Bibeln

 

Ezequiel 4:17

Studie

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

Från Swedenborgs verk

 

Apocalipse Revelado #50

Studera detta avsnitt

  
/ 962  
  

50. E SUA VOZ COMO A VOZ DE MUITAS AGUAS significa a Divina Verdade Natural. Que “a voz”, quando vem do Senhor, significa a Divina Verdade vimos acima (n. 37); que as “águas” significam as verdades, e especialmente as verdades naturais, que são os conhecimentos provenientes da Palavra, vê-se em muitas passagens da Palavra, das quais serão mencionadas as seguintes:

“A terra se encherá da ciência de Jehovah como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9)

“Então tirarei águas com alegria das fontes de salvação” (Isaias 12:3)

“Quem anda na justiça e pronuncia coisas retas... o pão lhe será dado e sua água fiel” (Isaías 33:15, 16)

“Os pobres e os necessitados procurando águas, mas nada; sua língua seca de sede; abrirei rios sobre as colinas e porei nascentes no meio dos vaies; tornarei os desertos em lagos de éguas e a terra seca em fontes de água, para que vejam, reconheçam, considerem e compreendam” (Isaías 41:17. 18, 20)

“Derramarei águas sobre o sequioso e regatos sobre o árido, derramarei o Meu Espírito” (Isaías 44:3)

“Tua luz se levantará nas trevas, para que sejas como um Jardim regado e como um manancial, cujas águas não faltarão” (Isaías 58:10, 11)

“Dois males cometeu o Meu povo: deixaram a Mim, fonte das águas vivas, para cavarem para si covas que não retêm as águas” (Jeremias 2:13)

“Os poderosos mandaram os menores buscar águas; estes vieram às covas e não acharam águas; voltaram com os seus vasos vazios” (Jeremias 14:3)

“Abandonaram a fonte das águas vivas: Jehovah” (Jeremias 17:13)

“Com pranto virão e com pranto os conduzirei; levá-los-ei à fonte das águas por um caminho reto” (Jeremias 31 ;9) “Romperei o bastão do pão e eles beberão as águas por medida e com estupor, para que definhem por causa da iniquidade” (Ezequiel 4:16, 17 e 12:18, 19; Isaías 51:14)

“Eis dias virão em que mandarei uma fome sobre a terra; não fome de pão nem sede de água, mas para ouvir as palavras de Jehovah; eles vagarão de mar em mar e correrão daqui para acolá, para ouvirem a palavra de Jehovah e não a encontrarão; nesse dia desfalecerão as virgens e os jovens pela sede” (Amós 8:11, 12, 13)

“Nesse dia, sairão águas vivas de Jerusalém” (Zacarias 14:8) “Jehovah é o meu pastor; levar-me-á para águas tranquilas” (Salmo 23,1, 2)

“Não terão sede; águas da pedra fará correr para eles; ferirá a pedra para que corram as águas” (Isaías 48:21)

“Ó Deus, de manhã Te busco; minha alma tem sede, cansada sem as águas” (Salmo 68:1)

“Jehovah envia a Palavra, faz soprar o vento para que as águas fluam” (Salmo 147:18, 19)

“Louvai Jehovah céus dos céus e águas acima dos céus” (Salmo 148:4)

“Sentado junto à fonte de Jacó, Jesus disse à mulher: Quem beber desta água tornará a ter sede, mas quem beber da água que Eu lhe der não terá sede durante a eternidade, e a água que Eu der se tomar á uma fonte de água jorrando para a vida eterna” (João 4:7-15)

“Jesus disse: Se alguém tiver sede, venha a Mim e beba; quem crer em Mim, como diz a Escritura, de seu ventre fluirão rios de água viva” (João 7:37, 38)

“Ao sedento se dará água da fonte da vida gratuitamente” (Apocalipse 21:6)

“Mostrou-lhe o rio da égua da vida saindo do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1)

“O Espírito e a noiva dizem (vem), e quem ouve diga “vem”, e quem tem sede venha e quem quiser receba a água da vida gratuitamente” (Apocalipse 22:17).

Nessas passagens, por “águas” se entendem verdades, de onde se torna claro que “uma voz de muitas águas” significa a Divina Verdade do Senhor na Palavra, como nas seguintes passagens:

“Eis, a glória do Deus de Israel vem pelo caminho do oriente e a voz d'Ele como a voz de muitas águas, e a terra é iluminada pela glória d'Ele” (Ezequiel 43,2)

“Ouvi uma voz do céu como a voz de muitas águas” (Apocalipse 14:2)

“A voz de Jehovah sobre as águas; Jehovah sobre muitas águas” (Salmo 29:3).

Quando se sabe que, na Palavra, por “águas” são entendidas as verdades no homem natural, pode-se compreender o que é significado por abluções na Igreja Israelita e também o que é significado pelo batismo, bem como o que é significado por estas palavras do Senhor em João:

“Se um homem não for gerado da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (3:5)

“Da água” significa pelas verdades e “do Espírito” significa pela vida segundo as verdades. Que “águas” no sentido oposto significam falsidades, será visto posteriormente.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Från Swedenborgs verk

 

Apocalipse Revelado #409

Studera detta avsnitt

  
/ 962  
  

409. E CAIU SOBRE A TERÇA PARTE DOS RIOS E SOBRE AS FONTES DAS ÁGUAS significa: por conseguinte todas as verdades da Palavra foram inteiramente falsificadas. Pelos “rios” são significadas as verdades em abundância, porque pelas “águas” são significadas as verdades (n. 50). Pelas “fontes das águas” é significada a Palavra (n. 384). As verdades da Palavra foram inteiramente falsificadas, porque se diz depois que “a terça parte das águas se tornou em absinto” (versículo 11) e por “absinto” é significada a falsidade infernal (n. 410).

[2] Que os rios significam as verdades em abundância, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Eis Eu faço uma coisa nova: porei águas nó deserto e rios na solidão, para dar de beber ao Meu povo, ao meu Eleito” (Isaías 43:19, 20).

“Derramarei águas sobre o sedento e rios sobre a terra árida; derramarei Meu espírito sobre a tua semente e a Minha bên- ção sobre os teus filhos” (Isaías 44:3).

“Então a língua do mundo cantará porque jorrarão águas no deserto, e rios na planície do deserto” (Isaías 35:6).

“Abrirei rios sobre as colinas e porei fontes no meio dos vales, tornando o deserto um tanque de águas e a terra seca em nascentes de águas” (Isaías 41:18).

“Jehovah fundou o mundo sobre os mares e o estabeleceu sobre os rios” (Salmo 24:2).

“Porei a mão d’Ele no mar e Sua dextra no rio” (Salmo 89:25).

“Irou-se Jehovah contra os rios? Foi Tua ira contra os rios? Foi Tua irritação contra o mar, para montares os Teus cavalos?” (Habacuque 3:8).

“Os rios cujos ribeiros alegrarão a cidade de Deus” (Salmo 46:4).

“Mostrou-me o puro rio da água da vida, saindo do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1).

“Ele fendeu os rochedos no deserto e fez beber grandes abismos. Ele feriu a rocha e saíram torrentes” (Salmo 78:15, 16, 20; Salmo 105:41).

“Então faltarão águas no mar e o rio estará seco” (Isaías 19:5-7, Isaías 42:15; Isaías 50:2; Naum 1:4; Salmo 107:33; 14:11).

“Jesus disse: Se alguém vier a Mim, como disse a Escritura, rios de água viva correrão de seu ventre” (João 7:37, 38). (Além disso, em outros lugares como, por exemplo: Isaías 33:21; Jeremias 17:7, 8; Ezequiel 31:3, 4; 47:1-12; Joel 3:18; Zacarias 9:10; Salmo 80:11; 93:3, 4; 98:7, 8; 110:7; Números 24:6, 7; Deuteronômio 8:7).

[3] Mas que “os rios” também significam, no sentido oposto, as falsidades em abundância, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Mandará por mar embaixadores a uma nação derrubada, cujas terras os rios assolarão” (Isaías 18:2).

“Se Jehovah não tivesse sido por nós, as águas nos, teriam submergido e um rio teria passado sobre a nossa alma” (Salmo 124:2:4:5).

“Quando passares peias águas, estarei contigo, e pelos rios, eles não te submergirão” (Isaías 43:2).

“Os cordéis da morte me cercaram e os rios de belial me aterrorizaram” (Salmo 18:5).

“O dragão lançou de sua boca água como um rio atrás da mulher, para que ela fosse tragada por um rio” (Apocalipse 12:15).

“Eis Jehovah trará sobre vós as águas de um rio, fortes e grossas, e inundará e transbordará, e atingirá até o pescoço” (Isaías 8:7, 8).

“Vieram as torrentes e se arrojaram sobre a casa e contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha” (Mateus 7:25, 27; Lucas 6:48, 49).

(Aqui, com efeito, “as torrentes” representam as falsidades em abundância, porque pela “rocha” é significado o Senhor quanto à Divina Verdade).

Pelos “rios” também são significadas as tentações, porque as tentações são inundações de falsidades.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987