Vida em declives escorregadios

Av New Christian Bible Study Staff (maskinöversatt till Português)
  

A vida oferece muitas encostas escorregadias e outros desafios de "ajuste deslizante". Eles exigem julgamento. Alguns - talvez a maioria - têm aspectos espirituais. Em cada um desses continuum que enfrentamos, precisamos descobrir onde queremos "viver" ao longo dele, e depois tentar manter-nos fiéis a ele.

Para tomar um exemplo realmente mundano, que tal a mistura de jogadas de corrida e passes chamadas por uma equipe de futebol? Uma equipe poderia correr a bola em cada jogada, ou passar em cada jogada -- mas esses extremos normalmente não funcionam muito bem (a menos que você seja Tom Brady e os Patriots jogando os Steelers em um jogo doloroso para se lembrar...). Portanto, a maioria das equipas usa uma mistura, e ajusta o selector run/pass de semana a semana para tentar explorar as fraquezas dos seus adversários.

As nossas vidas estão cheias destas misturas -- encostas, curvas ou continuums de algum tipo. Temos que escolher posições ao longo delas, e temos muita liberdade ao fazer isso.

Aqui está outro exemplo, bastante incontroverso: A dívida. É fácil argumentar que a dívida é uma coisa razoável e útil. Por exemplo... Não tenho dinheiro suficiente para comprar esta pickup, mas nos próximos cinco anos, vou ganhar dinheiro suficiente para poder pagar gradualmente, e entretanto posso usá-lo, e isso vai permitir-me fazer o meu trabalho e ganhar esse dinheiro. Portanto, é razoável pedir emprestado algum dinheiro para comprar o camião.

Mas há uma encosta potencialmente escorregadia à espreita. Eu poderia pensar... bem, há algumas opções para o camião que eu realmente gostaria de ter. Se eu pedir um pouco mais emprestado, também posso arranjá-las. Ou... bem, temos trabalhado muito, e merecemos umas boas férias. Não temos dinheiro para isso, mas vai dar certo. Vou pôr no meu cartão de crédito.

E então, antes que dês por isso, a dívida está a ficar muito grande, e começa a "possuir-te". Não começou como um problema, ou uma coisa má, mas agora está a começar a ser um.

Podes imaginar tentar desenhar um diagrama disto. Há um declive, ou curva, ou continuum. No topo da encosta, há a posição "nunca pedir emprestado". Na parte inferior da encosta, há a posição "Estou a fazer coisas muito estúpidas e estou a ultrapassar a minha cabeça e as coisas estão fora de controlo".

A maioria das pessoas consegue tomar posições na encosta, e sobem e descem um pouco, mas não continuam a deslizar para baixo. Pedem algum dinheiro emprestado, compram carros ou casas, e pagam os empréstimos a tempo. Mas é escorregadio, e algumas pessoas perdem o seu controlo.

Quais são alguns outros "ajustes deslizantes" com os quais as pessoas têm de lidar? Que tal álcool? Algumas pessoas são abstémios. Algumas bebem um pouco de álcool às vezes, mas isso não tem um papel importante em suas vidas. E, para alguns, isso controla-os, e acabam por deslizar para baixo em problemas profundos.

As drogas são semelhantes. Podes começar por experimentar um pouco de marijuana recreativa, e talvez haja pouco ou nenhum mal feito. Ou pode acabar desperdiçado, desmotivado e perder 10 pontos de QI. Ou viciado em coisas mais difíceis e em grandes problemas.

Em outros casos, você consegue ajustar um controle deslizante e ele faz melhorias em sua vida. Você trabalha um pouco mais, e você perde algum peso e sua pressão sanguínea desce ao normal. É bom. Mas mesmo isso pode ser levado a extremos.

É extremamente variado. Há deslizadores que precisamos de colocar para o trabalho e para o lazer. E para os hobbies. E para a parentalidade. Para a saúde. Beleza. Força. Aprendizagem. Sexo. Competição. Fama. Poder.

Alguns deles não têm tops "razoáveis"; você não pode ter 100% de trabalho ou 100% de lazer. Alguns têm declives íngremes, enquanto outros podem ter o formato de curvas de sino ou vales. Alguns (com a definição central de um declive escorregadio) têm pequenos males cozidos desde o início, que querem crescer e consumir. Alguns começam bem, mas podem tornar-se maus se os levarmos a extremos. Alguns são muito escorregadios.

É complicado. Os deslizadores estão interligados. Se aumentares o teu deslizador de exercício, vais diminuir o teu deslizador de paternidade? Ou o seu deslizador de trabalho? Você não pode ignorar o contexto ou as prioridades.

Então... como é que vamos operar, tomando e mantendo as nossas posições em todas estas encostas?

É um conjunto complexo de desafios, e parece ser parte e parcela de ser humano. Não é por acaso que nós também temos mentes racionais que conseguem lidar com essa complexidade. Podemos pensar e decidir onde tentar "estar" em declive por declive. Podemos aprender à medida que avançamos e mudar os nossos comportamentos e as nossas posições deslizantes. É preciso alguma perspectiva, julgamento e disciplina, mas nós temos a capacidade de fazê-lo.

Pense nos aspectos evolutivos da mesma. Durante um longo período de tempo, o homo sapiens tem evoluído. As pessoas que eram particularmente más a lidar com algumas das muitas encostas da vida tenderiam a morrer mais jovens, ou seriam companheiros menos atraentes. Isso é um pensamento encorajador, de certa forma. Se você está lendo isso, significa que você é um produto de muitas, muitas gerações de desenvolvimento humano. A sua composição genética tem estado a ser afinada há muito tempo! Você está equipado para lidar com a complexidade.

Há aspectos espirituais em todo este enigma do ajuste deslizante? Certamente deve haver. Como podemos descobrir o que eles são?

Uma coisa que sabemos, da arqueologia, é que os seres humanos parecem ter desenvolvido a espiritualidade há muito tempo - talvez há 80.000 anos ou mais. Isso sugere que a espiritualidade é algo que nos ajuda; é uma "aptidão" para a tarefa de ser humano. Há um argumento a favor de que ela nos ajuda a manter o nosso pé em encostas escorregadias. Se isso for verdade, espera-se encontrar provas de apoio, e... há algumas. Aqui estão algumas peças:

  1. Religião parece estar correlacionada com a felicidade.> Veja este recente Estudo do Centro de Pesquisa Pew.
  2. programas de 12 passos parecem funcionar.
  3. Existem casos inspiradores de fé em circunstâncias terríveis, que parecem ter ajudado as pessoas.> Pense em Dietrich Bonhoeffer, Alexander Solzhenitsyn, Corrie ten Boom, Viktor Frankl, Louis Zamperini, Nelson Mandela, Helen Keller, e Abraham Lincoln... e muitos outros.

Se olharmos para a Bíblia, esperamos encontrar algumas ideias também lá. É interessante; uma busca por "escorregadios" aparece em várias passagens bíblicas. Nesta primeira, é bastante claro que o escorregadio é um problema que Deus está usando para evitar que o mal destrua o bem.

"Que aqueles que procuram a minha alma fiquem desiludidos e sejam levados à desonra. Que aqueles que tramam a minha ruína voltem atrás e fiquem confundidos. Que eles sejam como palha diante do vento, o anjo de Yahweh os conduzindo. Que o seu caminho seja escuro e escorregadio, o anjo de Yahweh perseguindo-os. Pois sem causa eles esconderam sua rede em um poço para mim. Sem causa, eles cavaram um poço para a minha alma. (Salmos 35:6)

Então, aqui, se você está tentando - realmente tentando - ser bom, Deus pode te manter no declive escorregadio:

"Certamente Deus é bom para Israel, para aqueles que são puros de coração. Mas quanto a mim, os meus pés quase desapareceram. Os meus passos quase tinham escorregado.... Pois a minha alma estava de luto. Eu estava amargurado no meu coração. Eu estava tão sem sentido e ignorante. Eu era uma besta bruta antes de ti. No entanto, estou continuamente contigo. Você segurou a minha mão direita. Vais guiar-me com os teus conselhos, e depois receber-me-ás para a glória." (Salmos 73:1-2, 21-24)

Aqui está outra passagem na mesma linha:

Pois Yahweh não rejeitará o seu povo, nem abandonará a sua herança. Pois o julgamento voltará à justiça. Todos os retos de coração o seguirão. Quem se levantará por mim contra os ímpios? Quem se levantará por mim contra os malfeitores? Se Yahweh não tivesse sido a minha ajuda, a minha alma teria logo vivido em silêncio. Quando eu disse: "O meu pé está a escorregar!" Sua bondade amorosa, Yahweh, me segurou. (Salmos 94:14-18)

O Senhor não quer que nos deixemos cair em maus hábitos ou maus lugares. A Sua mão está estendida para nós. Isso é muito importante para nós sabermos e acreditarmos.

Para nuances, porém -- para um bom julgamento sobre onde colocar os nossos sliders -- como devemos desenvolver isso? É-nos dada liberdade para tomar decisões espirituais, e deslizar por todo o lado. Para ajudar a prevenir o desastre, também recebemos mentes racionais que podem pensar, observar, aprender, colocar os freios e sobrepor-se aos nossos motores inferiores. Podemos - na verdade, precisamos desesperadamente - abrir nossas mentes para a verdade espiritual.

Há mais a isto... mais a acrescentar, mas vamos publicá-lo agora, e anexar mais pensamentos depois. O que diz a Bíblia sobre desenvolver um bom julgamento? Que luz os escritos da Swedenborg lançam sobre o assunto? A pesquisa é necessária! Se você, gentil leitor, tiver algumas boas passagens para citar, por favor, envie-as junto. Use o link "Fale conosco" no rodapé desta página da web. Obrigado!

(Referenser: Arcanos Celestes 73-80, 131-136, 205, 585, 2764, 3227, 3963, 10362; De Divino Amor e de Divina Sabedoria 263; Céu e Inferno 295, 547, 558, 580)