Bibeln

 

Matthew 27:50-54 : Slöjan slits sönder

Studie

50 Jesus, when he had cried again with a loud voice, yielded up the ghost.

51 And, behold, the veil of the temple was rent in twain from the top to the bottom; and the earth did quake, and the rocks rent;

52 And the graves were opened; and many bodies of the saints which slept arose,

53 And came out of the graves after his resurrection, and went into the holy city, and appeared unto many.

54 Now when the centurion, and they that were with him, watching Jesus, saw the earthquake, and those things that were done, they feared greatly, saying, Truly this was the Son of God.

Kommentar

 

O Véu foi Rasgado em Dois

Av New Christian Bible Study Staff (maskinöversatt till Português)

Photo by Rezha-fahlevi from Pexels

Quando Jesus morreu na cruz, houve um terremoto. As rochas foram divididas. O centurião e seus soldados que haviam executado as ordens de crucificação ficaram com medo.

No coração do templo, no "santo dos santos", no próprio coração de Jerusalém, rasgou-se o véu sagrado, de cima para baixo.

O véu, "aluguel em dois"...

Os véus no tabernáculo e mais tarde no templo eram importantes. Eles são descritos em grande detalhe no Êxodo e em 1 Reis. Em Arcanos Celestes 2576, diz que, "As verdades racionais são uma espécie de véu ou vestuário para as verdades espirituais.... O véu representa as aparências mais próximas e íntimas do bem racional e da verdade....

E agora, quando Jesus morre na cruz, o véu rasga. O que significa isto?

Eis como o Swedenborg descreve o simbolismo disto:

"...que, uma vez dissipadas todas as aparências, o Senhor entrou no Divino Eu, e ao mesmo tempo abriu um meio de acesso ao Divino Eu através do Seu Humano que se tinha tornado Divino". (Arcanos Celestes 2576)

Pense em quatro eventos espirituais da Bacia Hidrográfica:

1) A criação do universo físico. (Melhor palpite atual: 13,8 bilhões de anos atrás). Gênesis 1:1-10

2) O início da vida. (Na Terra, entre 3,5 e 4,5 bilhões de anos atrás). Gênesis 1:11-25

3) O início dos seres humanos espiritualmente conscientes. (Suposição razoável: há 100.000 anos atrás). Gênesis 1:26-31

4) A encarnação e ressurreição do Senhor Deus Jesus Cristo (2000 anos atrás).

O amor e a sabedoria de Deus têm fluido para o universo há muito tempo. Onde se pode esperar entropia, em vez disso, vemos um universo que parece favorecer a vida e a inteligência. Pense que deve ter sido um momento de realização quando Deus pôde dizer que as mentes humanas estavam agora respondendo a Ele, depois de toda aquela efusão.

Mas a capacidade de resposta livre tem a tragédia cozida, porque também podemos optar por não responder, e ir pelo caminho oposto.

À medida que nós, humanos, fomos ficando mais "sofisticados", Deus usou novos canais para nos alcançar, notadamente profetas e líderes espirituais, e mais tarde a palavra escrita. E nesses canais, desde os primeiros tempos, já existem profecias de que o Senhor um dia viria ao mundo na forma humana.

Porque é que Ele precisava de fazer isso? Ele deve ter previsto que as pessoas precisariam ter esse nível humano de conexão, para que exista o bem e a verdade suficientes para que possamos tomar as decisões que nos abrem para a salvação.

Vamos voltar à descrição do Swedenborg:

"... depois de todas as aparências terem sido dissipadas, o Senhor entrou no Divino Ser..."

Ao longo da vida do Senhor na Terra, houve a aparência de que ele era um homem, como nós. Ele tinha um corpo humano. Ele podia estar cansado e com fome. Ele podia ser tentado (embora, ao contrário de nós, ele sempre ganhou). Na sua vida espiritual, havia momentos em que ele sentia profundamente o aparecimento do seu ser humano separado da sua essência Divina. Outras vezes, essa aparência afinava, e ele sentia sua divindade com mais força. À medida que cresceu, e foi batizado, e começou seu ministério, ele deve ter crescido mais e mais plenamente consciente do que estava acontecendo dentro dele - a glorificação da parte humana dele. Com a morte de seu corpo na cruz, o corpo humano já não estava mais no caminho. Essa aparência foi dissipada. Uma nova conexão foi totalmente forjada entre o Divino e o humano.

E depois, há a segunda parte da declaração do Swedenborg:

"ao mesmo tempo, Ele abriu um meio de acesso ao Divino Eu através do Seu Humano que se tinha tornado Divino".

O véu foi rasgado. A velha religião, que tinha colocado o ritual acima do bem real, e onde Deus era invisível, separado do conhecimento humano por um véu - foi rasgada. Uma nova luz podia alcançar as pessoas, através dos novos ensinamentos do Senhor. Podíamos responder a um Deus que, em Seu Divino Homem, agora podíamos compreender e aproximar-nos e amar mais profundamente.