Bibeln

 

Ezequiel 4:17

Studie

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

Från Swedenborgs verk

 

Apocalipse Revelado #880

Studera detta avsnitt

  
/ 962  
  

880. Que por “Jerusalém'’, na Palavra, se entende a Igreja é porque lá na terra de Canaã, e não em outra parte, estava o Templo, estava o Altar, faziam-se os sacrifícios, e o próprio culto Divino. Por isso, lá também eram celebradas três festas por ano e cada varão da terra tinha ordem de a elas assistir. Daí vem que por “Jerusalém” é significada a Igreja quanto ao culto e, por conseguinte, também a Igreja quanto à doutrina, pois o culto est á prescrito na doutrina e se faz segundo a doutrina. Também porque o Senhor esteve em Jerusalém, ensinou em seu templo e depois ali glorificou o Seu Humano. Que por “Jerusalém” se entende a Igreja quanto à doutrina e, consequentemente, quanto ao culto, é evidente por um grande número de passagens na Palavra. Sirvam como exemplo:

“Por causa de Sião não me calarei, e por causa de Jerusalém não descansarei, até que saia com esplendor a sua justiça e que arda como uma lâmpada a sua salvação. Então as nações verão a tua justiça e todos os reis verão a tua glória. E serás chamada por um novo nome, que a boca de Jehovah enunciará; e serás uma coroa de ornato na mão de teu Deus. Jehovah Se agradará em ti e tua terra ser á casada. Eis tua salvação virá, eis Sua recompensa com Ele. E eles serão chamados o povo de santidade, os remidos de Jehovah; e tu serás chamada a cidade procurada, não deserta” (Isaías 62:1-4, 11, 12).

[2] Em todo esse capítulo (de Isaías), trata-se da vinda do Senhor e da Nova Igreja a ser instaurada por Ele. É essa Nova Igreja que se entende por “Jerusalém”, que será chamada por um novo nome que a boca de Jehovah enunciará e que será uma coroa de ornato na mão de Jehovah e um diadema de realeza na mão de Deus; dela Se agradará Jehovah e será chamada cidade procurada, e não abandonada.

Por essas palavras não pode ser entendida a Jerusalém em que estavam os judeus, quando o Senhor veio ao mundo, porque era (então) o contrário de tudo isso. Antes devia ser chamada Sodoma, como efetivamente é chamada (nas passagens): Apocalipse 11:8Isaías 3:9, Jeremias 23:14, Ezequiel 16:46, 48.

[3] Lê-se em outro lugar, em Isaías:

“Eis, Eu crio um novo céu e uma nova terra; não se lembrarão das coisas passadas. Alegrai-vos e exultai na eternidade no que Eu crio.

Eis que Eu crio para Jerusalém exultação e para seu povo alegria, para que Eu exulte sobre Jerusalém e Me alegre sobre o Meu povo.

Então o lobo e o cordeiro pastarão juntos; não se fará o mal em toda a montanha de Minha santidade” (Isaías 65:17-19, 25).

Nesse capítulo também se trata da vinda do Senhor e da Igreja a ser instaurada por Ele, a qual não foi instaurada entre os que estavam em Jerusalém, mas entre aqueles que estavam fora de Jerusalém. Esta Igreja (instaurada entre aqueles que estavam fora de Jerusalém) é que se entende por “Jerusalém” que será exultação para o Senhor e eujo povo será alegria para Ele; e onde “o lobo e o cordeiro pastarão juntos” e onde “não se fará o mai.” Aqui também se diz, do mesmo modo que no Apocalipse, que o Senhor “vai criar um novo céu e uma nova terra” e também “vai criar Jerusalém”, expressões pelas quais são significadas as mesmas coisas.

[4] Ainda em outra passagem, em Isaías:

“Desperta, desperta, reveste-te de tua força, ó Sião; veste as tuas vestimentas de ornato, ó Jerusalém, cidade santa, pois doravante não virão mais a ti o incircunciso e o imundo. Sacode-te do pó, levanta-te, assenta-te, ó Jerusalém. O povo conhecerá Meu Nome nesse dia, pois Eu sou Aquele Que diz: Eis-Me aqui; Jehovah consolou o Seu povo, resgatou Jerusalém” (52:1, 2, 6, 9).

Nesse capítulo também se trata da vinda do Senhor e da Igreja a ser instaurada por Ele. É por isso que por “Jerusalém” a que “não virão mais o incircunciso e o imundo”, e que foi “resgatada pelo Senhor”, se entende a Igreja; e, por “Jerusalém, cidade santa” se entende a Igreja quanto à doutrina procedente do Senhor e referente ao Senhor.

[5] Em Sofonias:

“Regozija-te, ó filha de Sião; alegra-te de todo o coração, ó filha de Jerusalém; o rei de Israel está no meio de ti; não mais temas o mal. Ele Se deleitará em ti com alegria; Ele descansará no teu amor;

Ele exultará sobre ti com júbilo. Eu vos darei renome e louvor entre todos os povos da terra” (Sofonias 3:14-17, 20).

Semelhantemente, trata-se, nesta passagem, do Senhor e da Igreja procedente d'Ele, sobre a qual “o rei de Israel”, que é o Senhor, “se deleitará com alegria e exultará com júbilo”, e em cujo amor “Ele repousará”. Ele dará a eles (da Igreja) “renome e louvor entre todos os povos da terra”.

[6] Em Isaías:

“Assim disse Jehovah, o teu Redentor e o teu Formador, dizendo de Jerusalém: Tu serás habitada; e dizendo das cidades de Judá: Sereis reconstruídas” (Isaías 44:24, 26).

E em Daniel:

“Sabe e percebe que desde a saída da Palavra até que seja restabelecida e edificada Jerusalém, até ao Messias, ao Príncipe, sete semanas”. (Daniel 9:25).

Que também aqui por “Jerusalém” se entende a Igreja é evidente, uma vez que estava sendo restabelecida e edificada pelo Senhor, e não a Jerusalém sede dos judeus.

[7] Por “Jerusalém” também é entendida a. Igreja procedente do Senhor nas seguintes .passagens:

“Ássim disse Jehovah: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém: daí Jerusalém será chamada cidade da verdade e a montanha de Jehovah Zebaoth será chamada montanha da santidade” (Zacarias 8:3, 20-23).

“Então conhecereis que Eu (sou) Jehovah, o vosso Deus, habitando em Sião, a montanha da santidade, e Jerusalém será santidade: e sucederá, naquele dia, as montanhas destilarão mosto e as colinas manarão leite e Jerusalém se sentará de geração em geração” (Joel 3:17, 18, 20) .

“Naquele dia, o renovo de Jehovah será de beleza e glória e suceder á que será chamado santo o deixado em Sião e o remanescente em Jerusalém; todo o que foi escrito para a vida em Jerusalém” (Isaías 4:2, 3).

“Na extremidade dos dias, acontecerá que a montanha da casa de Jehovah será estabelecida como cabeça das montanhas, porque de Sião sairá a, doutrina e de Jerusalém sairá a Palavra de Jehovah; a ti virá o primeiro reino, o reino da filha de Jerusalém” (Miquéias 4:1, 2, 8).

“Naquele tempo, chamarão Jerusalém o trono de Jehovah e se reunirão todas as nações em Jerusalém por causa do Nome de Jehovah, e não mais irão atrás de confirmação de seu mau coração” (Jeremias 3:17).

Em Isaías:

“Olha para Sião, a cidade de nossa festa solene; os teus olhos verão Jerusalém, a habitação tranquila, um tabernáculo que não ser á deslocado; os seus esteios não serão removidos para sempre, e todas as suas cordas não serão rebentadas” (33:20).

(Além disso, também em outros lugares, como em Isaías 24:23; 37:32; 66:10-14, Zacarias 12:3, 6, 8-10; 14:8, 11, 12, 21

Malaquias 3:2, 4, Salmo 122:1-7Salmo 137:5-7).

[8] Que por “Jerusalém”, nessas passagens, é entendida a Igreja que devia ser instaurada pelo Senhor, e não a Jerusalém na terra de Canaã habitada pelos judeus, pode ser visto também pelas passagens da Palavra, onde é dito desta última que ela está inteiramente perdida e que será destruída, como em Jeremias 5:1; 6:6, 7; 7:17, 18 e seguintes — 8:6-8 e seguintes — 9:10, 11, 13 e seguintes — 13:9, 10, 14; 14:16, Lamentações 1:8, 9, 17, Ezequiel 4:1

até o fim — 5:9 até o fim — 12:18, 19; 15:6-8; 16;

1-63; 23:1-49, Mateus 23:37, 38Lucas 19:41-44; 21:20-22; 23:28-30 e em muitos outros lugares.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Kommentar

 

Water

  

Water is the basis of life, the essential ingredient in all drinks, and in the form of rivers, lakes and oceans supports life in myriad ways. The spiritual meaning of water is similarly basic: It represents truth in general, the ideas and concepts that guide us to do good things in our lives. In a more specific sense, it represents truth at its simplest level: the ideas we learn from the Bible and simply believe. Swedenborg refers to this as “natural” truth or “truths of faith.” They are not things we have explored, figured out or confirmed through life; rather they are things that we accept to be true because we’ve been told they are true. Like water, these ideas flow to us from other sources. And like water, they are ever-changing; to build something permanent we might look to the more permanent ideas represented by stones. But water is crucial to life, and so are these accepted ideas. Water can also, of course, be threatening. Rivers, lakes and oceans are inherently dangerous, and flooding was an ever greater threat in Biblical times than it is now. These aspects represent the opposite meaning – water as falsity, twisted ideas which support evil and can overwhelm and destroy us if we’re not careful.

Spela upp video
This video is a product of the Swedenborg Foundation. Follow these links for further information and other videos: www.youtube.com/user/offTheLeftEye and www.swedenborg.com