Bibeln

 

Ezequiel 4

Studie

   

1 Tu pois, ó filho do homem, toma um tijolo, e pô-lo-ás diante de ti, e grava nele uma cidade, a cidade de Jerusalém;

2 e põe contra ela um cerco, e edifica contra ela uma fortificação, e levanta contra ela uma tranqueira; e coloca contra ela arraiais, e põe-lhe aríetes em redor.

3 Toma também uma sertã de ferro, e põe-na por muro de ferro entre ti e a cidade; e olha para a cidade, e ela será cercada, e tu a cercarás; isso servirá de sinal para a casa de Israel.

4 Tu também deita-te sobre o teu lado esquerdo, e põe sobre ele a iniqüidade da casa de Israel; conforme o número dos dias em que te deitares sobre ele, levarás a sua iniqüidade.

5 Pois eu fixei os anos da sua iniqüidade, para que eles te sejam contados em dias, trezentos e noventa dias; assim levarás a iniqüidade da casa de Israel.

6 E quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá; quarenta dias te dei, cada dia por um ano.

7 Dirigirás, pois, o teu rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto; e profetizarás contra ela.

8 E eis que porei sobre ti cordas; assim tu não te voltarás dum lado para o outro, até que tenhas cumprido os dias de teu cerco:

9 E tu toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho miúdo, e espelta, e mete-os numa só vasilha, e deles faze pão. Conforme o número dos dias que te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso.

10 E a tua comida, que hás de comer, será por peso, vinte siclos cada dia; de tempo em tempo a comerás.

11 Também beberás a água por medida, a sexta parte dum him; de tempo em tempo beberás.

12 Tu a comerás como bolos de cevada, e à vista deles a assarás sobre o excremento humano.

13 E disse o Senhor: Assim comerão os filhos de Israel o seu pão imundo, entre as nações, para onde eu os lançarei.

14 Então disse eu: Ah Senhor Deus! eis que a minha alma não foi contaminada: pois desde a minha mocidade até agora jamais comi do animal que morre de si mesmo, ou que é dilacerado por feras; nem carne abominável entrou na minha boca.

15 Então me disse: , eu te dou esterco de bois em lugar de excremento de homem; e sobre ele prepararás o teu pão,

16 Disse-me mais: Filho do homem, eis que quebrarei o báculo de pão em Jerusalém; e comerão o pão por peso, e com ansiedade; e beberão a água por medida, e com espanto;

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

   

Kommentar

 

Shekel

  

'A shekel' signifies the price or estimation of good and truth, and 'half a shekel' signifies the determination of the quantity thereof.

(Referenser: Arcana Coelestia 3104)

Från Swedenborgs verk

 

Arcanos Celestes #1296

Studera detta avsnitt

  
/ 10837  
  

1296. ‘Eia, façamos tijolos’; que signifique os falsos que eles forjam para si, vê-se pela significação do ‘tijolo’. Na Palavra, a ‘pedra’ significa o vero; daí o ‘tijolo’, porque é fabricado pelo homem, significa o falso; com efeito, o tijolo é uma pedra feita artificialmente. Que o tijolo signifique isto, pode-se ver também por estas passagens em Isaías:

“Estendi as minhas mãos todo o dia para o povo refratário, que caminha o caminho não bom após os seus pensamentos, ...sacrificando em jardins e queimando perfumes sobre tijolos” (Isaías 65:2, 3);

‘queimar perfumes sobre tijolos’ em razão de ter um culto oriundo de coisas fictícias e falsas; por isso é que se diz “que caminha após os seus pensamentos”. No mesmo:

“[...] Por causa da altivez e soberba do coração de Efraim e do habitante da Samaria, que diziam: Os tijolos caíram, e com pedra talhada edificaremos [...]” (Isaías 9:9, 10).

‘Efraim’ está no lugar do inteligente, o que caiu na perversidade, o que chama de veros os falsos ou então faz os falsos, ou tijolos; a ‘pedra talhada’ está em lugar da coisa fictícia. Em Naum:

“Águas do sítio tira para ti, fortifica os teus baluartes, entra na lama e pisa o barro, conserta o forno de tijolo; ali o fogo comer-te-á, e cortar-te-á a espada [...]” (Naum 3:14, 15);

aí, ‘pisar o barro’ em razão dos falsos; ‘consertar o forno de tijolos’ em razão do culto que dali provém; o ‘fogo’ é a pena das cobiças; a ‘espada’ é a pena das falsidades. Em Ezequiel:

“Toma contigo o tijolo e o põe diante de ti, e esculpa sobre ele a cidade de Jerusalém” (Ezequiel 4:1);

aí se ordenou que o profeta sitiasse a cidade, profético no qual há envolto que o culto fora falsificado. Que o ‘tijolo’ signifique o falso, pode-se ainda ver pela significação da ‘pedra’, que é o vero, do qual em breve se falará nas coisas que seguem.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém