De Bijbel

 

Ezequiel 4:17

Studie

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

Van Swedenborgs Werken

 

Apocalipse Revelado #50

Bestudeer deze passage

  
/ 962  
  

50. E SUA VOZ COMO A VOZ DE MUITAS AGUAS significa a Divina Verdade Natural. Que “a voz”, quando vem do Senhor, significa a Divina Verdade vimos acima (n. 37); que as “águas” significam as verdades, e especialmente as verdades naturais, que são os conhecimentos provenientes da Palavra, vê-se em muitas passagens da Palavra, das quais serão mencionadas as seguintes:

“A terra se encherá da ciência de Jehovah como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9)

“Então tirarei águas com alegria das fontes de salvação” (Isaias 12:3)

“Quem anda na justiça e pronuncia coisas retas... o pão lhe será dado e sua água fiel” (Isaías 33:15, 16)

“Os pobres e os necessitados procurando águas, mas nada; sua língua seca de sede; abrirei rios sobre as colinas e porei nascentes no meio dos vaies; tornarei os desertos em lagos de éguas e a terra seca em fontes de água, para que vejam, reconheçam, considerem e compreendam” (Isaías 41:17. 18, 20)

“Derramarei águas sobre o sequioso e regatos sobre o árido, derramarei o Meu Espírito” (Isaías 44:3)

“Tua luz se levantará nas trevas, para que sejas como um Jardim regado e como um manancial, cujas águas não faltarão” (Isaías 58:10, 11)

“Dois males cometeu o Meu povo: deixaram a Mim, fonte das águas vivas, para cavarem para si covas que não retêm as águas” (Jeremias 2:13)

“Os poderosos mandaram os menores buscar águas; estes vieram às covas e não acharam águas; voltaram com os seus vasos vazios” (Jeremias 14:3)

“Abandonaram a fonte das águas vivas: Jehovah” (Jeremias 17:13)

“Com pranto virão e com pranto os conduzirei; levá-los-ei à fonte das águas por um caminho reto” (Jeremias 31 ;9) “Romperei o bastão do pão e eles beberão as águas por medida e com estupor, para que definhem por causa da iniquidade” (Ezequiel 4:16, 17 e 12:18, 19; Isaías 51:14)

“Eis dias virão em que mandarei uma fome sobre a terra; não fome de pão nem sede de água, mas para ouvir as palavras de Jehovah; eles vagarão de mar em mar e correrão daqui para acolá, para ouvirem a palavra de Jehovah e não a encontrarão; nesse dia desfalecerão as virgens e os jovens pela sede” (Amós 8:11, 12, 13)

“Nesse dia, sairão águas vivas de Jerusalém” (Zacarias 14:8) “Jehovah é o meu pastor; levar-me-á para águas tranquilas” (Salmo 23,1, 2)

“Não terão sede; águas da pedra fará correr para eles; ferirá a pedra para que corram as águas” (Isaías 48:21)

“Ó Deus, de manhã Te busco; minha alma tem sede, cansada sem as águas” (Salmo 68:1)

“Jehovah envia a Palavra, faz soprar o vento para que as águas fluam” (Salmo 147:18, 19)

“Louvai Jehovah céus dos céus e águas acima dos céus” (Salmo 148:4)

“Sentado junto à fonte de Jacó, Jesus disse à mulher: Quem beber desta água tornará a ter sede, mas quem beber da água que Eu lhe der não terá sede durante a eternidade, e a água que Eu der se tomar á uma fonte de água jorrando para a vida eterna” (João 4:7-15)

“Jesus disse: Se alguém tiver sede, venha a Mim e beba; quem crer em Mim, como diz a Escritura, de seu ventre fluirão rios de água viva” (João 7:37, 38)

“Ao sedento se dará água da fonte da vida gratuitamente” (Apocalipse 21:6)

“Mostrou-lhe o rio da égua da vida saindo do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1)

“O Espírito e a noiva dizem (vem), e quem ouve diga “vem”, e quem tem sede venha e quem quiser receba a água da vida gratuitamente” (Apocalipse 22:17).

Nessas passagens, por “águas” se entendem verdades, de onde se torna claro que “uma voz de muitas águas” significa a Divina Verdade do Senhor na Palavra, como nas seguintes passagens:

“Eis, a glória do Deus de Israel vem pelo caminho do oriente e a voz d'Ele como a voz de muitas águas, e a terra é iluminada pela glória d'Ele” (Ezequiel 43,2)

“Ouvi uma voz do céu como a voz de muitas águas” (Apocalipse 14:2)

“A voz de Jehovah sobre as águas; Jehovah sobre muitas águas” (Salmo 29:3).

Quando se sabe que, na Palavra, por “águas” são entendidas as verdades no homem natural, pode-se compreender o que é significado por abluções na Igreja Israelita e também o que é significado pelo batismo, bem como o que é significado por estas palavras do Senhor em João:

“Se um homem não for gerado da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (3:5)

“Da água” significa pelas verdades e “do Espírito” significa pela vida segundo as verdades. Que “águas” no sentido oposto significam falsidades, será visto posteriormente.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Commentaar

 

Iniquity, transgression and sin

  
The Abduction of Rebecca, by Eugène Delacroix

In the Word three terms are used to refer to bad actions: transgression, iniquity, and sin. Transgression is the least bad. It means a violation of what is true in an external context, a violation of what is right and orderly. Iniquity is next and denotes acts that violate more interior truths. Sin is the worst. It is a violation of what is holy and righteous, a violation against the Lord. Sin is the deepest kind of evil. Regarding iniquity -- to be in charity, or live a life of charity is to live a life where the acts and thoughts that have top priority are those that have within them a love for the neighbor. Sometimes our love of self, our inborn desire to put ourselves first, is stronger than our charity and we do something for ourselves at the expense of our neighbor, or even do harm to our neighbor. Such an act, if our motive is selfish, is an iniquity.

(Referenties: Arcana Coelestia 9156, 9965 [2-3])