uma cana; impuseram-Lhe uma coroa de espinhos; dividiram Suas vestes e lançaram sorte sobre a túnica; crucificaram-No; deram-Lhe vinagre para beber; traspassaram-Lhe o lado; foi sepultado e, no terceiro dia, ressurgiu.

[6] Que "foi traído por Judas" significava ser traído pela nação judaica, com quem então estava a Palavra, pois Judas representava aquela nação. Que "foi preso e condenado pelos principais dos sacerdotes e pelos anciãos" significava que o fora por toda aquela igreja. Que "foi açoitado, cuspiram-Lhe na face, deram-Lhe bofetadas e feriram-Lhe a cabeça com uma cana" significava que fizeram de modo semelhante com a Palavra quanto às suas Divinas verdades, todas as quais tratam do Senhor. Que "Lhe impuseram uma coroa de espinhos" significava que a tinham falsificado e adulterado. Que "dividiram Suas vestes, e sobre a túnica lançaram sorte" significava que tinham dispersado todos os veros da Palavra, mas não seu sentido espiritual; esse sentido da Palavra era significado pela "túnica do Senhor." Que "O crucificaram" significava que tinham destruído e profanado toda a Palavra. Que "Lhe ofereceram vinagre para beber" significava coisas meramente falsificadas e falsas, por isso não o bebeu, e então disse: "Está consumado." Que "traspassaram-Lhe o lado" significava que extinguiram completamente todo vero da Palavra e todo seu bem. Que "foi sepultado" significava a rejeição do humano que restara da mãe. Que "no terceiro dia ressurgiu" significava a glorificação.

[7] Coisas semelhantes foram significadas por estas representações nos Profetas e em David, onde foram preditas. Por causa disso, depois que foi açoitado e saiu portando uma coroa de espinhos, e os soldados Lhe puseram uma vestimenta púrpura, foi dito:

"Eis o Homem" (João 19:1, 5).

Isto foi dito porque "Homem" significa a Igreja. De fato, "Filho do homem" significa a verdade da igreja, assim a Palavra. Por aí se pode ver agora o que se entende por "portar as iniqüidades", isto é, representar e figurar em Si os pecados contra as Divinas verdades da Palavra. Que o Senhor tenha suportado e sofrido tais coisas como o Filho do homem e não como o Filho de Deus, ver-se-á na seqüência. Com efeito, "Filho do homem" significa o Senhor quanto à Palavra.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil

Bibeln

 

Ezequiel 24:23

Studie

       

23 tereis na cabeça os vossos turbantes, e os vossos sapatos nos pés; não vos lamentareis, nem chorareis, mas definhar-vos-eis nas vossas iniqüidades, e gemereis uns com os outros.